3 DICAS PARA CRESCER O TEU NEGÓCIO
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Dica #
1 – Aumentar o número de clientes

·
Quem tem necessidade real para o produto/serviço que
eu estou a vender? O meu produto atende
a essa necessidade, economiza dinheiro ou fornece valor adicional?
·
Que diferenciação tenho comparativamente à
concorrência? Ou seja, porque é que o cliente me vai comprar a mim?
·
Como posso chegar a estes novos clientes?
·
Que experiência vou
proporcionar de forma a fidelizar o novo cliente?
Responder a
essas perguntas significa que tens que conhecer o teu negócio, o teu target, de
forma a que a comunicação que vais fazer seja realmente efectiva.
Ao
comunicares a tua marca, tens que efectivamente comunicar as vantagens do
cliente visitar a tua loja/negócio, pela minha experiência ou realmente o preço
que tens é muito competitivo ou é preferível comunicar valor adicional.
Não faças
comparativos com a concorrência, deves sim conhecer e controlar de forma a
assegurar que estás sempre à frente!
Existem
varias formas de atrair novos clientes… deixo-te várias ideias.
·
Um evento na loja, esse evento pode ir
desde uma festa com DJ, ou alguém a recitar poesia, algum evento para crianças
etc.. depende do teu negócio e de quem é o teu target. Comunica esse evento,
através do teu site, do facebook, twitter etc..
·
Utiliza os teus clientes atuais para
trazer novos clientes, e premeia-os por isso, com algum vale de desconto, algum
artigo promocional etc..
·
Leva a tua loja/negócio para fora de
portas, procura um sitio com bastante movimento, seja um mercado, um shopping,
uma estação de comboios e faz uma campanha promocional com um pop-up corner do
produto ou serviço que vendes.
Nota Importante: Qualquer destas
acções deve ser feita com controle absoluto de forma a assegurar que tudo corre
na perfeição. Lembra-te estás a recrutar clientes e não existe uma segunda
oportunidade de causar uma primeira boa impressão.
Dica # 2 – Aumentar a frequência de compra
O caminho mais rápido para aumentar a frequência de compras, é por um lado
aumentar a frequência da visita dos teus clientes e por outro construir um
programa de CRM (Costumer Relacionship Management) de forma a aumentar a fidelidade
do cliente.
Aqui estão algumas áreas para considerares melhorar:
Para aumentar as visitas, deves criar incentivos para essas mesmas visitas,
se por exemplo tens uma loja de moda, tens que assegurar que tens entradas
regulares de produtos novos, cada dia, ou dia sim/dia não, se tens uma
pastelaria/padaria tens que por exemplo ter fornadas de pão 3 vezes ao dia
etc..
Não é suficiente ter estes incentivos, tens que ter uma forma de os comunicares
efectivamente, exemplos:
Podes fazê-lo através da base de dados, no caso da loja de moda podes
enviar por email um book com as propostas de look para os modelos novos,
No caso da pastelaria/padaria podes comunicar efectivamente através de cartazes
no ponto de venda ou através de emails para a base de dados de clientes.
Outra alternativa é utilizares a tua força de vendas para contactar 5
clientes por dia por telefone, seja para actualizar a base de dados, para obter
feedback relativamente às ultimas compras e podem aproveitar o momento para comunicar
entrada de artigo novo ou para relembrar alguns serviços.
Dica # 3 – Aumentar o número de unidades vendidas
Este ponto tem que se lhe diga, podes aumentar o
número de unidades vendidas:
·
Melhorando os
dois pontos anteriores, ou seja, aumentando o número de clientes ou aumentado a
frequência de visita dos clientes que já tens.
·
Convertendo
mais, ou seja, assegurando que mais clientes que visitam a tua loja comprem.
·
Adicionando
mais, ou seja, aumentando as unidades por transacção.
O
primeiro ponto já entramos ao detalhe nas dicas #1 e #2, mas relativamente aos
últimos dois pontos aqui seguem algumas sugestões:
Para melhorar a conversão e como já abordamos em alguns
post’s anteriores é fundamental trabalhar a equipa, forma-la, motiva-la nesse
sentido. É fundamental que a formação de atendimento e de produto esteja interiorizada
por todos os membros da equipa.
Para adicionar mais! Por um lado entra uma vez
mais a formação de atendimento, já que adicionar faz parte do processo de venda
mas por outro podes facilitar este processo, voltando aos exemplos anteriores:
Se tiveres uma loja de moda, podes por exemplo
ter looks já criados, podem ser os mesmos que já utilizas-te para enviar por
email aos clientes, ou outros, de forma a que os assistentes de vendas já
tenham de memória o que deve ser proposto com o quê, outra forma é criar
descontos por pack, ou seja, na compra de dois produtos ter um desconto de 10%.
No caso da Pastelaria/Padaria, é ainda mais fácil,
acostumar os assistentes de vendas a propor adicionais ao cliente, podes ainda
criar menus que simplifiquem a escolha do cliente e ainda ao mesmo tempo
ofereça um certo beneficio em preço por adquirir o menu.
Estes são pontos realmente básicos, e estou
seguro que já fazes ou fizeste uma grande parte deles.. mas neste negócio, “Back
to Basics” é fundamental de tempos a tempos, lembra-te deves ser uma start up
eternamente.
Obrigado, e Bom Trabalho!
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