Apresentar o Produto
Ontem
abordamos o ponto de Conhecer o cliente, ponto esse que é fundamental que tenhas lido para entender o
ponto de hoje.
Para
poder apresentar um produto é importante conhecer o cliente, conhecer o que o
cliente necessita para poderes apresentar o produto com convicção e sem qualquer
dúvida.
Ao
apresentares o produto utiliza um discurso personalizado, baseado no que o
cliente quer ouvir e valoriza o produto de forma a estimular a compra.
O
cliente tem que ter consciência das vantagens e benefícios que a compra de determinado
produto lhe vai dar. Para isso é fundamental que tu tenhas total
conhecimento do produto que estás a apresentar.
Estimula
a compra
Vamos utilizar como exemplo uma loja de Moda.
Faz com que o cliente se
sinta dono do produto, faz com que o cliente experimente o produto, lhe toque,
mexa, vista, etc..
A forma com que tu
mexes no produto é um estimulo para que o cliente o valorize e o queira comprar.
Deixa o cliente entrar em contacto com o produto, só assim vais a
estar a envolver o cliente e a estimular a comprar.
Dicas:
Não utilizes o teu gosto
pessoal como influência para o produto a apresentar.
Não compares mercadorias
idênticas, pois inevitavelmente vais estar sempre a desvalorizar uma delas.
Apresenta o produto de uma
forma integra e sincera, é importante que conquistes a confiança do cliente.
Tens de ser cordial ao apresentar o
produto e ao explicar o potencial do mesmo (vantagens e benefícios).
Não deixes de apresentar
varias alternativas.
Não insistas com algo que à
partida não agrada ao cliente.
Não deixes
de acompanhar o cliente ao provador e mostra-te sempre atento e disponível para
ajudar, sem criar demasiada pressão. Dá o tempo e espaço ao cliente para que
ele possa experimentar o produto e solicitar ajuda se assim o necessitar.
Adicionar
produto

Não deves perguntar, “não
quer ver mais nada?”, pois vais estar a condicionar a resposta, que será “Não!”
É fundamental que mudes essa
atitude.
É a venda adicional que demonstra quem é verdadeiramente um
vendedor, para não falar que aumenta as tuas unidades por transacção (UPT) que
por sua vez aumentam o valor da cesta média (AVG Basket), o aumento destes KPI’s (Key
perfomance indicatours) são fundamentais para o sucesso do teu negócio.

Se o cliente só te comprou um
produto, é porque não vendeste,
houve sim um processo de atendimento, em que tu apenas
serviste aquilo que o cliente te pediu.
Um verdadeiro vendedor
retira o máximo potencial de uma transacção comercial de forma a que ambas as
partes retirem o máxima dessa experiência, o cliente como experiência de compra
e o vendedor como aumento de KPI’s e respectivo lucro (comissão).
Retribuição vai ser um ponto que quero abordar num outro post, como motivar e incentivar uma equipa de vendas através de um esquema motivacional e retributivo.
Como venda adicional deves
ter o seguintes objectivos, prestar um serviço
excepcional, completar a oferta do
produto principal e vender outros produtos ou seja aumentar o teu UPT (Unidades por transacção)
Este é um dos pontos mais
importantes da venda, adicionar!
Dicas:
Os adicionais devem ser
sempre apresentados juntamente com o produto principal, ou seja, na hora da
apresentação. Essa é a hora que o cliente
está entusiasmado com a compra, envolvido com o produto, já lhe tocou, já lhe
mexeu, já o experimentou, tu já lhe deste a sensação de pertença desse produto.
Tens que saber o que
sugerir! Exemplo: No caso de teres uma loja de moda, estuda look´s para que te seja mais fácil propor. No caso que uma cliente venha comprar uma blusa podes complementar com um colar, com uma saia...no caso de uma loja de telemóveis se o cliente leva un telemóvel podes adicionar a bolsa etc..
Oferece produtos que
complementem aquele que o cliente veio comprar.
Oferece adicionais que
tenham a ver com o que cliente deseja/gosta.
Não te preocupes com a
quantidade de adicionais sugeridos, frequentemente pensas com o teu bolso, isso não deve acontecer, assim como não deves presumir
nada pelo aspecto do cliente, é frequente que por de trás de uma grande
simplicidade exista uma grande fortuna e por vezes o oposto também acontece.
Deixa que seja o cliente a limitar, num dado momento vai ser ele a dizer que
já chega.
Quando isso acontecer, respeita e não insistas.
Fechar a Venda

Chega um momento que é importante saltar para o fecho da venda,
e não dar espaço ao cliente indeciso para que se arrependa.
Cria algumas frase chave de
forma a saltar para esse fecho.
Aqui seguem algumas dicas:
- Fica-lhe muito bem, esse vestido cai-lhe que nem uma luva, não tem nem que pensar!
- Levo este produto para a caixa.
- Mando embrulhar?
Se estás seguro de que
fizeste um bom trabalho nas etapas anteriores não deves de forma alguma temer não
efectuar o fecho da venda. Por isso avança de forma subtil
e agradável , mas mostrando ao cliente que tens a convicção e confiança de que
ele vai fazer a compra.
Durante estes últimos
dias podemos abordar de uma forma muito resumida o processo de atendimento, por
motivos óbvios apenas me centrei nos pontos que considero mais importantes,
saltando algumas áreas que ainda que muito importantes são secundárias se
comparadas com as que aqui forma abordadas. Ainda assim se implementares este
sistema (ainda que da forma mais básica) vais estar muitos passos à frente da
maior parte da concorrência. Se necessitares mais detalhes ou ajuda por favor
escreve-me.
Boa Sorte!
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