Começa a crescer as tua vendas, já!
Conhece
a loja e conhece o produto que vendes

Normalmente este período de formação leva entre uma
semana a quinze dias, mas é frequente ver em muitos “retailers”, incluso
monomarcas de referência a atirar o assistente de vendas aos clientes no
primeiro dia sem qualquer tipo de formação de, procedimentos, atenção ao cliente e produto.
Devido a isso é normal encontrar alguns assistentes de
vendas que literalmente têm medo do cliente….não porque o cliente lhe vá fazer
algum mal mas porque não se sentem preparados,
confiantes para desempenhar a nobre tarefa de vender/servir o cliente.
Quer tenhas uma loja, quer tenhas 500 a tua missão como líder
é assegurar que tal não acontece e que cada assistente de vendas só assume tal
função quando está preparado, para isso tens que:
Passo 1
Dar-lhe formação de procedimentos, entendo que na tua
loja/negócio tens procedimentos definidos, procedimentos de como se deve
receber produto, de como se deve colocar produto, de como e quando se deve
repor produto, de como se deve marcar o produto, de como funciona a caixa,
montra etc.. tens que preparar um manual com todos esses procedimentos e dar
uma cópia a cada pessoa que começa a trabalhar, para que leia, e assine como
tomou conhecimento. Não só te assegura que a pessoa teve a formação devida mas
também serve para que a/o assistente não possa dizer que "não fez" ou que "fez mal"
porque "não sabia", ou porque "não conhecia" o procedimento…
Passo 2
Dar-lhe formação de atenção ao cliente, cada
marca/loja/negócio tem a sua visão de como quer receber o cliente, a minha
visão é claramente oposta ao que se pratica hoje em
90% do retalho em Portugal, onde o cliente é friamente recebido com um “posso
ajudar?”, esta é uma pergunta fechada que vai claramente receber um resposta
fechada de “não obrigado estou só a ver”…mas este não é o ponto de foco de hoje. É fundamental que como formação inicial o teu assistente tenha não só o acesso a
um manual formação de atenção ao cliente, como formação prática, que não podendo ser em
sala deve ser no ponto de venda, com o gerente, e até estar totalmente preparado
deve estar identificado na loja com um badge como estando “Em formação”.
Passo 3
Dar-lhe formação de produto, independentemente do produto
que a tua marca venda o assistente de vendas tem de o conhecer melhor que
ninguém, de forma a poder apresenta-lo ao cliente e explicar-lhe todas as
vantagens e benefícios em adquirir esse bem.
Mas conhecer a loja e conhecer o produto não depende só
dos passos que acabei de referir, depende de um trabalho regular do assistente
de vendas.
Afixa os seguintes pontos no quadro de comunicação:
Para o teu sucesso e progressão é fundamental que tu
assistente de vendas leias e pratiques diariamente os seguintes pontos. Tal
como um maratonista só vais poder aceder à medalha de ouro de treinares
afincadamente todos os dias.
1. Actualiza-te em tudo o que diz respeito à tua
actividade, vais evitar situações constrangedoras por falta de informação e vai
dar-te bagagem para poderes falar e argumentar com os teus clientes.
2. Chega à loja no mínimo 15/20 minutos antes do teu
horário
3. É fundamental que conheças bem a loja, o produto, a sua
organização, ou seja o teu espaço de trabalho, esse conhecimento vai permitir
que te sintas bem na hora de realizar uma venda. Todos os dias antes de
começares verifica bem a loja, produto novo que tenha chegado, merchandising
que tenha alterado a localização do produto na loja etc..
4. Observa a montra e verifica que produtos estão
expostos e o preço dos mesmos.
5. Vai ao quadro de comunicação para ler as vendas do dia
anterior e acumulado, novas circulares, informações etc..
6. Tens que saber qual é o objectivo da loja/negócio para
o dia, tens que saber qual vai ser a tua contribuição para esse objectivo
7. O que existe em stock, se o sistema não o permitir vai
ao armazém da loja e vê regularmente o que existe.
8. Controla as tuas reservas ou transferência e em caso de
necessidade mantém o cliente informado.
9. Conhece as promoções em vigor e informa os teus clientes.
10. Adiciona produto, sempre!
Mantem-te informado….
Boa Sorte!
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