quinta-feira, 31 de maio de 2012

SMART BUY

Este video mostra uma experiência de compra completamente fora do normal.

A rede de supermercados Tesco, a número 2 em vendas na Coréia do Sul, teve  a criatividade de criar um supermercado virtual dentro de estações de metro.

Foram aplicados adesivos em backlights nas plataformas das estações, simulando gondolas com produtos, cada um acompanhado de um código QR.
 
Enquanto o consumidor aguardava a chegada do metro, com o seu smart phone podia fotografar os códigos dos produtos e efectuar a compra, que seria entregue mais tarde em casa.

Durante a campanha as vendas online aumentaram 130% !!

 




Obrigado, e bom trabalho

terça-feira, 29 de maio de 2012

7 Tips on how to make a window



The time where the window was only a space to place the best product of the store is gone!

More sophisticated retailers have been investing a lot a money on presenting a concept, a style, instead of only presenting product.

Here follow the 7 tips...

1 – Theme

The main objective of a window it's to stop the person that is passing by the store, more than just nice mannequins & nice product today is essential to have a theme, that strikes the attention of the consumer.

2 – Product

When selecting the product normally you should select either the new & fresh of the store or in alternative nice product with a slow rotation that you want to push out. But please make sure window and internal VM are align.

3 – Mannequins

A mannequin must be as much real as possible, you must select a mannequin that looks a real person, select well the positions, put a wig, use make up...the all deal...

4 - Positioning

The mannequins must be positioned accordingly the theme, they also must tell the story.

5 – Prices

Obviously depends on the legislation of each country, but in most countries indicate prices and ways of payment in the window is mandatory.

6 – Illumination
While selecting illumination, try to hide the projectors within the ceiling and try to avoid white light the yellow gives you a much better look & feel of the store & product.

7 – Labels/Alarms

Make sure that you remove al label & alarms form the clothes before you place them in the window, there is nothing worst than see a mannequins full of labels & alarms all over.

Any other suggestion??

Thank you & have a great day!

segunda-feira, 28 de maio de 2012


Brand

How to seduce & create loyalty from your consumer?

5 tips...

1. Make it Interactive, make your brand, their brand

2. Keep it Real, be yourself all the time

3. Implicit vs. Explicit, tell a story beyond words

4. See it through their eyes, take a step into their world

5. An informed consumer is a loyal consumer


Thank you & have a great day!


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tens umas gordurinhas extra? Emagrece!!

Em 2008 e quando começou este novo ciclo económico com a queda do Lehman Brothers eu trabalhava numa multinacional espanhola, o meu CEO o Carlos Ortega, uma pessoa com uma visão extraordinária deu-nos a todos os directivos uma missão clara. Perder as gorduras!!

É essa mesma missão/conceito que hoje vos venho passar, obviamente que para as grandes empresas se ainda não o fizeram, hoje estarão em maus lençois, mas ainda assim é algo que quero partilhar convosco.

O conceito de perder gorduras é muito simples, e não vou entrar em que tipo de gordura é se boa ou má, vamos pensar naquela boia extra que tens à volta da cintura.

Até à muito pouco tempo, em muitas empresas de retail e devido a um consumo desenfreado por parte do consumidor não se controlavam com demasiado detalhe os custos, isto porque as vendas e a respectiva margem cobriam todo e qualquer custo e ainda deixavam uma percentagem de resultado liquido simpática. A realidade hoje está um pouco diferente, seja por vendas, seja por margem o esforço em gerir bem tem que forçosamente ser maior.

Sim, a gordura são efectivamente os custos desnecessários ou alguns casos, custos necessário mas mal negociados. Hoje a palavra do dia é eficiencia.

Tarefa do dia...caso ainda não o tenhas feito!

Quer tenhas uma loja, quer tenhas 100 lojas. Ir ao detalhe relativamente a todo e qualquer custo, seja ele um custo directo do ponto de venda ou custo indirecto de central e começar a cortar o que não faz falta (cuidado não cortes demasiado, de forma a não afectar o bom funcionamento e a boa imagem da/das tuas lojas), e o que não puderes cortar negoceia.

O ponto anterior é fundamental, uma grande parte do retalho e porque as duas maiores linhas de custos são staff e renda, quando algo começa a falhar corta imediatamente no staff.

Eu acredito que se essa medida é tomada é porque a equipa que tens sempre foi demasiado grande, tinhas mais gente do que necessitavas. Caso contrario existem outras medidas muito mais expansivas que podem ser utilizadas.

E a outra grande linha, a renda?! Se ainda não o fizeste "It's Time", vai ter com o teu senhorio seja ele um privado ou um centro comercial e explica-lhe que a realidade mudou e que é tempo de rever condições. Como todos, ele não vai querer, mas aí tens que utilizar o teu poder de negociação/persuasão.

Boa sorte,

Obrigado e bom trabalho!!





quinta-feira, 24 de maio de 2012

Preço correcto ou descontos constantes?

Vivemos um clima de instabilidade económica o que leva a que naturalmente exista um abrandamento no consumo.

Uns dizem que é uma crise, eu pessoalmente acredito que o que vivemos hoje é um realinhamento, passámos muito rápidamente do 8 para os 80, entrámos numa dinâmica de consumo desenfreado motivado pelo dinheiro fácil e barato.

Hoje e tal como disse atrás acredito que vivemos um realinhamento, não vou comentar a forma nem as politicas tomadas para que esse realinhamento aconteça mas tenho claro que já entramos numa nova realidade.

Eu sou daqueles que acredita que a nova realidade não vai ser pior que a que viviamos, mas claramente vai ser diferente e vai depender de cada um adaptar-se...

O ponto que vos quero trazer hoje tem a ver exactamente com esse realinhamento...ou pelo menos com um novo posicionamento por parte de algumas marcas de forma a poderem continuar no mercado.

Neste ultimos anos o consumidor converteu-se em "expert" na arte de comprar, motivado por um poder de compra alto e uma oferta desenfreada pelos mais diversos canais, comprou...mas comprou como nunca tinha comprado antes. Esse fenómeno veio contribuir não só para o crescimento de todo o retalho, não só para engordar as margens mas também para que qualquer marca pudesse estar no mercado sem que para isso tivesse que fazer as coisas bem.

Mas tudo isso mudou! Hoje é fundamental que algumas marcas parem e pensem!

O produto que vendo:
  • Vale o preço que peço?
  • O consumidor está disposto a pagar esse valor?
  • A imagem da minha loja está alinhada com esse preço?
  • O serviço que dou ao cliente está alinhado com esse preço?
Ou, simplesmente marco a peça a esse preço porque quero praticar a margem que sempre pratiquei?

A razão pela qual te estimulo a pensar tem a ver com conhecer o cliente, conhecer a concorrência e entender este novo mercado, esta nova realidade.

Quanto mais rápido entenderes qual deve ser o teu posicionamento/preço, mais rápido vais poder agir, tomar medidas, para que o teu negócio seja rentável e possa subsistir a esta nova realidade.

Podes perguntar, e porque é que é importante mudar o que sempre fiz?

A verdade é que uma grande parte dos retalhistas vive hoje uma falsa realidade, e porquê?

Quando fazem o orçamento, "aqueles que o fazem", sim acreditem, ainda existem retalhistas prestigiados com vendas de alguns milhões de euros que ainda trabalham sem orçamento...

Utilizam o seguinte processo:

1º Fazem orçamentos de compras com base no orçamento de vendas (que frequentemente ainda não existe)...conclusão...overstock!
2º Fazem orçamentos de vendas com base em histórico....e com base no orçamento de compras...o desafio que encontramos hoje, é que, "Qual histórico?"
3º Depois é momento de desenhar o P&L (profit & loss) para o ano fiscal, aí os financeiros entram e trabalham todas as variaveis de margem, custos etc..

O problema que vivemos hoje é que, quando chega o momento da verdade..."sim falo das vendas diárias...", os números custam mais a sair na realidade que no papel, e como o trabalho de casa não foi feito, não saem mesmo.

Solução!

Promoções, descontos especiais, semana da familia e dos amigos, vale de desconto para a próxima compra etc..etc..etc.. tudo à custa da MARGEM! Margem esta que tinha sido planeada ficar dentro de certos valores e que cai, diariamente! ou seja, escusado será dizer que o resultado do P&L no final do ano vai trazer alguns dissabores.

Com base em tudo isto, a minha pergunta é...

Preço correcto ou promoções constantes?

Eu sou a favor de ter o preço correcto,

Se desde o principio a marca assumir que tem um posicionamento correcto, tendo em conta o seu target, a qualidade do produto, a concorrência,a imagem da loja o serviço etc.. e marcar o produto em linha com esse posicionamento, como marca vai ser muito mais forte, honesta e transparente e o cliente seguramente vai recompensar essa posição com compras.

Outro ponto a favor em ter o preço correcto, é que todos os custos vão estar alinhados com essa estratégia e com essa margem pelo que a preocupação passa a centrar-se unicamente nas vendas.

Tal como deve ser!!

Obrigado e bom trabalho!













quarta-feira, 23 de maio de 2012

Video Motivacional

TEDxCascais - Zé Pedro Cobra





Obrigado e bom trabalho!

terça-feira, 22 de maio de 2012


Fidelizar...agora ou nunca!


Bom dia... Regressando ao tópico de ontem relativamente a fidelização, e tal como foi prometido, vou deixar algumas dicas...

Tal como referi ontem, hoje em dia é fundamental fidelizar, não só porque devido à conjectura económica é mais dificil encontrar clientes que estejam compradores mas porque está provado que o esforço para uma empresa fidelizar um cliente é infimamente menor que procurar novos, até porque este segundo tende a ser finito.

Se queres fidelizar tens que ser criativo e eficiente, 

É fundamental fazer os clientes sentirem-se importantes e confiantes, já não chega oferecer bom produto e promoções, o importante são os detalhes que fazem toda a diferença.

Vamos às dicas...

Inova, oferece uma experiência única

Diferencia-te da concorrência oferecendo experiências diferentes/únicas.

A ideia é ser recordado por algo que marcou o cliente. O atendimento, um evento da empresa, um objecto personalizado no momento, um serviço extra gratuito etc...

O importante é chegar à emoção do cliente.


Tens que ser honesto e autêntico


Não enganes os teus clientes, mais tarde ou mais cedo vão descobrir e sentir-se enganados. 

Se existiu algum problema, se cometes-te algum erro, o melhor é ser honesto e admitir.

Está provado que lidar eficientemente com reclamações/avarias pode ser uma das melhores formas de fidelização, pois estes vão sentir que a empresa é eficiente e que se preocupa com a sua satisfação.

A maior parte dos clientes que têm uma reclamação/avaria ficam mais satisfeitos quando a empresa assume a sua responsabilidade e resolve o problema, do que propriamente ter a devolução do dinheiro ou devolver o produto.


Pede feedback


Pede feedback aos teus clientes. 

Não vais saber a verdadeira qualidade dos teus produtos ou serviço se não perguntares aos teus clientes. 

Faz pequenos questionários, podes estimular a participação com uma oferta/brinde.


Oferece qualidade

Destaca-te pela qualidade, ter melhor produto e melhor serviço que a concorrência.

Lembra-te, qualidade é uma excelente forma de promoveres a tua empresa através dos clientes. Se és reconhecido como fiável e como alguém que tem uma oferta constante de produtos de qualidade, vais consegue fidelizar mais facilmente os teus clientes assim como atrair novos.


Investe num sistema de CRM


É importante que tenhas um sistema que te permita ter uma informação detalhada da relação que tens com o teu cliente.

Hoje em dia é fundamental que conheças o teu cliente, quem é, que idade tem, sexo, as suas preferências, necessidades etc..

É fundamental reter informação relativamente ao que é que comprou, quando comprou e porque comprou.

Caso tenhas web, quantas vezes visitou a página, durante quanto tempo, que paginas clicou etc..


Comunica com os teus clientes


Mantém os teus clientes bem informados.

Seja por novo produto que vais receber, seja por dicas que lhes queres dar, seja porque lhes queres comunicar um evento etc, etc, etc... 

Comunicar de forma consitente e com qualidade é manter-se no top of mind do cliente.

Os teus clientes vão sentir-se mais envolvidos com a empresa.



Vale a pensa pensar nisto,



Obrigado e bom trabalho..

segunda-feira, 21 de maio de 2012

“Ainda não há muito tempo vender era fácil, só tinhamos que produzir. Mas neste momento vivemos tempos um pouco mais dificeis onde produzir é fácil, o desafio é convencer os clientes a comprar."

Chegou o momento onde produzimos demasiado e onde o dificil é vender.

É fundamental que aumentes o teu foco...

Foco, nos detalhes do dia-a-dia do teu negócio,

Foco, na formação e gestão da tua equipa,

Foco, na definição e seguimento dos objectivos da tua equipa,

Foco, na analise diária das tuas vendas e dos teu principais indicadores

Foco, no atendimento e serviço prestado ao teu cliente

Foco, na fidelização....

Tal como se diz em inglês, "Retail is Detail", e nunca foi tão verdade como nos dias de hoje...

O cliente está mais inteligente e exigente que nunca, a qualquer momento tem toda a informação que necessita para fazer uma compra inteligente na palma da sua mão..pelo que é crucial, tornar o acto de compra cada vez mais emocional!

É o teu momento para ser agressivo, é o momento de investires onde realmente podes fazer diferença, investires onde podes conseguir resultados!

Tens que trabalhar a tua loja para vencer cada dia, tem que estar perfeita para receber os teus clientes e a tua equipa tem que estar treinada e consciente do que tem que fazer para alcançar o seus objectivos, cada dia, sim porque o retalho é mesmo assim é sobre ganhar a batalha cada dia.

Tal como já referi, hoje em dia não se trata só de vender, senão de Fidelizar.

Vender é dar resposta imediata a uma necessidade que o cliente já tem. Fidelizar é conhecer o cliente, entender o que é que o cliente quer, encontrar essa solução e dá-la com mimo, com valor, com experiência... com emoção...

Por isso a minha mensagem para hoje é, começa a pensar como vais fidelizar clientes, amanhã vou continuar este tópico e dar-te dicas de como fazê-lo, mas até lá faz o seguinte exercicio:

Pensa.... Quem é o meu cliente?... Conheço o meu cliente?... Sei o que quer o meu cliente?... Como posso agregar valor no dia a dia do meu negócio para fidelizar o meu cliente?


Obrigado e bom trabalho,

domingo, 20 de maio de 2012

Simiocracia, la crisis por otras palabras

Video de Aleix Saló, en Castellano.



Gracias, que tengas un buen fin de semana,

sábado, 19 de maio de 2012



CARPE DIEM, SIEZE THE DAY, APROVEITA O DIA
 抓住每一天

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar.

Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.

Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..."

Confúcio

Que tenhas um excelente fim de semana,

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Autoconhecimento, Resistência Mental e Segurança Emocional!


Descobrires o que na verdade te impulsiona é um dos maiores desafios pessoais que enfrentas ao longo da vida. Muitas vezes deixamos passar oportunidades incríveis por medo de enfrentar algo que desconhecemos ou por acreditarmos na derrota antes do jogo começar.

Entre os factores que explicam esse medo aponto a falta de autoconhecimento como o principal.

É fundamental conhecer o nosso potencial de forma a poder usá-lo sempre que possível.

O profissional que não se conhece, que não está seguro quanto às suas principais competências vai sentir-se inseguro para negociar, seja uma vaga de emprego, um melhor salário, uma promoção ou uma nova oportunidade de negócio.

Uma pessoa com bom autoconhecimento tem o discernimento para negociar as melhores opções para cada tipo de situação, sabendo inclusive recusar propostas que não se alinhem com a sua personalidade ou estilo de vida.

Além do autoconhecimento é igualmente importante desenvolver resistência mental, de forma a poder lidar com qualquer tipo de adversidade.

Pensar numa situação de fracasso aumenta a sensação de derrota que, inconscientemente, vaI produzir acções que vão confirmar esse fracasso.

Estudos em Neurociência comportamental chamam a esse mecanismo Profecia Autorrealizável,

Ou seja,

São previsões negativas que acabam por acontecer de forma a confirmar o mau prognóstico, feito pela própria pessoa.

Para interromper esse círculo vicioso, é importante entenderes as causas do problema, de forma a então poderes corrigir e assim melhorares a tua performance.

Por último,

É essencial ter segurança emocional de forma a poderes enfrentar situações difíceis sem demonstrar medo ou ansiedade exagerada.

