segunda-feira, 16 de abril de 2012

"Ter" ou "Não Ter" uma boa localização?


É incrível como um tema com tanta importância para o retalho seja tão desprezado pela maioria dos empresários retalhistas e franchisadores. Quando alguém me pergunta qual o segredo do sucesso para uma loja ser bem sucedida, costumo dizer que isso normalmente depende essencialmente de três factores.

1º Localização
2º Localização
3º Localização

Está claro que existem muitos outros factores, que influenciam o sucesso ou insucesso de um negócio de retalho, mas hoje quero realçar o que me parece óbvio mas que nem sempre é seguido pelos empresários na hora de implantar um negócio.

LOCALIZAÇÃO

Não adianta ignorar, no retalho uma boa localização claramente minimiza o esforço para atrair clientes.
De que vale o esforço em montar uma boa loja, com um bom atendimento, com produtos incríveis e uma boa campanha de marketing, se a loja estiver localizada num sitio que ninguém vê ou que ninguém passa? Apesar de muitos dizerem que é óbvio, que sabem isso, vemos constantemente grandes empresas a tratar este tema de uma forma ainda muito empírica e amadora.
Hoje e devido à conjectura económica que vivemos na Europa existe uma maior facilidade em encontrar localizações razoáveis ou inclusivamente boas a valores mais razoáveis, algo que há uns anos era muito complicado devido aos valores praticados hoje torna-se tentador “uma oportunidade!” não só para grandes marcas mas também para novos empreendedores.
Ainda assim a reacção de muitos empresários tem sido a de determinar a escolha baseada apenas na lógica dos preços baixos. Sob a óptica do retalho, uma localização boa tem um valor mensal mais alto, mas pode sair consideravelmente mais barata já que a probabilidade de sucesso é maior, com base na lógica da escolha de localização por preço baixo o empresário arrisca-se a ter um local de menor visibilidade, tendo assim mais dificuldade em atrair clientes, e, consequentemente, do risco da loja “não funcionar” e ter de fechar as portas depois de alguns meses.

Por decidirem investir menos na escolha do local, muitos lojistas estão a cometer erros gravíssimos na escolha de localização, e, consequentemente, amargando com resultados maus. Quando esta má escolha recai numa rede de lojas próprias, o prejuízo acaba por ser dividido entre as outras lojas da rede e acaba por diluir-se. O problema é mais grave no sistema de franchising, onde por sua conta e risco um franchisado muitas vezes arrisca tudo o  que tem, e sem experiência e com fé na marca, acaba por ser arrastado para uma espiral onde o fim é normalmente devastador para quem investe, perdendo muitas vezes tudo o que tem.
Tendo isto em mente muitos perguntam-me, como resolvo esta questão?
- Investir mais numa localização boa e ter a certeza de melhores resultados,

 Ou
- Investir menos numa localização má ou mais ou menos e amargar um tempo maior de maturação do negócio, arriscando perder o negócio?”

Eu sou dos que aposta na primeira opção. É óbvio que não estou a dizer para dar o passo maior que a perna. O risco deve ser calculado. Tal como já comentei noutros posts anteriores existem outras considerações a ter na hora de escolher uma localização, dependendo do tipo de negócio, posicionamento etc.. e atenção, nunca abrir um negócio sem antes fazer um plano de negócios onde possas claramente medir o risco e planificar pelo menos o primeiro ano.
Vivemos num mercado muito competitivo. Estar bem localizado vai-te dar mais chances de conquistar um maior market share com menor esforço. Imagina a entrada de uma nova loja de uma rede a estrear-se numa cidade nova. Se a lógica da localização for encarada como uma estratégia de divulgação da marca na região, uma entrada triunfal na melhor avenida ou shopping da cidade, vai dar uma forte repercussão simplesmente porque muitas pessoas vão ver a loja. Que investimento seria necessário para ter o mesmo efeito entre os consumidores numa má localização?
Vale a pena pensar nisto,


Obrigado e bom trabalho

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