É incrível como um tema com tanta importância para o retalho
seja tão desprezado pela maioria dos empresários retalhistas e franchisadores.
Quando alguém me pergunta qual o segredo do sucesso para uma loja ser bem
sucedida, costumo dizer que isso normalmente depende essencialmente de três factores.
1º Localização
2º Localização
3º Localização
Está claro que existem muitos outros factores, que
influenciam o sucesso ou insucesso de um negócio de retalho, mas hoje quero
realçar o que me parece óbvio mas que nem sempre é seguido pelos empresários na
hora de implantar um negócio.
LOCALIZAÇÃO
Não adianta ignorar, no retalho uma boa localização claramente
minimiza o esforço para atrair clientes.
De que vale o esforço em montar uma boa loja, com um bom
atendimento, com produtos incríveis e uma boa campanha de marketing, se a loja
estiver localizada num sitio que ninguém vê ou que ninguém passa? Apesar de
muitos dizerem que é óbvio, que sabem isso, vemos constantemente grandes
empresas a tratar este tema de uma forma ainda muito empírica e amadora.
Hoje e devido à conjectura económica que vivemos na Europa
existe uma maior facilidade em encontrar localizações razoáveis ou
inclusivamente boas a valores mais razoáveis, algo que há uns anos era muito
complicado devido aos valores praticados hoje torna-se tentador “uma
oportunidade!” não só para grandes marcas mas também para novos empreendedores.
Ainda assim a reacção de muitos empresários tem sido a de
determinar a escolha baseada apenas na lógica dos preços baixos. Sob a óptica
do retalho, uma localização boa tem um valor mensal mais alto, mas pode sair
consideravelmente mais barata já que a probabilidade de sucesso é maior, com
base na lógica da escolha de localização por preço baixo o empresário
arrisca-se a ter um local de menor visibilidade, tendo assim mais dificuldade
em atrair clientes, e, consequentemente, do risco da loja “não funcionar” e ter
de fechar as portas depois de alguns meses.
Por decidirem investir menos na escolha do local, muitos
lojistas estão a cometer erros gravíssimos na escolha de localização, e,
consequentemente, amargando com resultados maus. Quando esta má escolha recai
numa rede de lojas próprias, o prejuízo acaba por ser dividido entre as outras
lojas da rede e acaba por diluir-se. O problema é mais grave no sistema de franchising,
onde por sua conta e risco um franchisado muitas vezes arrisca tudo o que tem, e sem experiência e com fé na marca,
acaba por ser arrastado para uma espiral onde o fim é normalmente devastador
para quem investe, perdendo muitas vezes tudo o que tem.
Tendo isto em mente muitos perguntam-me, como resolvo esta
questão?
- Investir mais numa localização boa e ter a certeza de melhores resultados,
Ou
- Investir menos numa localização má ou
mais ou menos e amargar um tempo maior de maturação do negócio, arriscando perder
o negócio?”
Eu sou dos que aposta na primeira opção. É óbvio que não
estou a dizer para dar o passo maior que a perna. O risco deve ser calculado.
Tal como já comentei noutros posts anteriores existem outras considerações a
ter na hora de escolher uma localização, dependendo do tipo de negócio,
posicionamento etc.. e atenção, nunca
abrir um negócio sem antes fazer um plano de negócios onde possas claramente
medir o risco e planificar pelo menos o primeiro ano.
Vivemos num mercado muito competitivo. Estar bem localizado vai-te
dar mais chances de conquistar um maior market share com menor esforço. Imagina
a entrada de uma nova loja de uma rede a estrear-se numa cidade nova. Se a
lógica da localização for encarada como uma estratégia de divulgação da marca
na região, uma entrada triunfal na melhor avenida ou shopping da cidade, vai dar
uma forte repercussão simplesmente porque muitas pessoas vão ver a loja. Que
investimento seria necessário para ter o mesmo efeito entre os consumidores numa
má localização?
Vale a pena pensar nisto,
Obrigado e bom trabalho
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