Por mais inteligente e preparado que possas estar, podes descontrolar-te emocionalmente. É crucial, que tenhas consciência dos teus próprios sentimentos, que conheças as tuas limitações, os teus talentos e, acima de tudo, que sintas orgulho de ti próprio, vai fazer uma diferença enorme, vai deixar-te mais preparado para poderes enfrentar os desafios e decisões do dia-a-dia.

Obrigado e bom Trabalho!

quarta-feira, 16 de maio de 2012



20 Citações Sobre Motivação


A tua motivação nem sempre está a 100%. Verdade?


Por isso decidi que no post de hoje vou dar-te 20 das minhas citações favoritas sobre motivação que podes utilizar como ferramenta naqueles dias que te sentes um pouco mais "Lento".

Imprime e coloca no quadro do teu escritório ou simplesmente guarda nos favoritos do teu computador. 


1. O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência (Henry Ford)

2 O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo (Winston Churchill) 

3. Lembra-te que o teu mundo é criado na tua cabeça (Ken Keyes Jr.) 

4. Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres (Albert Einstein) 

5. Para de te queixares do que não tens e começa a criar o que queres (Phil McGraw) 

6. O tempo é sempre certo para fazer o que está certo (Martin Luther King) 

7. O Tempo é limitado, pelo que o melhor é acordar fresco em cada manhã, sabendo que tenho apenas uma hipótese de viver este dia e orientar todos os meus dias para uma vida de acção e propósito (Lance Amstrong) 

8. Pessoas com metas triunfam porque sabem para onde vão. É tão simples como isso (Earl Nightingale) 

9. Tento aprender do passado, mas planeio o futuro focalizando exclusivamente no presente (Donald Trump) 

10. Se trabalhas só por dinheiro nunca o vai conseguir, mas se gostas do que fazes e colocas os clientes sempre em primeiro lugar, o sucesso será teu (Ray Kroc, fundador do McDonalds) 

11. A genialidade é feita de 1% inspiração e 99% transpiração (Thomas Edison) 

12. Pode conseguir qualquer coisa na vida, se ajudares o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem (Zig Ziglar) 

13. Devíamos ser ensinados a não esperar por inspiração para começar algo. Acção sempre gera inspiração. Inspiração raramente gera acção (Frank Tibolt) 

14. Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos (Michael Jordan) 

15. A falta de tempo é na realidade falta de prioridades (Tim Ferris)

16. Os teus clientes menos satisfeitos são a tua maior fonte de aprendizagem (Bill Gates) 

17. Se hoje fosse o último dia da tua vida, querias fazer o que vais fazer hoje? Se a resposta for NÃO muitos dias seguidos, sabes que precisas de mudar algo (Steve Jobs) 

18. Quando ino­va­mos, deve­mos estar prepara­dos para ouvir as pes­soas dizendo que esta­mos loucos (Larry Ellison) 

19. Para cresceres, tens que estar disposto a deixar que o teu presente e futuro sejam totalmente diferentes do teu passado. A tua história não é o teu destino (Alan Cohen)

20. Errar é humano. Aprender com os erros é estratégico (Geraldo Collaziol)

Agora dá a tua opinião. O que te faz estar motivado? 



Obrigado e bom trabalho!








terça-feira, 15 de maio de 2012

O que é que um vendedor de Pipocas nos pode ensinar sobre negócios?

O Empreendedorismo pode surgir como uma necessidade, como aconteceu com este vendedor de pipocas.

Mas o importante é conseguir agregar valor, conseguir uma diferenciação para melhor! Se Valdir o conseguiu para algo tão banal como vender pipocas seguramente existe um sem fim de potencial para qualquer negócio.

Recomendo um livro que vem na mesma linha que este video, que é o FISH! , se ainda não o leste, compra porque vale a pena.

Regressando ao Valdir, desde o início que ele descobriu que aquele negócio era mais que um trabalho era a sua paixão e que ao fazer, teria que fazê-lo de um modo muito profissional.

Vê o video..vale a pena!



Obrigado e bom trabalho,

segunda-feira, 14 de maio de 2012

10 DICAS PARA VENCER


1. REVOLUCIONA

O empreendedor necessita de ter o objetivo de revolucionar,
Pergunta a ti mesmo. O que estou a criar é diferente do que já existe? É dez vezes melhor? Dá algo de novo? Agrega valor?


