Existe uma história que o meu Pai conta sobre o Xico que tinha um burro, a dada altura e porque a alimentação do burro começava a ficar pesada no orçamento familiar o Xico começou pouco a pouco a reduzir a ração ao burro, foi reduzindo, reduzindo, reduzindo até que um dia o vizinho Zé viu o Xico na feira sem o burro e perguntou-lhe pelo burro. Ao qual o Xico respondeu, olha vê lá, agora que o burro estava tão económico, quase não comia, é que morreu!
Esta história retrata o comportamento de alguns retalhistas em momentos de crise... efectivamente é importante optimizar as compras, reduzir custos que não sejam estritamente necessários mas cuidado para "Não matar o burro à fome!"
Dou o exemplo de dois negócios dos quais sou cliente, o primeiro, um restaurante especializado em grelhados de peixe que progressivamente vem comprando menos peixe, a dona diz que cada vez os clientes comem menos peixe... aqui começa o meu ponto... é fundamental que tu conheças o teu core business, o que leva os teus clientes a preferirem o teu negócio vs. a concorrência e aí não podes falhar por nada, aí não podes optimizar a compra se isso leva a que os clientes não encontrem o que procuram. Ultimamente este restaurante está mais vazio...e basta estar com alguma atenção para ver como cada cliente que entra pergunta pelo peixe e a Dona do restaurante justifica-se que não compra porque não se vende etc... Se tens um negócio deixo-te um alerta, planifica bem e compra bem, mas não cortes e não deixes de ter o que te diferencia...
o outro negócio é um supermercado, neste caso é um supermercado que claramente tem os dias contados, cada dia que passa tem menos mercadoria...a historia é a mesma diz que não vende o suficiente e que os produtos se estragam...a verdade é que cada vez vende menos..vamos lá adivinhar porquê?
Se queres ter um negócio, tens que ter claro quais são os teus objectivos de vendas. No mínimo tens que vender para pagar o custo da mercadoria vendida, o teu salário, a renda, a luz a água etc.. para poderes fazer essa venda tens que ter produto suficiente! Para isso tens de planificar e comprar por dia, semana, mês ou temporada o suficiente para fazer frente a esses objectivos, sem nunca esquecer o teu core business, ou seja, sem nunca esquecer o que te diferencia.

No dia que a decisão for cortar nas compras de mercadoria.. tens que fazer uma analise e perceber se esse corte não está a colocar em causa a vida do teu negócio...
Vale a pena pensar nisto!
Obrigado, e Bom Trabalho
Sem comentários:
Enviar um comentário