quinta-feira, 1 de março de 2012


Abrir uma Loja? Passo 1

Existem várias opiniões sobre qual o primeiro passo a dar quando decides a montar o teu próprio negócio de retalho. Na minha opinião o primeiro que tens que fazer é decidir em que tipo de regime queres ter o teu negócio.

Podes decidir ter o teu negócio em regime directo ou através do regime de Franchising, ambos têm vantagens e desvantagens. No regime directo e considerando que não és um industrial que produz o seu próprio produto, terias que optar por uma loja multimarca, uma loja multimarca tal como o nome diz é uma loja que vende vários produtos de várias marcas. No regime de franchising o mais normal é que abras uma loja monomarca, totalmente identificada com a marca com quem vais assinar um contrato e com regras já pré-definidas.

Tal como disse antes, ambas têm vantagens e desvantagens que variam dependendo do tipo de produto (Passo II) que vais vender.

Vantagens & desvantagens da multimarca:

Na multimarca, é o teu negócio! tu defines do principio ao fim o que queres vender, como queres vender e a que preço queres vender.

As desvantagens é que este livre arbítrio caso não sejas um retailer experiente pode ter o seu preço.

Neste regime à partida não tens marca (pelo menos na porta) e as margens são normalmente bastante apertadas, ainda que possas decidir o preço a que queres vender, devo alertar que por pressão das marcas e do mercado essa liberdade é limitada. Esse simples factor implica que faças um excelente trabalho, não só na planificação e compra do produto mas também na exposição e venda. Ou seja, tens que ser bom, tens que ser muito bom!! 

Vantagens e desvantagens do Franchising:

Este é o regime mais utilizado por empreendedores na área de retalho que não têm muita experiência no sector. O principal motivo prende-se com o suposto Know how que o empreendedor contrata ao investir em determinada Marca.

As vantagens deste regime são normalmente (e digo normalmente porque infelizmente vende-se bastante "gato por lebre", por isso por favor estar atento), como dizia, são normalmente a:

Força da Marca, ou seja, é uma marca reconhecida pelo consumidor em geral e que investe regularmente para manter-se nesse "top of mind", e

Know how, ou seja, o franchisador é um retalhista experiente (com vários pontos de venda abertos) e de sucesso (ou seja, esses pontos de venda abertos são rentáveis) como know how assume-se igualmente que é um parceiro sólido na área operacional e que vai dar apoio total e incondicional para que o teu negócio funcione sobre rodas.

Essencialmente as desvantagens de um negócio de franchising tem a ver com:

O tal "gato por lebre" que eu falava antes, ou seja, negócios muito recentes não consolidados que avançam directamente para o franchising como "fuga pra frente".

Distribuidores que têm uma boa marca, mas que nunca foram retalhistas, e que de forma a alargarem os seu canais de distribuição avançam para este regime.

Por ultimo assinar um contrato mal negociado, normalmente este ultimo ponto acontece porque é frequente que o empreendedor mesmo não tendo experiência no sector confie na marca e não procure assistência de uma consultora especializada...o que lamento dizer é normalmente um grande erro.

Convido-te a comentar este post.. a colocares as tuas dúvidas!

Obrigado, e Bom Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário