Reinventar a Roda!

Aqui vai…
Não só numa perspectiva pessoal mas também no retalho, não
existe forma de pensar mais perigosa do que aquela que leva o empresário a
considerar que o negócio dele é diferente.
Essa forma de pensar o mundo a partir do umbigo gera
ineficiências dramáticas na gestão do negócio. Ao insistir nesse comportamento,
toda e qualquer inovação que possa ser obtida a partir da observação de boas
práticas na concorrência ou noutros sectores é obviamente descartada.
Isso dificulta, por exemplo a incorporação ao seu negócio de
sistemas de informação globais, mas que como foram concebidos para atender “n”
empresas e não especificamente a empresa dele, nunca será capaz de concorrer
com aquele programa feito em casa... feito à sua imagem e medida.
A verdade é que não existem negócios iguais, mas também é
verdade que sob muitos aspectos todos guardam muitas semelhanças entre si. O
fundamental é entender aquilo que diferencia o seu negócio dos demais, aquilo
que o torna único e diferenciador aos olhos do consumidor e de que forma tal
identidade agrega valor.
Deixar de tentar “reinventar a roda”, liberta energia
para cuidar com mais cuidado e com detalhe aquilo que é essencial, permite
aproveitar as economias de escala e com isso conseguir ganhos de soluções já
desenvolvidas para o mercado/sector.
Vale a pena pensar nisto,
Obrigado, e bom trabalho!
Sem comentários:
Enviar um comentário