Ter os funcionários certos são o teu maior
activo - Como contratar
bem?
A
maioria das pessoas não sabe que os pulmões são constituidos por varias bolsas
de ar cada
uma das quais participa no processo da respiração. Quando algumas
não
funcionam correctamente, o resto tem que trabalhar mais e isso é quando tu te
encontras com falta de ar.
A mesma coisa acontece com uma má contratação.

Vamos entrar mais ao detalhe do que podes
fazer para assegurar uma maior probabilidade de sucesso, e que este novo funcionário possa contribuir para a tua boa saúde em vez de te
fazer ofegar com falta de ar!
Vamos então considerar uma série de
elementos que estão envolvidos em assegurar que contratas a pessoa certa
para a tua equipa, juntamente com
algumas perguntas.
Aqui vai...
Antes de contratares alguém, deves:
1) Saber para que queres o funcionário,
certifica-te que tens um "Job Profile" detalhado com
as tarefas e responsabilidades desta nova pessoas bem definidas.
2) Ter em
mente o tipo de funcionários que queres antes de começar a entrevistar, não só
na prespectiva experiência/competência mas fundamentalmente na parte de atitude e fit
cultural com a empresa.
3) Verifica a informação dada
pelo candidato, experiência anterior, lacunas etc..
No momento do recrutamento, deves:
1) Definir cinco fontes para encontrar bons
candidatos.
2) Encontrar
pessoas interessadas em conhecer outras pessoas, pessoas que sejam amigáveis
e que tenham uma atitude
acolhedora.
3) Assegurar
que a forma como comunicas está em linha com o tipo de pessoas que queres
contratar, se queres pessoas divertidas tens que pensar em formas de
recrutamento divertidas, nem que seja o próprio anúncio.
Durante o processo, deves:
1) Saber como conduzir uma entrevista, antes da entrevista tens
que preparar as perguntas que possam conduzir às respostas que
queres ouvir, ou seja, à informação que queres obter.
2) Pede
para exemplificar alguns comportamentos do passado de forma a poderes projectar
o comportamento futuro.
3)
Evita perguntas hipotéticas que começam com, "O que farias se..." ou
"Onde achas que vais...."
Ao decidires quem queres contratar, deves:
1) Pedir e conferir as referências.
2) Saber quais são as motivações
e expectativas do candidato.
3) Contratar
alguém que esteja motivado pelo projecto.
O processo de contratar alguém é visto por
muitos gestores como um mal necessário, algo que é preciso fazer e terminar
rápidamente.
Esquecem-se que esse alguém é
frequentemente a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.
Vale a pena pensar nisto.
Obrigado e bom trabalho.
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