quinta-feira, 19 de abril de 2012

10 Caracteristicas para uma loja de sucesso

Abrir uma loja, não importa o tamanho, investimento ou segmento nunca é um processo simples.
A pensar nisso, criei uma lista das 10 principais características para uma loja de sucesso.


1. Localização

Acesso fácil ou próximo de onde o teu cliente reside é sempre uma maneira de te destacares no mercado.

O ideal, quando possível, é procurares uma localização numa rua/shopping de alto tráfego, vai ser mais que a tua loja chame a atenção dos clientes inclusivamente aqueles que no momento não estão compradores, mas que vão saber onde estás quando necessitarem do teu produto/serviço.
Um elemento importante na hora de decidir pela localização é o sentido da rua ou a localização no shopping, lembra-te de uma coisa, mesmo nas melhores ruas/shoppings existem localizações frias (vendem -) e prime locations normalmente as melhores, as mais cobiçadas e também as mais caras...

Vê o meu último post sobre localização para teres mais detalhes sobre este ponto! http://ngretalho.blogspot.pt/2012/04/ter-ou-nao-ter-uma-boa-localizacao-e.html

2. Estratégia de mercado/Posicionamento

Quando falo em estratégia falo essencialmente em posicionamento dentro do mercado local. O posicionamento ou estratégia de mercado, é um dos pontos-chave para o sucesso de um negócio.

Quem é o teu cliente? Como se comporta o mercado onde tu actuas? Quem desejas ser ou que o teu cliente seja como te queres posicionar? Onde está a oportunidade?
Responde a estas perguntas e vais perceber se é melhor abrires uma loja mais popular ou apostar em algo mais sofisticado, exclusivo.


3. Marca

Infelizmente é normal ter uma abordagem relativamente à marca muito “pessoal”, muitos pensam apenas num “nome para a loja”, ou num logotipo, quando pensam em marca. Inclusivamente, em alguns casos, a decisão é feita entre familiares, levando em conta apenas gostos pessoais.

O nome/marca deve ser um reflexo do teu posicionamento. Deves observar a possibilidade de que o nome faça uma analogia aos produtos ou ao posicionamento que tem no mercado.

4. Fachada

A fachada é o cartão de visita da loja.

É o primeiro contacto que o cliente tem com a loja. Uma fachada imponente e interessante agrega valor.
A fachada tem a missão de fazerer o cliente parar! Tem a missão de comunicar... Marca, Produto e Posicionamento.

Um dos elementos fundamentais a trabalhar na fachada é a montra, com a montra tens a facilidade de manter a fachada atractiva e “Fresca” renovando a mesma regularmente, de uma forma relativamente económica!

5. Produtos e serviços

O teu posicionamento tem tudo a ver com qualidade, variedade e exposição de produtos.

Não podes pensar em “Mass Market” sem pensar numa loja de densidade muito elevada com mesas/gôndolas cheias à pilha de produto com preços relativamente atractivos.
Assim como,

Não podes pensar em luxo, sem pensar em atendimento premium, produto exclusivo, ambiente luxuoso, exposição minimalista e de preferência a ser atendido com uma taça de Moet na mão!
No caso de serviços, vale a pena destacar que oferecer bons serviços, principalmente se complementam a venda de produtos, é uma excelente estratégia para conquistar e fidelizar clientes. Bons serviços criam mais-valia à marca e possibilitam rentabilizar melhor os produtos oferecidos.


6. Preço/ Promoção

Eu sou dos que acredita que preço não é o elemento diferenciador.

Acreditares que és o melhor da tua região apenas porque és o mais barato, além de não conquistares nenhum tipo de fidelidade por parte dos teus clientes (pois a qualquer momento pode surgir um novo concorrente com preços mais baixos que o teu), tens as margens de lucro sempre comprometidas.

Oferecer uma boa relação qualidade/preço é sempre o melhor caminho.
Utiliza as promoções para alavancar as vendas e conquistar os consumidores, é uma excelente arma na luta por cota de mercado além disso são uma excelente forma de manter dinamismo, que é algo que qualquer loja necessita.


7. Visual Merchandising

O VM é o principal elo entre
“tudo o que tu desejas ser para o teu consumidor” e “tudo o que o teu consumidor pensa sobre ti.

Características como mobiliário, tipo de exposição, cores aplicadas, organização de mesas/gôndolas, tipo de música e cheiro criam atmosfera de compra para o teu cliente.

O mote do presente e futuro é o de “criar experiências de compra” vs. simplesmente vender produtos.

8. Atendimento

Não adianta ter uma loja bem planeada, com bons produtos e conceito diferenciador quando a equipa de vendas ou atendimento está mal formada (Infelizmente é o pão nosso de cada dia, em 90% do retalho em Portugal). A tua equipa de vendas é o combustível que faz a tu loja andar e crescer, ou seja, vender. Tal como num motor, um combustível de qualidade faz o desempenho do mesmo melhorar, assim como um combustível de baixa qualidade corrói e faz o motor parar. Motivação é o elemento que gera energia.


9. Logística

Entrega gratuita? Entrega em 24 horas? Qual a melhor estatégia ? A melhor estratégia é sempre aquela que podes cumprir junto do teu cliente, sem o menor risco de falhares com o que te comprometeste.

Mas, e se o mercado promete algo melhor do que tu?
Investe, melhora o teu serviço, mas nunca prometas se não podes cumprir o combinado. Tem sempre uma margem de segurança, e em caso surja algum problema ou imprevisto avisa o teu cliente antecipadamente.





10. Pós-venda

Existem muitos retalhistas que até ao momento de finalizar a venda são excelentes, entretanto falham num momento que a meu ver é tão ou mais importante que a venda que é o pós-venda.

Ter um serviço de pós-venda eficiente, que atende e prolonga a experiência de compra bem sucedida do teu cliente é vital para um negócio de sucesso e fundamental para o processo de fidelização.
Imagina a seguinte situação:

Num retalhista de materiais de contrução, um cliente faz uma compra gigantesca. Até aí, foi bem atendido e saiu feliz. Os produtos foram entregues correctamente e na data acordada. Ponto positivo!
Só que surge um problema... O duche que ele comprou veio com um defeito de fábrica e precisa ser trocado. Em muitos casos, o mesmo cliente que foi bem atendido na hora da compra, na hora da troca passa por um momento que além de burocrático, muitas vezes é complicado e demorado...é nesse momento que muitas vezes se perde o cliente!



Obrigado e bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário