quinta-feira, 12 de abril de 2012


Experiência vs. Competências ?


No outro dia a conversar com um amigo meu, um headhunter de uma empresa espanhola que me ligou a pedir ajuda num processo entramos numa discussão interessante que vou passar a contar-vos.
 
 
Ele procurava um profissional para preencher uma posição de Director Geral numa marca de retalho de luxo, o dilema que ele tinha é que bons profissionais na área de retalho são escassos para a procura, bons profissionais na área de retalho com larga experiência em luxo… é o mesmo que procurar um gato preto, numa sala preta às escuras….complicado!

Foi exactamente a complexidade do que ele procurava que nos levou ao debate de que a experiência é muito importante mas que o recrutamento com base em competências também é válido em particular para casos como este, que o profissional em questão é complicado de encontrar.

O meu feedback para este meu amigo, com base na larga experiência que tenho no sector de retalho e com alguma experiência no sector luxo, foi que o luxo neste caso e neste recrutamento era uma mera distracção, o que ele procurava como bom director geral para esta empresa de retalho de luxo eram competências que são transversais e podem ser encontradas em profissionais de retalho de outros segmentos, mas que porque o cliente insistia em “larga experiência no luxo” o processo estava completamente bloqueado…

Está claro que o segmento luxo é muito particular, e é importante entender o “mind set” do cliente, entender a sua expectativa, quanto a exclusividade, atendimento, serviço etc.. mas neste caso o meu amigo estava à beira de cometer um erro gravíssimo, ou seja, de optar por apresentar candidatos que efectivamente tinham experiência no luxo, entendiam o “mind set” do cliente luxo, mas que careciam largamente de outras competências muito mais importantes na hora de gerir uma empresa de retalho, como pode ser por exemplo experiência operacional e competências de liderança.

Na realidade o processo ainda está em aberto, estou curioso para saber o desfecho!

Qual a vossa opinião? Experiência ou Competências ?

Obrigado, e bom trabalho

1 comentário:

  1. Caro Paulo

    Concordo que a experiência é fundamental para um desafio como este.
    A experiência é fundamental para perceber e gerir uma empresa de retalho. Com as bases de conhecimento e respectivas experiências surgem depois as competências que devem ser sempre desenvolvidas e aprofundadas.
    A experiência no ramo permite orientar a gestão e a excelencia da operação tendo em vista, neste caso, para o segmento de luxo.

    E se porventura o processo ainda está em aberto, então gostaria de saber mais sobre o mesmo.

    ResponderEliminar