Experiência vs. Competências ?

No outro dia a conversar com um
amigo meu, um headhunter de uma empresa espanhola que me ligou a pedir ajuda
num processo entramos numa discussão interessante que vou passar a contar-vos.
Ele procurava um profissional
para preencher uma posição de Director Geral numa marca de retalho de luxo, o
dilema que ele tinha é que bons profissionais na área de retalho são escassos
para a procura, bons profissionais na área de retalho com larga experiência em
luxo… é o mesmo que procurar um gato preto, numa sala preta às escuras….complicado!
Foi exactamente a complexidade do
que ele procurava que nos levou ao debate de que a experiência é muito
importante mas que o recrutamento com base em competências também é válido em
particular para casos como este, que o profissional em questão é complicado de
encontrar.
O meu feedback para este meu
amigo, com base na larga experiência que tenho no sector de retalho e com alguma
experiência no sector luxo, foi que o luxo neste caso e neste recrutamento era
uma mera distracção, o que ele procurava como bom director geral para esta
empresa de retalho de luxo eram competências que são transversais e podem ser
encontradas em profissionais de retalho de outros segmentos, mas que porque o
cliente insistia em “larga experiência no luxo” o processo estava completamente
bloqueado…
Está claro que o segmento luxo é
muito particular, e é importante entender o “mind set” do cliente, entender a
sua expectativa, quanto a exclusividade, atendimento, serviço etc.. mas neste
caso o meu amigo estava à beira de cometer um erro gravíssimo, ou seja, de
optar por apresentar candidatos que efectivamente tinham experiência no luxo,
entendiam o “mind set” do cliente luxo, mas que careciam largamente de outras
competências muito mais importantes na hora de gerir uma empresa de retalho,
como pode ser por exemplo experiência operacional e competências de liderança.
Na realidade o processo ainda
está em aberto, estou curioso para saber o desfecho!
Qual a vossa opinião? Experiência
ou Competências ?
Obrigado, e bom trabalho
Caro Paulo
ResponderEliminarConcordo que a experiência é fundamental para um desafio como este.
A experiência é fundamental para perceber e gerir uma empresa de retalho. Com as bases de conhecimento e respectivas experiências surgem depois as competências que devem ser sempre desenvolvidas e aprofundadas.
A experiência no ramo permite orientar a gestão e a excelencia da operação tendo em vista, neste caso, para o segmento de luxo.
E se porventura o processo ainda está em aberto, então gostaria de saber mais sobre o mesmo.