quarta-feira, 14 de março de 2012

Os 6 Sentidos no Retalho....

Quando falamos de sentidos, falamos sobre receptores de informação.

No retalho, qual a importância de cada um para a criação de um ponto-de-venda cada vez mais forte na mente de seus clientes?


Visão

Se para muitos esse for um dos principais “sensores” de uma boa loja, quando falamos de visão falamos de uma loja bem organizada, bem planeada, assim como sistemas de comunicação visual que conseguem não somente chamar a nossa atenção, mas também rapidamente identificar e informar sobre questões como promoções e lançamentos. Questões relacionadas ao visual merchandising também estão fortemente ligadas à esse sentido.

Audição

Muitos pensam que quando falamos de som, falamos apenas de música. A música no ponto-de-venda, tem sem dúvida um papel fundamental, não somente a ajudar na criação de uma identidade de marca, mas também favorecendo de acordo com o ritmo a acelerar ou desacelerar o cliente no ponto-de-venda. De outra maneira, ou melhor dizendo, de qualquer maneira, retalho é vida, e portanto precisa de sons. Uma loja completamente muda pode parecer por vezes morta, apagada, ao passo que lojas extremamente barulhentas podem não somente perturbar, como assustar os clientes. Encontrar o equilibrio é fundamental!

Olfato

O chamado por muitos como “marketing olfativo” tem ganho cada vez mais destaque entre retalhistas e especialistas, entretanto, pouco se pode afirmar sobre quais são os odores mais adequados a este ou aquele mercado ou tipo de loja, sendo que a criação de um “aroma” para a loja está diretamente ligada à criação de uma identidade única. O aroma fortalece todos os outros sentidos trabalhados, fortalecendo a imagem da marca.

Paladar

Ao paladar, refiro-me principalmente à experimentação ou degustação de produtos e serviços no ponto-de-venda. A possibilidade de experimentar ajuda a construção de uma boa experiência no ponto-de-venda, e por consequência, vendas.

Tato

Quando falo de tato, falo de contato, e com isso refiro-me principalmente ao atendimento, um dos principais interlocutores entre o ponto-de-venda e o consumidor, principalmente no caso de lojas que precisam de venda assistida (com ajuda de vendedor). O discurso, o uniforme e até mesmo o lifestyle dos teus vendedores são um forte componente da marca.

Percepção

A percepção, ou o sexto sentido, pode neste contexto ser interpretada como uma das principais sensações no ponto-de-venda, onde o consumidor percebe, analisa e principalmente julga a loja como um todo. Considera-se como percepção, a análise da atmosfera ou ambiente total do ponto-de-venda, ou seja, o resultado da mistura de todas as percepções captadas de maneira singular num único sentido, resultando num único sentimento, seja este bom ou mau...

Obrigado, e bom trabalho!
 
 

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