Ser Empreendedor
Atualmente, a situação económico-social que o País atravessa aponta claramente o empreendedorismo como a alternativa credível à procura de emprego por conta de outrem.
É certo que não há respostas, nem soluções perfeitas para alcançar o sucesso. No entanto, há alguns factores que, combinados com trabalho, empenho e paixão, podem contribuir decisivamente para que qualquer pessoa se possa transforar num empreendedor de sucesso.
Mas quais os factores a tomar em consideração na hora de pensar em empreender?
1. Ter uma ideia clara relativamente ao novo projecto:
- Que produto?
- Qual o posicionamento, ou seja a quem quero dirigir o meu produto e a que preço?
- Que diferenciação vou ter comparativamente à concorrência?
- Que canal de distribuição vou utilizar?
- Que estrutura vou ter? Vou ter sócios?
- Como me vou financiar. Para o “startup” e para a fase inicial do negócio?
- Como vou comunicar/lançar o meu negócio?
2. Criatividade, Inovação, Qualidade, Implentação e Sucesso
Estes são cinco factores que quando tiveres o teu projecto em andamento deves ter na sua mente 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano (366 caso seja ano bisexto).
- Criatividade, sem ela não existe ideia, negócio nem diferenciação, mas se é importante ter criatividade quando se cria um negócio, é igualmente importante manter essa mesma criatividade no dia a dia, porque ela vem de mão dada com a Inovação.
- Inovação, ter uma ideia, desenvolver um modelo de negócio e manter essa direcção durante toda a vida “já foi chão que deu uvas”, hoje a coisa funciona de forma diferente, o mundo desenvolve-se a uma velocidade frenética e as empresas têm que conseguir manter-se em linha com a expectativa do consumidor, do cliente. Assim sendo, faz um favor a tí mesmo, INOVA, de preferencia diáriamente.
- Qualidade, eu sou um defensor de que ou se desenvolve um negócio com qualidade ou mais vale deixar-se estar “quieto”. Qualidade no ambiente, qualidade na tua liderança, qualidade na equipa que recrutas, qualidade na formação, qualidade no produto que vendes, qualidade na comunicação que fazes, qualidade na forma como falas, tratas e serves os teus clientes.
- Implementação, como o velho ditado diz “de boas intenções está o inferno cheio”, ou tens capacidade de implementação ou as tuas ideias não vão passar mesmo de boas intenções.
- Sucesso, tem tanto de trabalho como de foco, nunca tires a certeza do teu sucesso da mente, ter essa visão como certeza é meio caminho andado para o teu sucesso.
3. Plano de Negócios
Se realmente vais avançar com o projecto não deixes de fazer um plano de negócios, esse plano deve ser não só uma ferramenta de inicio, para tua gestão e para apresentar o projecto a eventuais investidores, mas também o deves utilizar como ferramenta de apoio para a tua gestão do dia a dia.
O plano de negócios deve não só explicar detalhadamente cada uma dos pontos que eu indiquei no ponto 1, mas também tem que conter uma demonstração clara de custos, margens e vendas estimadas para os primeiros anos do negócio.
São concelhos básicos..se necessitares de mais ajuda não hesites em escrever-me!
Obrigado e Boa Sorte!
Sem comentários:
Enviar um comentário