quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Começa a crescer as tua vendas, já!

Conhece a loja e conhece o produto que vendes

 É fundamental que cada assistente de vendas que contrates tenha um período de formação antes de começar a vender/servir o cliente!
Normalmente este período de formação leva entre uma semana a quinze dias, mas é frequente ver em muitos “retailers”, incluso monomarcas de referência a atirar o assistente de vendas aos clientes no primeiro dia sem qualquer tipo de formação de, procedimentos, atenção ao cliente e produto.
Devido a isso é normal encontrar alguns assistentes de vendas que literalmente têm medo do cliente….não porque o cliente lhe vá fazer algum mal mas porque não se sentem preparados, confiantes para desempenhar a nobre tarefa de vender/servir o cliente.
Quer tenhas uma loja, quer tenhas 500 a tua missão como líder é assegurar que tal não acontece e que cada assistente de vendas só assume tal função quando está preparado, para isso tens que:

Passo 1
Dar-lhe formação de procedimentos, entendo que na tua loja/negócio tens procedimentos definidos, procedimentos de como se deve receber produto, de como se deve colocar produto, de como e quando se deve repor produto, de como se deve marcar o produto, de como funciona a caixa, montra etc.. tens que preparar um manual com todos esses procedimentos e dar uma cópia a cada pessoa que começa a trabalhar, para que leia, e assine como tomou conhecimento. Não só te assegura que a pessoa teve a formação devida mas também serve para que a/o assistente não possa dizer que "não fez" ou que "fez mal" porque "não sabia", ou porque "não conhecia" o procedimento…

Passo 2
Dar-lhe formação de atenção ao cliente, cada marca/loja/negócio tem a sua visão de como quer receber o cliente, a minha visão é claramente oposta ao que se pratica hoje em 90% do retalho em Portugal, onde o cliente é friamente recebido com um “posso ajudar?”, esta é uma pergunta fechada que vai claramente receber um resposta fechada de “não obrigado estou só a ver”…mas este não é o ponto de foco de hoje. É fundamental que como formação inicial o teu assistente tenha não só o acesso a um manual formação de atenção ao cliente, como formação prática, que não podendo ser em sala deve ser no ponto de venda, com o gerente, e até estar totalmente preparado deve estar identificado na loja com um badge como estando “Em formação”.


Passo 3

Dar-lhe formação de produto, independentemente do produto que a tua marca venda o assistente de vendas tem de o conhecer melhor que ninguém, de forma a poder apresenta-lo ao cliente e explicar-lhe todas as vantagens e benefícios em adquirir esse bem.
Mas conhecer a loja e conhecer o produto não depende só dos passos que acabei de referir, depende de um trabalho regular do assistente de vendas.

Afixa os seguintes pontos no quadro de comunicação:
Para o teu sucesso e progressão é fundamental que tu assistente de vendas leias e pratiques diariamente os seguintes pontos. Tal como um maratonista só vais poder aceder à medalha de ouro de treinares afincadamente todos os dias.
1. Actualiza-te em tudo o que diz respeito à tua actividade, vais evitar situações constrangedoras por falta de informação e vai dar-te bagagem para poderes falar e argumentar com os teus clientes.
2. Chega à loja no mínimo 15/20 minutos antes do teu horário
3. É fundamental que conheças bem a loja, o produto, a sua organização, ou seja o teu espaço de trabalho, esse conhecimento vai permitir que te sintas bem na hora de realizar uma venda. Todos os dias antes de começares verifica bem a loja, produto novo que tenha chegado, merchandising que tenha alterado a localização do produto na loja etc..
4. Observa a montra e verifica que produtos estão expostos e o preço dos mesmos.
5. Vai ao quadro de comunicação para ler as vendas do dia anterior e acumulado, novas circulares, informações etc..
6. Tens que saber qual é o objectivo da loja/negócio para o dia, tens que saber qual vai ser a tua contribuição para esse objectivo
7. O que existe em stock, se o sistema não o permitir vai ao armazém da loja e vê regularmente o que existe.
8. Controla as tuas reservas ou transferência e em caso de necessidade mantém o cliente informado.
9. Conhece as promoções em vigor e informa os teus clientes.
10. Adiciona produto, sempre!
 

Mantem-te informado….

Boa Sorte!

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