Abrir uma Loja! Passo 4
Location! Location! Location!
Estás pronto para o teu próximo passo?
Agora que tens o teu plano de negócios estás no momento de dares o teu passo seguinte, poderia ser ou bem procurares financiamento ou procurares a localização para a tua futura loja.
Relativamente ao financiamento deixamos para um próximo post, hoje vamos falar de localização, vou ser algo generalista já que não sei que tipo de negócio vais abrir e isso também influência.
Que cuidados deves ter ao escolher a tua loja?
O primeiro elemento na escolha da localização da tua loja vem bastante influenciado de onde tu és..ou seja, deves procurar uma loja que esteja relativamente perto de onde vives, pelo menos num raio aceitável que estejas disposto a percorrer varias vezes ao dia, caso seja necessário.
Existe um ponto que ao não conhecer o produto que vais vender é difícil opinar, que é a proximidade da tua loja com o teu target/cliente,
Se o que vais vender é um produto de primeira necessidade como por exemplo: uma pastelaria, uma padaria ou um minimercado podes e deves estar perto do teu cliente, recomendo caso te seja possível que procures uma boa localização no teu bairro,
Caso o produto que vás vender seja mais generalista como por exemplo: uma sapataria, uma loja de moda ou uma ourivesaria o melhor é que estejas localizado ou num centro comercial ou na rua das lojas da tua freguesia.
Cuidados a ter na escolha de uma loja!
Localização, em escolha de localização não existe o mais ou menos boa, ou é boa ou é má!
O que é uma localização boa?
- Muito trafego à frente da porta, passa um par de dias sentado em frente à loja a contar quantas pessoas passam..vai-te ser útil.
- Boa visibilidade.
- Uma fachada limpa e decente, que não tenha obstáculos para montra e que de preferência não tenha menos de 5 metros.
- Com o tamanho certo e uma boa distribuição, adequada a que possas instalar o interior exactamente como tinhas planeado/imaginado.
- Perto de outros negócios/lojas.
Atenção que esta recomendação tanto é válida para rua como para centro comercial, num centro comercial podem existir buracos tão ou mais escuros que numa rua.
Negociação, lembra-te que que tudo é negociável!
Hoje e atendendo que estamos em crise, ainda mais, visita muitas lojas, compara preços e quando encontrares a localização certa utiliza toda a informação recolhida de forma a poderes negociar o preço para baixo. Não te esqueças que se for um centro comercial para além da renda também pagas gastos de condomínio que chegam a ser significativos (estes por regra não são negociáveis).
Cuidado com o contrato que assinas, principalmente com os centros comerciais! Alguns têm contratos bastante penalizadores por incumprimento, é importante que estejas consciente de que o que assinas podes cumprir. Deixa sempre um escape de saída principalmente numa fase inicial.
Cuidado com as licenças, principalmente nas lojas de rua! Tens de ter claro que tipo de licenças vais necessitar para a loja que queres montar e assegurar antes de assinar o contrato que as podes conseguir. Caso não seja possível obter as licenças antes, pelo menos deixa uma clausula no contrato que te deixe saída, just in case.
Este é um tema que podia estar aqui o dia todo a escrever, mas como uma companheira de outro Blog o http://meusdiversos.wordpress.com/ costuma dizer....Vamos ao Café?
Se tiveres mais alguma duvida deixa-me um comentário que terei todo o prazer em responder!
Obrigado, e Bom Trabalho
Sem comentários:
Enviar um comentário