Abordar para Vender!! e Vencer!!
Abordar o Cliente
Como te sentes mais optimista?
Apesar das dicas que tenho dado e que vou continuar a dar é importante que tu como pessoa/profissional te sintas bem...só assim vais conseguir contagiar a tua equipa e os teus clientes.
Estar optimista é um estado de espirito que vai fazer toda a diferença!
Uma dica para que te sintas, forte...energético...optimista!
Levanta-te cedo e vai correr durante pelo menos meia hora, comigo resulta às mil maravilhas!! Hoje para além da corrida que como sempre soube divinalmente tive o prazer de disfrutar desta maravilhosa paisagem na praia da fonte da telha.
Agora relativamente à diversão!! Vamos Vender???
Claro que sim...mas ajuda a vender se abordarmos o cliente, mais ainda, se abordarmos o cliente com uma atitude vencedora..
Uma atitude vencedora, não é assediar o cliente até que ele se sente incomodado e sai, não é perguntar "posso ajudar", em que a resposta vai ser "NÃO!!".."estou só a ver".
Uma atitude vencedora, é abordar o cliente com arte, é saber que o cliente vai sair da loja, com compras, feliz e com vontade de regressar...e que isso é o que tu vais fazer, tal como o Michael Jordan visualiza que vai encestar antes de lançar a bola, também tu vais visualizar a venda no momento em que o cliente entra na tua loja!
Mas apesar de teres a atitude certa ajuda ter umas dicas relativamente a técnicas que te possam ajudar:
O objectivo de uma abordagem é obviamente em primeiro lugar deixar o cliente descontraído e à vontade.
Podes começar por estabelecer um contacto visual quando o cliente entra na loja, sorrir e dar os bons dias...desta forma já estás a dizer ao cliente que estás na loja e que estás ao seu dispor para o que necessitar...fácil não?
Como segundo passo e após uns breves momentos, fazes a abordagem, vais começar por fazer uma conversa informal, uma conversa informal permite que te aproximes do cliente, permite que entres no seu espaço.
O que é uma conversa informal? e como colocar em prática?
Uma conversa informal é tal como o nome diz uma toma de contacto com o cliente de forma descontraída, pode ser fazendo um comentário, uma pergunta aberta...e deve estar conectada directamente e em seguida a uma pergunta relativamente à loja.
Por exemplo, comenta sobre algo que te chame a atenção no cliente, roupa, algo que se passou no centro comercial, na rua, o trânsito, o tempo etc...qualquer comentário desde que seja feito de forma natural.
Depois dessa conversa informal, conecta com a pergunta relativamente à loja:
O que procura hoje?
De tudo o que viu, existe algum artigo que lhe tenha chamado à atenção?
Existem alturas em que o cliente ainda assim vai estar defensivo, provavelmente porque necessita mais tempo. Nessa circunstância deves utilizar a sua resposta como ponte para uma interacção...por exemplo...
Se o cliente disser, obrigado estou só a ver, podes utilizar esta deixa para dizer:
Muito bem, o que gostaria de ver em particular? Posso mostrar-lhe a nova colecção que acabou de chegar....se ele disser ok, a ligação está feita e esta fase da venda está feita.
outra alternativa..
Muito bem, vou-lhe explicar como está organizada a loja para que se possa orientar mais facílmente..o que procura concretamente? se ele responder, a ligação está feita e esta fase da venda está feita e passaríamos ao passo seguinte Conhecer o Cliente.
Se o cliente ainda assim resistir, afasta-te, dá-lhe espaço, mantêm-te ocupado para que o cliente não sinta que está a ser observado, mas mantêm-te por perto para dar a entender que quando ele necessitar tu estás pronto para atendê-lo. Por favor não lhe digas que estás à sua disposição...isso é obvio, e não deve ser dito!
Num dia de muito movimento é provável que não consigas dar esta mesma atenção a todos os clientes, nesse caso deves ser dinâmico e deves pedir licença ao cliente para que possas atender outros sem nunca te esqueceres de nenhum cliente no processo, caso vejas que por algum motivo não consegues atender algum cliente, deves passar esse mesmo cliente a um colega.
Amanhã vamos abordar outra fase da venda que é Conhecer o Cliente,
Boa Sorte!
Sem comentários:
Enviar um comentário