Retalho.. is all about people!

Ao falar com um amigo que trabalhou comigo em Espanha lembrei-me deste tópico, o retalho é claramente sobre estratégia, produto, localização, localização, localização ... mas é e sempre será sobre pessoas,
Enquanto escrevo coisas sobre retalho que estão constantemente a mudar também gostaria de reforçar que há outras que não deveriam de forma alguma mudar. A única coisa que não deve mudar nunca é a percepção de que o retalho é um negócio sobre pessoas, de pessoas e para as pessoas.
Pessoas que não trabalham bem com outras pessoas não devem trabalhar em retalho e não devem ser contratadas para esta área. Os retalhistas necessitam oferecer um ambiente agradável e estimulante nas suas lojas, onde as pessoas possam brilhar e trabalhar como uma equipa para servir o cliente.
Muitas vezes, a causa para problemas no mundo dos negócios são questões entre pessoas e grupos de pessoas. A maioria dos grandes problemas do nosso mundo são realmente problemas entre pessoas o que reflecte a falta de capacidade das pessoas de comunicarem-se adequadamente ... então por que seria diferente no retalho?
Os negócios de retalho são interdependentes com vários grupos de pessoas diferentes. Os retalhistas devem identificar os grupos específicos de pessoas cujo apoio e colaboração são críticos para o sucesso, tais como, clientes, funcionários, fornecedores, media, formadores de opinião, organizações comunitárias e instituições financeiras. Os grupos irão variar em importância de acordo com a situação, mas qualquer plano ou estratégia que não contemple os sentimentos e necessidades de grupos importantes de pessoas está destinada ao fracasso.
Empresas que têm boas práticas para com as pessoas têm uma vantagem competitiva. Uma boa atitude para com as pessoas deve começar no topo, ser filtrada através de toda a organização e ser sentida pela pessoa mais importante ... o cliente.
É ingénuo pensar que o cliente vai ter uma boa experiência de compra se os funcionários não se sentem apreciados. Se não há dúvida de que as pessoas fazem a vida mais complicada do que ela é, também não há a mínima dúvida de que são elas que tornam o retalho possível!
Obrigado, e Bom Trabalho
Paulo,
ResponderEliminarUn gran post.
Como tu dices "is all about people". La compañía que no se de cuenta y/o no trabaje esto no llegara nunca muy lejos en sus mercados.
¡Las personas lo son todo!
¡Abrazo y buen finde!
Gracias Daniel,
ResponderEliminarEfectivamente..aun más en retail! Donde por más que el posicionamento, el producto y la gestión esté bien si la gente que está delante del negócio no está formada y motivada es muy complicado que funcione.