sexta-feira, 4 de maio de 2012


Ter os funcionários certos são o teu maior activo - Como contratar bem?

A maioria das pessoas não sabe que os pulmões são constituidos por varias bolsas de ar cada uma das quais participa no processo da respiração. Quando algumas não funcionam correctamente, o resto tem que trabalhar mais e isso é quando tu te encontras com falta de ar.
A mesma coisa acontece com uma má contratação.
Por experiência própria sei que é difícil encontrar bons funcionários. Mas no negócio do retalho não te podes dar ao luxo de te contentares com alguém que apenas preenche uma vaga.
Vamos entrar mais ao detalhe do que podes fazer para assegurar uma maior probabilidade de sucesso, e que este novo funcionário possa contribuir para a tua boa saúde em vez de te fazer ofegar com falta de ar!
Vamos então considerar uma série de elementos que estão envolvidos em assegurar que contratas a pessoa certa para a tua equipa,  juntamente com algumas perguntas.

Aqui vai...


Antes de contratares alguém, deves:
1) Saber para que queres o funcionário, certifica-te que tens um "Job Profile" detalhado com as tarefas e responsabilidades desta nova pessoas bem definidas.
2) Ter em mente o tipo de funcionários que queres antes de começar a entrevistar, não só na prespectiva experiência/competência  mas fundamentalmente na parte de atitude e fit cultural com a empresa.
3) Verifica a informação dada pelo candidato, experiência anterior, lacunas etc..

No momento do recrutamento, deves:
1) Definir cinco fontes para encontrar bons candidatos.
2) Encontrar pessoas interessadas em conhecer outras pessoas, pessoas que sejam amigáveis e que tenham uma atitude acolhedora.
3) Assegurar que a forma como comunicas está em linha com o tipo de pessoas que queres contratar, se queres pessoas divertidas tens que pensar em formas de recrutamento divertidas, nem que seja o próprio anúncio.

Durante o processo, deves:

1) Saber como conduzir uma entrevista, antes da entrevista tens que preparar as perguntas que possam conduzir às respostas que queres ouvir, ou seja, à informação que queres obter.
2) Pede para exemplificar alguns comportamentos do passado de forma a poderes projectar o comportamento futuro.
3) Evita perguntas hipotéticas que começam com, "O que farias se..." ou "Onde achas que vais...."

Ao decidires quem queres contratar, deves:

1) Pedir e conferir as referências.
2) Saber quais são as motivações e expectativas do candidato.
3) Contratar alguém que esteja motivado pelo projecto.

O processo de contratar alguém é visto por muitos gestores como um mal necessário, algo que é preciso fazer e terminar rápidamente.

Esquecem-se que esse alguém é frequentemente a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

Vale a pena pensar nisto.

Obrigado e bom trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário