10 dicas da Apple

Adam Lashinsky da revista "Fortune" escreveu o
livro "Inside Apple: How America's Most Admired - And Secretive Company
Really Works" na esperança de explicar melhor o funcionamento daquela que
já é uma das maiores e mais lucrativas empresas de todo o mundo.
São quase intermináveis as lições que uma empresa com
intenções de crescer pode tirar da Apple. Aqui estão as 10 mais importantes.
1 - Concentre os maiores cérebros no projecto mais
importante: um bom exemplo disto foi a criação do iPhone e do Mac OS, as quais
foram simultâneas mas durante o processo o iPhone teve total prioridade. Por
esta razão, alguns dos melhores talentos da divisão Mac OS foram sequestrados,
o que atrasou o seu lançamento.
2 - O segredo é a alma do negócio: e a Apple leva isto tão a
sério que o secretismo aplica-se mesmo entre colegas em projectos diferentes.
Se por um lado isto impede que informações privilegiadas escapem à empresa,
ajuda também a consolidar o trabalho das equipas que não estiverem envolvidas
em projectos.
3 - É você que manda na sua mensagem: a Apple não só possui
a marca mais valiosa do mundo como é rainha na forma como vende a sua mensagem
aos consumidores e meios de comunicação.
4 - Comece com a casca do produto: se está a desenvolver um
produto físico a sua principal preocupação deve ser o design. A Apple é famosa
por esta aproximação: os designers é que muitas vezes decidem o que o produto
vai possuir no seu interior, e os engenheiros apenas têm de se certificar que
está tudo conforme o desenho e especificações.
5 - Equipas querem-se pequenas: mesmo para grandes produtos
Steve Jobs nunca foi fã de equipas com mais de 100 elementos. Por um lado esta
equipa torna-se coesa o que aumenta a sua produtividade, e por outro é possível
recriar dentro de uma grande empresa o ambiente de uma startup.
6 - Saiba sempre quem é responsável: na Apple todos os
produtos, serviços ou funções têm uma pessoa que é directamente responsável por
elas, pelo que se algo falha nunca será difícil perceber de quem é a culpa (ou
os louros).
7 - Não disperse a sua actividade de negócio: o que não
significa que não tome riscos ou seja complacente, mas evite arriscar em muitos
projectos dispersos pois corre o perigo da maior parte deles virem a ser flops.
Ao invés, a sua empresa deveria focar-se nas áreas em que sabe que pode
brilhar.
8 - Mantenha os executivos com rédea curta: a Apple
normalmente não deixa os altos executivos pertencerem à administração de outras
empresas. Por outro lado isto pode levar a uma certa "insularidade",
o que poderá prejudicar o desempenho dos mesmos em termos de criatividade e
empenho.
9 - Acima de tudo, concentre-se no cliente: afinal de contas
é dele que depende para que o seu negócio possa permanecer vivo ou até crescer.
A paixão desenfreada de muitos utilizadores da Apple é justificada da seguinte
maneira: a Apple deu-lhes algo que nem eles sabiam que queriam. Mais do que
produtos, crie experiências.
10 - Seja como Steve Jobs:
Não tenha problemas em ficar obcecado com detalhes, afinal
de contas esta foi uma das características que tornou Jobs um dos empresários
mais bem-sucedidos dos nossos tempos. Do anúncio de 1984 dirigido por Riddley
Scott à criação do slogan "Think Different", é bem sabido que Jobs
não queria apenas estar envolvido, chegava a ser picuinhas, mas a verdade é que
resultou.
Não se deixe limitar pelos estudos de mercado - o
computador estilo tablet já estava inventado há muito mas não havia segmento de
mercado para ele. Isto não parou a Apple, que com apenas um produto - o iPad -
criou sozinho este segmento, onde ainda não tem rivais à altura.
Contrate o melhor talento possível - Jobs terá dito:
"Tipos de 1ª contratam tipos de 1ª, tipos de 2ª contratam tipos de 3ª.
Aqui só queremos tipos de 1ª".
Obrigado e bom trabalho
Sem comentários:
Enviar um comentário