sexta-feira, 2 de março de 2012


Abrir uma Loja! Passo 2


Depois de teres tomado a decisão relativamente ao regime em que queres criar o teu negócio. vai ter que agora decidir que tipo de loja queres ter, ou seja que tipo de produto vais vender.


Podes definir esse produto de várias formas:

A) Porque é um produto que te estimula, que gostas, e te dá um gozo especial em gerir, por exemplo, é frequente uma mulher se inclinar por moda... este é um ponto importante, não te esqueças que vais conviver com este negocio diariamente durante um tempo considerável, e ter uma relação especial ajuda ao sucesso do mesmo.

B) Porque fizeste um estudo de mercado, estudaste o target a quem te queres dirigir e descobriste um nicho de mercado, uma necessidade por parte do mercado que podes preencher, seja com um produto inovador ou não.

Independentemente do produto que escolhas é fundamental que tenhas claro que vais agregar valor!

  • Seja pela apresentação.. loja, montra, visual etc..
  • Seja pelo produto, inovação, qualidade etc..
  • Seja pelo serviço, de qualidade, diferenciado com focos na experiência do teu cliente...

Quando tiveres claro, avança!
  • Começa a procurar uma localização, sei que nesta fase ainda vais pensar que é cedo, mas acredita, vai ajudar-te a a definir melhor quem vai ser o teu target, dar-te uma ideia relativamente ao valor que vais ter que pagar de renda e por último uma boa localização demora a encontrar pelo que quanto mais cedo começares, melhor!
  • Faz um estudo de mercado, estuda quem é o teu cliente/target e quem é a tua concorrência.
  • Informa-te sobre o tipo de produto que vais vender... Deves conhecer o produto e o mercado a que se dirige o melhor possível antes de começares...
  • Começa a trabalhar no plano de negócios (Passo 3).
Existe ainda um passo adicional importante por quem se decide por regime directo que é definir marcas e negociar com os respectivos fornecedores... é fundamental que o faças nesta fase, como multimarca, um dos factores importante que vai levar clientes à tua loja são as marcas que vendes.

Ainda relativamente a este ponto atenção, dicas:

  • Quantas menos marcas tiveres mais força vais ter para negociar com cada uma delas, além disso como vamos poder analisar mais à frente em planificação e compra, demasiadas marcas nem sempre é sinónimo de vendas.
  • Define marcas e começa a negociar com os fornecedores, mas não faças nenhuma encomenda até teres um objectivo claro de vendas e uma planificação de compra que esteja alinhada com o mesmo.
  • Obviamente depende do produto que decidires vender, mas ao seleccionares marcas tem em atenção para teres algumas que te ofereçam flexibilidade de reacção, ou seja, que te permitam fazer reposições ou compras adicionais em qualquer momento.
  • Exige exclusividade territorial da marca, vai depender do tamanho da tua compra mas ainda assim é importante, nem que a exclusividade seja o centro comercial.
  • Negoceia prazos de pagamento. Quanto mais tarde acordares pagar, mais tempo vais ter para vender o produto antes de chegar à data. Importante, se te comprometeres pagar a 120 dias, PAGA a 120 dias!
  • Negoceia percentagem de troca. Ou seja, que o fornecedor te permita trocar por exemplo: Até 15% da encomenda, para mercadoria que tenhas parada.
Estes são apenas alguns pontos e dicas...comenta!

Obrigado, e Bom Trabalho!





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