terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Adquirir um Franchising

DICAS E PONTOS A CONSIDERAR

Adquirir um franchising numa marca com provas dadas, é benéfico para as ambas as partes. A empresa cede os direitos e possibilita dar a ganhar dinheiro aos franchisados, que vão usufruir dessa marca e obter os benefícios de trabalhar através deste modelo.

Para a marca, mais do que uma estratégia de expansão é mais um canal/modelo de negócio que pode ser utilizado para crescer a marca quer a nível nacional, quer a nível internacional onde pode crescer rapidamente.


Deves adquirir um franchising que provenha de um negócio testado e comprovado

Um negócio testado e comprovado é:

  • Um negócio que já está no mercado à algum tempo.
  • Que tem um produto/serviço testado, de qualidade, com boa aceitação junto ao consumidor.
  • Que tem politicas e procedimentos definidos.
  • Que tem estrutura operacional, para gestão no negócio.
  • Que pode garantir rentabilidade, retorno do investimento.

Sendo um modelo de negócio comprovado pode ser interessante investir através deste modelo de negócio. Se por outro lado é um negócio recente ou se têm dificuldade em garantir rentabilidade, tem cuidado!


Notoriedade junto ao consumidor


Utiliza uma marca já existente no mercado e com notoriedade junto aos consumidores, fará com que tenhas o processo de captação de clientes facilitado, este é um ponto importante já que vais ter um processo de arranque muito mais rápido.



Produto/Serviço comprovado

Faz trabalho de pesquisa relativamente à marca/negócio que queres adquirir, podes falar com outros franchisados, com clientes da marca, ler comentários de clientes em fóruns etc.. Importante! Assegurar que o que estás a comprar está em linha com as tuas expectativas tanto a nível de rentabilidade como a nível de produto/serviço.


Publicidade/Marketing


Num franchising é normal ter uma taxa para publicidade/marketing. Normalmente esta taxa é uma percentagem sobre as vendas/compras.

É importante que entendas como é que a marca vai utilizar esta taxa, se é um contributo para o esforço que a marca faz a nível nacional/global de forma a manter a notoriedade da marca, ou se vai ser utilizado para acções/publicidade do teu ponto de venda.


Custos e Margem


Existem dois pontos importantes na hora de decidires por um Franchising, são os custos e a margem.

Nos custos, é importante que antes que decidas avançar tenhas claro quais vão ser os custos que vais ter inicialmente e que custos estão previstos para o dia a dia do negócio.

Na margem, e principalmente num negócio de retalho este ponto é fundamental, já que vais estar muito dependente do preço, acções promocionais que a marca te vai impor (ainda que legalmente isto não possa acontecer, é prática comum). Assim sendo deves assegurar para ti uma margem mínima garantida.


Sistemas, CRM


Assegura-te que o sistema informático  da marca se adapta às tuas necessidades, que vais ter um programa de CRM adequado, e que a marca te vai apoiar na construção do site e na divulgação através do canais sociais (facebook etc..)



Apoio Operacional

Assegura-te que a marca coloca ao teu dispor apoio operacional. É fundamental que tu tenhas um período de formação, onde possas ter acesso a todos os detalhes de como vai funcionar o teu negócio e de quais são todos os teus benefícios e deveres como franchisado. Deves ainda ter acesso a manuais e a apoio para a fase de arranque do teu negócio



Contrato

Se realmente estás convencido, pede então à marca uma cópia do contrato de forma a que tenhas claro quais vão ser os teus benefícios e deveres de franchisado e uma simulação financeira onde possas ter uma visão de quais vão ser os teus custos e a tua rentabilidade até obteres o retorno do investimento.

São pontos básicos, se tiveres alguma dúvida adicional não hesites em escrever-me

Obrigado, e bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário