terça-feira, 17 de janeiro de 2012


Reuniões “Workshop”
 Se ainda não o fazes é uma das acções que podes facilmente tomar, fazer reuniões do estilo “workshop”, regulares e extremamente produtivas, dedicadas a melhorar todos os aspectos do negócio, vai dar um empurrão à motivação da tua equipa e por consequência dar um empurrão às tuas vendas!

Reuniões “workshop” são excelentes para concentrar a tua mente e as dos outros nas soluções e melhoramentos no seio da tua organização. Isto significa que em vez de falares e a tua equipa ouvir (muito comum em reuniões), todos trabalham juntos no desafio e na solução, de forma a desenvolver ideias e conhecimentos necessários para impelir a tua empresa para a frente.
Um benefício que vais sacar das reuniões “workshop”, é que ajuda a tua empresa a conviver como uma equipa, a ser unida,  a ter uma visão mais forte dos valores e da missão ou seja a tua empresa vai ser mais forte.
Agenda as reuniões no calendário e afixa no quadro de comunicação da empresa, de forma que todos os envolvidos saibam com antecedência quando e onde estas reuniões vão ter lugar. Se puderes marca para todo o ano, se for demasiado, tenta marcar para um trimestre.
Regularidade das reuniões. Pela minha experiência o ideal seria fazer reuniões semanais mas o importante é que seja estabelecido um objectivo que possa ser cumprido, sem adiamentos, ou cancelamentos ainda assim no minimo dos minimos deveria ser mensal.
Envia a agenda da reunião com um mínimo de 48h de antecedência, a agenda deve ter os pontos a abordar e o tempo dedicado a cada um desses pontos. Durante a reunião é importante que mantenhas a dinâmica da mesma, não só de forma a levar o barco a bom porto ou seja a conseguir que tenha a produtividade que pretendes mas também de forma a gerir o tempo. É importante que sejas disciplinado com o tempo desde a primeira reunião, a tua equipa tem que entender que o objectivo das reuniões é serem “eficazes”, uma vez mais gerir a reunião e obter essa eficácia depende de ti!

Como primeira reunião podes pedir a cada um dos elementos que vai estar presente para preparar três pontos de como cada um melhoraria um aspecto de determinada área da loja/negócio, e dar três minutos a cada um para expor a ideia (deves ter um cavalete para apontar as ideias), é fundamental proporcionar um experiência positiva, pelo que, é importante estabelecer que não existem más ideias e que a criatividade é muito bem-vinda, só assim vais estimular o melhor de cada um!
Como resultado do primeiro “workshop” vais ter uma lista de ideias para melhorar o teu negócio, tens que atribuir prioridades às que consideras pertinentes e utiliza-las como pontos para introduzir em reuniões futuras.
Tens que igualmente criar método para implementar as ideias, algumas serão fáceis de implementar e podem ser imediatas, outras vão necessitar de alguma dedicação e trabalho, podes delegar essa responsabilidade a uma ou varias pessoas da tua equipa de forma a desenvolver e implementar essa ideia, é fundamental que quando existe um grupo a trabalhar uma ideia que desde o primeiro momento esteja claro quem é o gestor (líder) desse projecto, e qual é o deadline para a implementação dessa ideia.
Depois de implementado é importante medir os resultados, e sempre que se justifique não te esqueças, porque é muito importante, “Celebra a Vitória”. Se por outro lado o resultado da ideia ainda não é o esperado, continua a trabalhar nela, uma coisa te garanto tens o apoio de toda a tua equipa.
Na preparação de reuniões seguintes, envolve algumas pessoas da equipa na preparação, dá-lhes a missão de apresentar os resultados de vendas, KPI’s (Key Performance Indicator´s) ou pensar e propor um plano de melhoria/crescimento de vendas de uma determinada área da tua loja/negócio, esse envolvimento é fundamental, é o primeiro passo para que a tua equipa se sinta como parte de uma máquina dinâmica que é a tua empresa.
Boa Sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário