quinta-feira, 26 de abril de 2012

10 dicas da Apple

Um novo livro sobre o funcionamento interno da empresa co-fundada por Steve Jobs está repleto de dicas para empresas que queiram optimizar a sua gestão.
Adam Lashinsky da revista "Fortune" escreveu o livro "Inside Apple: How America's Most Admired - And Secretive Company Really Works" na esperança de explicar melhor o funcionamento daquela que já é uma das maiores e mais lucrativas empresas de todo o mundo.
São quase intermináveis as lições que uma empresa com intenções de crescer pode tirar da Apple. Aqui estão as 10 mais importantes.
1 - Concentre os maiores cérebros no projecto mais importante: um bom exemplo disto foi a criação do iPhone e do Mac OS, as quais foram simultâneas mas durante o processo o iPhone teve total prioridade. Por esta razão, alguns dos melhores talentos da divisão Mac OS foram sequestrados, o que atrasou o seu lançamento.
2 - O segredo é a alma do negócio: e a Apple leva isto tão a sério que o secretismo aplica-se mesmo entre colegas em projectos diferentes. Se por um lado isto impede que informações privilegiadas escapem à empresa, ajuda também a consolidar o trabalho das equipas que não estiverem envolvidas em projectos.
3 - É você que manda na sua mensagem: a Apple não só possui a marca mais valiosa do mundo como é rainha na forma como vende a sua mensagem aos consumidores e meios de comunicação.
4 - Comece com a casca do produto: se está a desenvolver um produto físico a sua principal preocupação deve ser o design. A Apple é famosa por esta aproximação: os designers é que muitas vezes decidem o que o produto vai possuir no seu interior, e os engenheiros apenas têm de se certificar que está tudo conforme o desenho e especificações.
5 - Equipas querem-se pequenas: mesmo para grandes produtos Steve Jobs nunca foi fã de equipas com mais de 100 elementos. Por um lado esta equipa torna-se coesa o que aumenta a sua produtividade, e por outro é possível recriar dentro de uma grande empresa o ambiente de uma startup.
6 - Saiba sempre quem é responsável: na Apple todos os produtos, serviços ou funções têm uma pessoa que é directamente responsável por elas, pelo que se algo falha nunca será difícil perceber de quem é a culpa (ou os louros).
7 - Não disperse a sua actividade de negócio: o que não significa que não tome riscos ou seja complacente, mas evite arriscar em muitos projectos dispersos pois corre o perigo da maior parte deles virem a ser flops. Ao invés, a sua empresa deveria focar-se nas áreas em que sabe que pode brilhar.
8 - Mantenha os executivos com rédea curta: a Apple normalmente não deixa os altos executivos pertencerem à administração de outras empresas. Por outro lado isto pode levar a uma certa "insularidade", o que poderá prejudicar o desempenho dos mesmos em termos de criatividade e empenho.
9 - Acima de tudo, concentre-se no cliente: afinal de contas é dele que depende para que o seu negócio possa permanecer vivo ou até crescer. A paixão desenfreada de muitos utilizadores da Apple é justificada da seguinte maneira: a Apple deu-lhes algo que nem eles sabiam que queriam. Mais do que produtos, crie experiências.
10 - Seja como Steve Jobs: 
Não tenha problemas em ficar obcecado com detalhes, afinal de contas esta foi uma das características que tornou Jobs um dos empresários mais bem-sucedidos dos nossos tempos. Do anúncio de 1984 dirigido por Riddley Scott à criação do slogan "Think Different", é bem sabido que Jobs não queria apenas estar envolvido, chegava a ser picuinhas, mas a verdade é que resultou.
Não se deixe limitar pelos estudos de mercado - o computador estilo tablet já estava inventado há muito mas não havia segmento de mercado para ele. Isto não parou a Apple, que com apenas um produto - o iPad - criou sozinho este segmento, onde ainda não tem rivais à altura.
Contrate o melhor talento possível - Jobs terá dito: "Tipos de 1ª contratam tipos de 1ª, tipos de 2ª contratam tipos de 3ª. Aqui só queremos tipos de 1ª".

Obrigado e bom trabalho

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