quinta-feira, 3 de maio de 2012


Dicas para um bom relacionamento com o teu cliente 

Pensei em escrever sobre o Pingo Doce...mas sinceramente já correu tanta tinta sobre o assunto que tendo em conta o comportamento do Pingo Doce nesta situação em particular prefiro não dar-lhes mais tempo de antena.
Já falámos sobre técnica de atendimento, hoje o que te queria deixar são algumas dicas de bom senso de como manter um bom relacionamento com o cliente.

O cliente NUNCA pode sair da tua loja/empresa com a impressão de que foi mal atendido.

Pelo contrário, todo cliente deve sair com sentimento de tratamento diferenciado, pois cada um tem necessidades diferentes. O importante é fazê-lo sentir-se especial.
 
Sem mais demora aqui vão as dicas...


1º Ser consciente e simpatico - Atende bem a qualquer pessoa que se dirigir à tua loja/empresa, independentemente do aspecto ou idade que possa ter.

2º Dá as boas-vindas - Cumprimenta todos com um sorriso. Este é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contacto com o cliente. Sempre que possível tenta saber o nome do cliente e trata-o pelo nome.

3º Atende de imediato - Nunca deixes um cliente à espera demasiado tempo, principalmente se o que estiveres a fazer não estiver relacionado com o seu assunto. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam dois minutos, e têm a percepção que aguardaram dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguarda com mais calma.

4º Demonstra boa vontade - Mesmo que estejas fora da tua área, cumprimenta todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A simpatia não precisa de ser restringida à tua área, mas pode (e deve) ser estendida a toda a empresa.

5º Dá muita atenção ao cliente - Faz com que o cliente se sinta bem-vindo. Trata-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fales mais que o necessário, dá tempo para que o cliente explique o que deseja.

6º Age com rapidez - O tempo é um factor importante na hora do atendimento. Geralmente, o cliente quer que a sua necessidade seja satisfeita o mais rápidamente possível. Porém, cuidado para não passares a impressão de que o queres despachar.

7º Evita termos técnicos - Se conheces a terminologia técnica dos produtos que vendes, deves evitar usa-la quando te dirigires aos clientes, sob o pretexto de poder confundi-los. Podes causar incompreensão e constrangimento ao cliente. Abreviações e siglas também devem ser evitadas. O ideal é usar expressões simples, pronunciadas em voz moderada e clara.

8º Ordens a um cliente, Nunca! - Nunca mas nunca mesmo. Ninguém gosta de ouvir algo como “O senhor tem que assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “Por favor, o senhor pode assinar nesta linha?”.

9º Evita atitudes negativas - Expressões negativas criam um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.

10º Diz a verdade - Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha do que dar a impressão ao cliente de que escondes informação ou omites um problema.

11º Dá atenção às reclamações - fica atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda de um cliente e encaminha-as ao teu superior hierárquico.

12º Demonstra simpatia, é como um bom cartão de visitas - lembra-te de que a tua imagem corresponde à imagem da empresa. Cuida a tua aparência e vestuário, para que estejas sempre apresentável. Usa palavras cordiais e dá informações correctas.

São dicas simple, de puro bom senso

Obrigado, e bom trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário