segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


3 DICAS PARA CRESCER O TEU NEGÓCIO

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Dica # 1 – Aumentar o número de clientes

Para aumentar o número de clientes, tens que conquistar novos clientes, as questões principais para conseguires um aumento no número de clientes são:


·          Quem tem necessidade real para o produto/serviço que eu estou a vender?   O meu produto atende a essa necessidade, economiza dinheiro ou fornece valor adicional?
 

·         Que diferenciação tenho comparativamente à concorrência? Ou seja, porque é que o cliente me vai comprar a mim?


·         Como posso chegar a estes novos clientes?
 

·         Que experiência vou proporcionar de forma a fidelizar o novo cliente?
 

Responder a essas perguntas significa que tens que conhecer o teu negócio, o teu target, de forma a que a comunicação que vais fazer seja realmente efectiva.
 

Ao comunicares a tua marca, tens que efectivamente comunicar as vantagens do cliente visitar a tua loja/negócio, pela minha experiência ou realmente o preço que tens é muito competitivo ou é preferível comunicar valor adicional.
 

Não faças comparativos com a concorrência, deves sim conhecer e controlar de forma a assegurar que estás sempre à frente!
 

Existem varias formas de atrair novos clientes… deixo-te várias ideias.
 

·          Um evento na loja, esse evento pode ir desde uma festa com DJ, ou alguém a recitar poesia, algum evento para crianças etc.. depende do teu negócio e de quem é o teu target. Comunica esse evento, através do teu site, do facebook, twitter etc..
 

·          Utiliza os teus clientes atuais para trazer novos clientes, e premeia-os por isso, com algum vale de desconto, algum artigo promocional etc..
 

·          Leva a tua loja/negócio para fora de portas, procura um sitio com bastante movimento, seja um mercado, um shopping, uma estação de comboios e faz uma campanha promocional com um pop-up corner do produto ou serviço que vendes.
 

Nota Importante: Qualquer destas acções deve ser feita com controle absoluto de forma a assegurar que tudo corre na perfeição. Lembra-te estás a recrutar clientes e não existe uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão.


Dica # 2 – Aumentar a frequência de compra

O caminho mais rápido para aumentar a frequência de compras, é por um lado aumentar a frequência da visita dos teus clientes e por outro construir um programa de CRM (Costumer Relacionship Management) de forma a aumentar a fidelidade do cliente.
Aqui estão algumas áreas para considerares melhorar:
Para aumentar as visitas, deves criar incentivos para essas mesmas visitas, se por exemplo tens uma loja de moda, tens que assegurar que tens entradas regulares de produtos novos, cada dia, ou dia sim/dia não, se tens uma pastelaria/padaria tens que por exemplo ter fornadas de pão 3 vezes ao dia etc..

Não é suficiente ter estes incentivos, tens que ter uma forma de os comunicares efectivamente, exemplos:

Podes fazê-lo através da base de dados, no caso da loja de moda podes enviar por email um book com as propostas de look para os modelos novos,
No caso da pastelaria/padaria podes comunicar efectivamente através de cartazes no ponto de venda ou através de emails para a base de dados de clientes.

Outra alternativa é utilizares a tua força de vendas para contactar 5 clientes por dia por telefone, seja para actualizar a base de dados, para obter feedback relativamente às ultimas compras e podem aproveitar o momento para comunicar entrada de artigo novo ou para relembrar alguns serviços.
 


Dica # 3 – Aumentar o número de unidades vendidas
Este ponto tem que se lhe diga, podes aumentar o número de unidades vendidas:

·          Melhorando os dois pontos anteriores, ou seja, aumentando o número de clientes ou aumentado a frequência de visita dos clientes que já tens. 
·          Convertendo mais, ou seja, assegurando que mais clientes que visitam a tua loja comprem. 
·          Adicionando mais, ou seja, aumentando as unidades por transacção.
O primeiro ponto já entramos ao detalhe nas dicas #1 e #2, mas relativamente aos últimos dois pontos aqui seguem algumas sugestões:

Para melhorar a conversão e como já abordamos em alguns post’s anteriores é fundamental trabalhar a equipa, forma-la, motiva-la nesse sentido. É fundamental que a formação de atendimento e de produto esteja interiorizada por todos os membros da equipa.

Para adicionar mais! Por um lado entra uma vez mais a formação de atendimento, já que adicionar faz parte do processo de venda mas por outro podes facilitar este processo, voltando aos exemplos anteriores:

Se tiveres uma loja de moda, podes por exemplo ter looks já criados, podem ser os mesmos que já utilizas-te para enviar por email aos clientes, ou outros, de forma a que os assistentes de vendas já tenham de memória o que deve ser proposto com o quê, outra forma é criar descontos por pack, ou seja, na compra de dois produtos ter um desconto de 10%.

No caso da Pastelaria/Padaria, é ainda mais fácil, acostumar os assistentes de vendas a propor adicionais ao cliente, podes ainda criar menus que simplifiquem a escolha do cliente e ainda ao mesmo tempo ofereça um certo beneficio em preço por adquirir o menu.
 

Estes são pontos realmente básicos, e estou seguro que já fazes ou fizeste uma grande parte deles.. mas neste negócio, “Back to Basics” é fundamental de tempos a tempos, lembra-te deves ser uma start up eternamente.



Obrigado, e Bom Trabalho!

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