quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vamos crescer o teu negócio

Segundo muitos dicionários retalho é por definição “um regime de vendas que consiste na venda directa de produtos ao consumidor final, geralmente em quantidades relativamente pequenas”.

A realidade que enfrentamos hoje no retalho tradicional é que demasiados retalhistas seguem à letra esta definição, e não aportam valor, não se diferenciam e de forma alguma proporcionam uma experiência. Simplesmente e tal como diz a definição estão para vender…venda essa que normalmente é feita ineficientemente por assistentes de venda mal formados e pouco motivados!

As suposições relativamente ao consumidor, a boas localizações e à forma como se vendia produto estão ultrapassadas. Ferramentas de marketing usadas há anos deixaram de funcionar.

Detalhes aos quais não prestavas atenção necessitam agora do teu foco total.

Esse é o objectivo fundamental deste blog servir de manual ao teu foco. Trazer uma nova perspectiva, uma energia positiva sobre o retalho, o que deves fazer para ser competitivo, diferenciador, para dar ao teu cliente uma experiência memorável que ele queira repetir. Na realidade o que este blog trás não é uma receita miraculosa mas sim uma série de pequenas acções que publicadas regularmente vão fazer toda a diferença, no teu trabalho de construir um negócio de sucesso.

Uma grande parte do retalho de hoje tem um enfoque muito centrado em reduzir custos e fazer promoções, mas não realiza as mudanças básicas necessárias para assegurar um crescimento de fluxo de clientes e uma crescente taxa de conversão. São essas mudanças básicas que podes e deves controlar!

Mas então quais são essas mudanças básicas?

Neste blog vamos abordar temas como plano de negócio, análises financeiras, produto, posicionamento, visual merchandising, montras, atenção ao cliente, redes sociais etc… mas o elemento fundamental por onde precisas de começar a mudar. És tu!

Chega de queixar-te! Chega de pessimismo! Chega de dizer que o problema é da economia, ou do governo! Chega de negativismo! Chega de passar a imagem do coitadinho! Se só vês resultados negativos… é resultados negativos que vais ter!

Vais ter neste blog uma grande ajuda que vai poder, de facto, marcar a diferença. Mas dependerá de ti implementar essa mudança.

Preparado?

1 comentário:

  1. Estou preparado!

    É de optimismo que precisamos!
    Estou totalmente de acordo de que o tempo em que no retalho se vendia produtos já lá vai há muito tempo... Os clientes compram uma experiência, compras as emoções que o oproduto desperta, compram os valores, o posicionamento de uma marca,...

    Parabéns pela iniciativa.
    NM

    ResponderEliminar