terça-feira, 20 de março de 2012


Estratégia vs. Táctica

Uma vez durante uma conversa com um gestor de uma grande rede de lojas, este perguntou-me sobre a diferença entre alguns dos seus gerentes de lojas. Ele dizia que era possível separar todos os seus gerentes em dois grandes grupos, os estratégicos e os tácticos.

O assunto fez-me pensar que essa não é uma qualidade apenas ligada a profissionais, mas que pode ser analisada levando em consideração o retalho por si só como protagonista, considerando essa análise para uma análise mais adequada de seu posicionamento junto ao mercado.
Quando dizemos que um profissional age de maneira mais táctica, nesse significado, indica que este está mais atento às questões do dia-a-dia, procurando resolvê-las à medida que estas vêm acontecendo, processualmente, procurando através de boas resoluções, um bom resultado final. Podemos dizer que a grande maioria dos retalhistas, age desta forma, principalmente se contarmos com os retalhistas que estão a começar o seu negócio, pequenos empresários e empreendedores.

Por outro lado, podemos dizer que profissionais que agem de maneira mais estratégica, por vezes, estão pouco focados nas questões do dia-a-dia, as quais acredita que podem ser facilmente delegadas, procurando observar, através de uma visão mais macro da sua operação, não somente oportunidades, mas também perceber e compreender problemas e deficiências com alguma antecedência. Comparando com retalhistas, podemos entender estes como retalhistas de grande porte, ou até mesmo franchisadores, que de alguma maneira, procuram o resultado diário, mas têm a sua energia direccionada a uma visão mais global e analítica sobre toda a operação, uma visão mais estratégica.

No caso de profissionais, particularmente não acredito que entre estes dois exista um correcto e um errado. Se falamos de profissionais, é até interessante uma empresa possuir profissionais com atitudes ou até mesmo obrigações complementares.

No caso do retalho, acredito que ter um bom nível táctico garante o sucesso do negócio, garante o pão do dia-a-dia, entretanto, ter uma visão estratégica adequada permite com que se construa uma marca sólida e eficiente naquilo que se propõe.



Obrigado, e Bom Trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário