sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tens umas gordurinhas extra? Emagrece!!

Em 2008 e quando começou este novo ciclo económico com a queda do Lehman Brothers eu trabalhava numa multinacional espanhola, o meu CEO o Carlos Ortega, uma pessoa com uma visão extraordinária deu-nos a todos os directivos uma missão clara. Perder as gorduras!!

É essa mesma missão/conceito que hoje vos venho passar, obviamente que para as grandes empresas se ainda não o fizeram, hoje estarão em maus lençois, mas ainda assim é algo que quero partilhar convosco.

O conceito de perder gorduras é muito simples, e não vou entrar em que tipo de gordura é se boa ou má, vamos pensar naquela boia extra que tens à volta da cintura.

Até à muito pouco tempo, em muitas empresas de retail e devido a um consumo desenfreado por parte do consumidor não se controlavam com demasiado detalhe os custos, isto porque as vendas e a respectiva margem cobriam todo e qualquer custo e ainda deixavam uma percentagem de resultado liquido simpática. A realidade hoje está um pouco diferente, seja por vendas, seja por margem o esforço em gerir bem tem que forçosamente ser maior.

Sim, a gordura são efectivamente os custos desnecessários ou alguns casos, custos necessário mas mal negociados. Hoje a palavra do dia é eficiencia.

Tarefa do dia...caso ainda não o tenhas feito!

Quer tenhas uma loja, quer tenhas 100 lojas. Ir ao detalhe relativamente a todo e qualquer custo, seja ele um custo directo do ponto de venda ou custo indirecto de central e começar a cortar o que não faz falta (cuidado não cortes demasiado, de forma a não afectar o bom funcionamento e a boa imagem da/das tuas lojas), e o que não puderes cortar negoceia.

O ponto anterior é fundamental, uma grande parte do retalho e porque as duas maiores linhas de custos são staff e renda, quando algo começa a falhar corta imediatamente no staff.

Eu acredito que se essa medida é tomada é porque a equipa que tens sempre foi demasiado grande, tinhas mais gente do que necessitavas. Caso contrario existem outras medidas muito mais expansivas que podem ser utilizadas.

E a outra grande linha, a renda?! Se ainda não o fizeste "It's Time", vai ter com o teu senhorio seja ele um privado ou um centro comercial e explica-lhe que a realidade mudou e que é tempo de rever condições. Como todos, ele não vai querer, mas aí tens que utilizar o teu poder de negociação/persuasão.

Boa sorte,

Obrigado e bom trabalho!!





Sem comentários:

Enviar um comentário