sexta-feira, 20 de abril de 2012

Does Size Matters?

Ainda há pouco tempo atrás, os telemóveis eram apreciados pelo quão pequeno poderiam ser, e as lojas de quão grandes poderiam ser construídas. Era um tempo que pertencia a marcas como a Nokia com seus telemóveis minúsculos e onde retalhistas abriam as suas Megastores gigantes.
Em 2007 mudou o paradigma. A Apple lançou o iPhone, maior, infinitamente mais inteligente e instantaneamente desejável. De repente, clientes e retalhistas começaram a questionar se o tamanho “really matters”?
Hoje os telemóveis e tablets estão numa posição intermédia, com o novo Samsung Galaxy note tendo um ecrã de 5,3 polegadas (13,46 cm) e a Apple a preparar-se para lançar o novo iphone com 4 polegadas (10,16 centímetros). Enquanto isso, vemos as lojas rapidamente a reduzirem de tamanho numa tentativa de manter a sua rentabilidade.
Hoje em dia qualquer telemóvel pode romper com as paredes do retalho tradicional. Do ponto de vista do cliente, não é impressionante encontrar uma loja gigante com uma enorme variedade em exposição, já que, qualquer dispositivo móvel pode fornecer esse acesso na palma das suas mãos de uma forma quase ilimitada, por isso cada vez mais a necessidade de diferenciação, serviço e experiência no ponto de venda tradicional.
As Flagships vão continuar a existir, mas as que existirem vão ser “Brand Statments”, com muito mais experiência, com ênfase em serviço e interactividade. Um bom exemplo nesse sentido é a marca Nike, e as suas NikeTown’s.
A Apple pode ter o crédito (ou a culpa) de brilhar nesta reinvenção do retalho, tanto em formato digital como fisicamente. O iPhone liderou o caminho em capacitar os compradores online, e as suas lojas físicas redefiniram o conceito de experiência de compra, com menos de 50% do espaço dedicado a produto o foco é claramente “brand”, “Service” & “Experience”.
Pergunta do Milhão!!
A tua loja está preparada para o novo Millennium, para a geração NEXT? A tua loja tem o foco de marca, serviço e experiência ou é um mero showroom de produto??
Vale a pena pensares nisto….
Obrigado e bom trabalho!

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