quinta-feira, 22 de março de 2012


És um líder??



És notável ​​com base nas tuas acções?

Aqui tens 5 qualidades que tens que possuir para ser um lider!

1.      Desenvolver todos os funcionários

Sem grandes funcionários, nenhuma quantidade de foco em objectivos e metas é suficiente. O trabalhador só pode alcançar o que ele pode alcançar, por isso é trabalho do líder ajudar todos os funcionários a serem mais capazes, para que eles, e para que o negócio, possam conseguir mais.

É trabalho do líder proporcionar a formação, o mentoring e as oportunidades que os funcionários precisam e merecem. Quando o líder faz, transforma o processo relativamente chato de rever os resultados e acompanhar o desempenho em algo muito mais significativo para os funcionários: Progresso, melhoria e realização pessoal.
Com este desenvolvimento o líder não se tem que preocupar com metas de desempenho. Passa a maior parte do tempo a desenvolver as habilidades dos funcionários, e assim, atingir metas passa a ser um resultado natural, e muito mais divertido!


2.      Lidar com problemas imediatamente
Nada mata a moral de uma equipa mais rapidamente que problemas que não são abordados. Problemas de desempenho,  disputas interpessoais e entre departamentos…tudo isto impacta negativamente a motivação e o entusiasmo.
São distractivos, porque pequenos problemas não desaparecem. Pequenos problemas inflamam-se e transformam-se em grandes problemas. Além disso, quando um líder ignora um problema os funcionários imediatamente perdem o respeito por ele, e sem respeito, o líder não pode liderar.
Nunca esperar que um problema vá desaparecer por magia, ou que alguém vá lidar com isso. O líder tem que lidar com cada problema imediatamente, não importa quão pequeno!

3.      Conseguir resgatar o teu pior funcionário
Quase todas as empresas tem pelo menos um empregado que caiu em desgraça: Não conseguiu completar uma tarefa, perdeu a calma numa reunião, ou simplesmente não consegue acompanhar os demais. Com o passar do tempo este funcionário passa a ser visto pelos seus pares e pelo líder, como o elo mais fraco.
Ainda que o funcionário possa querer desesperadamente "reabilitar-se", é quase impossível. O peso da desaprovação da equipa é muito pesado para que ele se possa mover.
Mas não é muito pesado para ti…
Antes de removeres o elo mais fraco da equipa, deves colocar todo o esforço em tentar resgatar essa pessoa. Trabalhando um plano de acção com o funcionário de forma a encontrar de forma conjunta o nível onde ele precisa e deve estar. O líder tem que expressar confiança e acima de tudo tem que estar presente para dar apoio.
Isto pode parecer muito trabalho para pouco resultado potencial, mas o líder tem que pensar da seguinte forma. Os funcionários notáveis ​​não precisam de tanta dedicação por parte do líder, eles são notáveis ​​porque já têm essas qualidades. Com sorte e desta forma o líder pode conseguir deles alguns pontos extra de performance.
É garantido que por vezes, mesmo com ajuda, não vai funcionar. Quando isso acontecer, não te preocupes. O esforço é a tua própria recompensa.
Por outro lado, ocasionalmente, um empregado vai ter sucesso e então terás feito uma enorme diferença na vida profissional e pessoal de uma pessoa. E nada é melhor que isso!

4.      Serve os outros, não a ti mesmo
O líder pode passar por egoísta ou egocêntrico uma ou outra vez, mas não pode ir além disso
Nunca digas ou faças nada de forma a colocar-te no centro das atenções, ainda que brevemente. Nunca dar os parabéns a funcionários e depois divagar ainda que por alguns momentos sobre a tua participação no resultado.
Quando os funcionários são excelentes, o negócio também é excelente. Quando a equipa é bem-sucedida, o negócio também é bem sucedido. Quando tu salvas um funcionário e este se torna notável, lembra-te são os funcionários/equipa que devem ser felicitados, não tu.
Tu estavas apenas a fazer o teu trabalho, como um líder notável deveria fazer!
Quando tu agires como não sejas mais importante que a tua equipa e quando nunca pedires aos teus funcionários algo que tu não faças. Então todos vão saber que és importante!

5.      Lembra-te sempre de onde vieste
Para alguns dos teus funcionários, especialmente os novos empregados, tu és a pessoa mais importante e isso faz-te ser ainda que ligeiramente famoso. Tu estás no comando. És o líder.

É por isso que quando um empregado quer falar contigo sobre algo que te pode parecer insignificante, significa na realidade que pode querer apenas passar alguns momentos contigo.

Quando isso acontecer, tens uma escolha. Ou corres com o empregado, dizendo que não tens tempo ... ou podes ver a real importância do momento: uma oportunidade para inspirar, tranquilizar, motivar e até mesmo dar esperança a alguém por coisas maiores na sua vida. Quanto mais alto subires, maior impacto podes fazer, e maior é a responsabilidade em fazer esse impacto.

Aos olhos dos teus empregados, um líder notável é uma estrela…  Lembra-te de onde vieste e tem calma com o estrelato!

Obrigado, e Bom Trabalho

1 comentário:

  1. Vou só acrescentar aquilo que fazes todos os dias em cada post, mas na vida real também, tenho a certeza: agradecer o bom trabalho, a atenção, o esforço, a dedicação e desejar que assim continue. Obrigada e bom trabalho!

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