terça-feira, 24 de abril de 2012

Reinventar a Roda!

 
Acabei de ler um livro muito interessante relativamente a desenvolvimento pessoal e tenho pensado num ponto em concreto e como ele se correlaciona com o mundo do retalho.
Aqui vai…
Não só numa perspectiva pessoal mas também no retalho, não existe forma de pensar mais perigosa do que aquela que leva o empresário a considerar que o negócio dele é diferente.
Essa forma de pensar o mundo a partir do umbigo gera ineficiências dramáticas na gestão do negócio. Ao insistir nesse comportamento, toda e qualquer inovação que possa ser obtida a partir da observação de boas práticas na concorrência ou noutros sectores é obviamente descartada.
Isso dificulta, por exemplo a incorporação ao seu negócio de sistemas de informação globais, mas que como foram concebidos para atender “n” empresas e não especificamente a empresa dele, nunca será capaz de concorrer com aquele programa feito em casa... feito à sua imagem e medida.
A verdade é que não existem negócios iguais, mas também é verdade que sob muitos aspectos todos guardam muitas semelhanças entre si. O fundamental é entender aquilo que diferencia o seu negócio dos demais, aquilo que o torna único e diferenciador aos olhos do consumidor e de que forma tal identidade agrega valor.  
Deixar de tentar “reinventar a roda”, liberta energia para cuidar com mais cuidado e com detalhe aquilo que é essencial, permite aproveitar as economias de escala e com isso conseguir ganhos de soluções já desenvolvidas para o mercado/sector.
Vale a pena pensar nisto,
Obrigado, e bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário