segunda-feira, 5 de março de 2012


Abrir uma Loja! Passo 3

Plano de Negócios,




Chegou o momento de passares a tua ideia para o papel!

Relativamente a plano de negócios já vi e li diversas teorias sobre conteúdo e apresentação, mas como em tudo na vida eu sou um verdadeiro aficionado do "Simplify & Go", pelo que gosto de ver um plano de negócios simples, bastante visual e que seja directo, poupando-me a páginas e páginas de divagações ao que normalmente se chama, "Palha".

Fazendo agora uma breve recapitulação dos dois últimos pontos a que desde já e caso este seja o teu primeiro contacto com esta sequência de Posts te convido a ler, os Post têm o titulo de "Abrir uma Loja", que tal como o nome diz não são mais que uma sequência de dicas e sugestões de passos que deves dar caso tenhas a ideia de abrir uma loja.

Recapitulando.. Passo 1 (Regime), vimos que tinhas que decidir por um regime directo, caso tivesses experiência e confiança suficiente para planificar e abrir um negócio de retalho sozinho/a ou Franchising se a tua preferência fosse para uma marca reconhecida com know how, vimos ainda as principais vantagens e desvantagens de cada um.

No Passo 2 (Produto), convidei-te a divagar pelo tomada de decisão relativamente ao produto a servir/vender na tua loja, recomendei que fosse um produto/serviço que gostes e que fosse diferenciador ou seja que possas agregar valor ao teu target/cliente.

Hoje Passo 3, vou dar-te uma lista de pontos que deves ter em consideração na hora de escreveres o teu plano de negócios.

1. Sumário Executivo

É a parte mais importante do teu plano de negócio é onde tens que maravilhar quem o vai ler, sejam eles investidores, banca etc..

Dentro do sumário executivo tens que ter em consideração:

  • Explicar o que a tua empresa vai fazer.
  • Qual a vantagem competitiva.
  • Onde estás no momento actual e quais vão ser as tuas milestones (metas) para poderes medir sucesso.

2. Que problema vai solucionar o teu futuro negócio, tens que explicar o que te levou a decidir por este negócio e porque tens a confiança de que vai ter futuro.

3. Vantagem competitiva. Porque tu? Ou seja o que te faz a ti, ou à tua empresa especial para que possa suceder onde tantas outras falharam?

4. Vendas e Marketing, aqui vais explicar como vais dinamizar as tuas vendas, principalmente durante a fase inicial onde o cliente ou não te conhece ou caso sejas um franchising ainda não sabe onde tu estás.

5. Concorrência, ou seja, quem é a tua concorrência e como vais lutar contra ela.

6. Previsão de vendas, não é fácil antes de abrir um negócio mas tens que dar o teu melhor, ainda assim mais importante que uma previsão de vendas que qualquer pessoa vai ter dificuldade em acreditar é a capacidade de demonstrares que dominas o negócio que vais abrir.

7. Equipa, quem vai ser a tua equipa (a tua estrutura), como os vais liderar, formar, motivar.

8. Status & Milestones, como referimos atrás qual a tua situação actual e quais vão ser as tuas milestones (metas) para poderes medir o sucesso.

Tal como prometi..muito simples...


Agora, mãos ao trabalho!

Obrigado, e Bom Trabalho.






2 comentários:

  1. Saudações antecipadas,
    Em poucas palavras ou dizer que é bastante interessante o teu conselho, desta feita vou pôr em prática pois tenho um gelo preso no meu cérebro e não avanço devido o excesso de dúvidas.

    O meu muito obrigado

    Amândio Denga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Amândio

      Fico contente que o meu post lhe tenha sido útil.

      Se houver algo mais em que eu o possa ajudar, não hesite em enviar-me um email.

      Obrigado
      Paulo

      Eliminar