quinta-feira, 24 de maio de 2012

Preço correcto ou descontos constantes?

Vivemos um clima de instabilidade económica o que leva a que naturalmente exista um abrandamento no consumo.

Uns dizem que é uma crise, eu pessoalmente acredito que o que vivemos hoje é um realinhamento, passámos muito rápidamente do 8 para os 80, entrámos numa dinâmica de consumo desenfreado motivado pelo dinheiro fácil e barato.

Hoje e tal como disse atrás acredito que vivemos um realinhamento, não vou comentar a forma nem as politicas tomadas para que esse realinhamento aconteça mas tenho claro que já entramos numa nova realidade.

Eu sou daqueles que acredita que a nova realidade não vai ser pior que a que viviamos, mas claramente vai ser diferente e vai depender de cada um adaptar-se...

O ponto que vos quero trazer hoje tem a ver exactamente com esse realinhamento...ou pelo menos com um novo posicionamento por parte de algumas marcas de forma a poderem continuar no mercado.

Neste ultimos anos o consumidor converteu-se em "expert" na arte de comprar, motivado por um poder de compra alto e uma oferta desenfreada pelos mais diversos canais, comprou...mas comprou como nunca tinha comprado antes. Esse fenómeno veio contribuir não só para o crescimento de todo o retalho, não só para engordar as margens mas também para que qualquer marca pudesse estar no mercado sem que para isso tivesse que fazer as coisas bem.

Mas tudo isso mudou! Hoje é fundamental que algumas marcas parem e pensem!

O produto que vendo:
  • Vale o preço que peço?
  • O consumidor está disposto a pagar esse valor?
  • A imagem da minha loja está alinhada com esse preço?
  • O serviço que dou ao cliente está alinhado com esse preço?
Ou, simplesmente marco a peça a esse preço porque quero praticar a margem que sempre pratiquei?

A razão pela qual te estimulo a pensar tem a ver com conhecer o cliente, conhecer a concorrência e entender este novo mercado, esta nova realidade.

Quanto mais rápido entenderes qual deve ser o teu posicionamento/preço, mais rápido vais poder agir, tomar medidas, para que o teu negócio seja rentável e possa subsistir a esta nova realidade.

Podes perguntar, e porque é que é importante mudar o que sempre fiz?

A verdade é que uma grande parte dos retalhistas vive hoje uma falsa realidade, e porquê?

Quando fazem o orçamento, "aqueles que o fazem", sim acreditem, ainda existem retalhistas prestigiados com vendas de alguns milhões de euros que ainda trabalham sem orçamento...

Utilizam o seguinte processo:

1º Fazem orçamentos de compras com base no orçamento de vendas (que frequentemente ainda não existe)...conclusão...overstock!
2º Fazem orçamentos de vendas com base em histórico....e com base no orçamento de compras...o desafio que encontramos hoje, é que, "Qual histórico?"
3º Depois é momento de desenhar o P&L (profit & loss) para o ano fiscal, aí os financeiros entram e trabalham todas as variaveis de margem, custos etc..

O problema que vivemos hoje é que, quando chega o momento da verdade..."sim falo das vendas diárias...", os números custam mais a sair na realidade que no papel, e como o trabalho de casa não foi feito, não saem mesmo.

Solução!

Promoções, descontos especiais, semana da familia e dos amigos, vale de desconto para a próxima compra etc..etc..etc.. tudo à custa da MARGEM! Margem esta que tinha sido planeada ficar dentro de certos valores e que cai, diariamente! ou seja, escusado será dizer que o resultado do P&L no final do ano vai trazer alguns dissabores.

Com base em tudo isto, a minha pergunta é...

Preço correcto ou promoções constantes?

Eu sou a favor de ter o preço correcto,

Se desde o principio a marca assumir que tem um posicionamento correcto, tendo em conta o seu target, a qualidade do produto, a concorrência,a imagem da loja o serviço etc.. e marcar o produto em linha com esse posicionamento, como marca vai ser muito mais forte, honesta e transparente e o cliente seguramente vai recompensar essa posição com compras.

Outro ponto a favor em ter o preço correcto, é que todos os custos vão estar alinhados com essa estratégia e com essa margem pelo que a preocupação passa a centrar-se unicamente nas vendas.

Tal como deve ser!!

Obrigado e bom trabalho!













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