2. TEM UM GRANDE OBJECTIVO

Vais investir o mesmo tempo a trabalhar numa empresa pequena que gastarias numa grande. Por isso, não te deixes intimidar. Pensa em grande e pode ser que chegues lá. Agora se pensares pequeno, nunca vais chegar a grande.


3. FAZ CRESCER A TUA REDE DE CONTATOS

Aumenta a tua rede de contactos. A tua rede tem que incluir investidores, conselheiros, funcionários e clientes. Com uma rede ampla, vais ter a oportunidade de fazer grandes alterações, mas lembra-te, nunca ninguém conseguiu chegar ao topo sozinho.


4. ESPERA O MELHOR MAS PREPARA-TE PARA O PIOR

Deves ter sempre um plano B, caso venha a existir algum problema com o teu negócio. Parte do teu plano deve incluir um plano de reserva. Tenta perceber o que podes fazer caso algo não aconteça exactamente como tinhas planeado. Desta forma, irás desenvolver o teu negócio com muito mais confiança.


5. TENS QUE SER PERSISTENTE! MAS AO MESMO TEMPO FLEXÍVEL

Por um lado, deves ter a visão e ser persistente. Por outro, deves ter a capacidade de mudar conforme os gostos dos teus clientes. A arte é saber quando deves ser flexível e  saber misturar os dois conceitos.


6. NUNCA DESISTAS

Para aprender a andar, todos tropeçamos e caimos inúmeras vezes.

Tal como diz Michael Jordan,

"I've missed more than 9000 shots in my career, I've lost almost 300 games. 26 times, I've been trusted to take the game winning shot and missed. I've failed over and over again in my life. And that is why I succeed."

É muito provável que venhas a estar errado várias vezes. Pelo que tens que estar preparado para repetir  muitas vezes e nunca desistir!


7. SER HONESTO

Vais precisar de amigos que digam que o teu projeto tem potencial de melhora. Não caias no erro de apenas lidar com pessoas que te elogiam. Saber equilibrar os elogios com as críticas é importante para te fazer crescer.


8. SER CONHECIDO

É importante teres uma grande ideia, mas é determinante que essa mesma ideia seja conhecida.


9. A CULTURA É IMPORTANTE

Podes contratar pela experiência, mas acredita, ter a cultura certa na empresa é o mais importante.


10. QUEBRA AS REGRAS

O melhor conselho que alguém um dia me deu!!

"Break the rules if you have to, follow you're instinct and do the right thing"



Obrigado, e bom trabalho

sábado, 12 de maio de 2012

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bestpractices in retail

                   
Para seres o melhor, olha para o que fazem os melhores!

Grande concelho, estou seguro que já o deves ter escutado pelo menos umas 1000 vezes por isso lamento mas com este post vai ser a 1001.

Num blog Americano "Denisee Lee", partilha o resultados do estudo  de varios retailers onde destaca as bestpractices que muito provavelmente são as responsáveis para que estas marcas ocupem um lugar de destaque dentro dos seus conceitos. Deixo aqui um pequeno resumo adaptado.

Que têm em comum, Ikea, Uncommon Goods, William Samoa, Wegmans e The Container Store, o que faz que sejam especiais?

1. São marcas com grande personalidade. Tudo o que são, tudo o que fazem e como o fazem contribui para o desenvolvimento do seu posicionamento, da sua marca.

2. Auto-promoção. Fazem a integração da promoção com a experiência de compra personalizando desta forma a marca, de forma a obter uma relação mais directa e honesta com os clientes.

3. Têm a capacidade de Agregar Valor. Como já falamos diversas vezes, não se trata só de vender produto, os serviços adicionais, a história que está por detrás do produto enriquecem o momento de compra. 

4. Tocam os Sentidos. A experiência de compra nas suas lojas tocam todos os sentidos. Criam atmosfera, como dizem os Brasileiros "Criam Clima" nas suas lojas. 

5. São Multicanais. Internet, telefone e loja formam uma variadade de possibilidades para o cliente se relacionar com estas marcas.

e por último...

6. São socialmente responsáveis. Têm uma cultura de responsabilidade social relacionam-se com as comunidades etc..


Obrigado e bom trabalho

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quatro paredes + produto + caixa = loja, mas ninguém te garante que vendas!

                   
O que é que te pode assegurar que ao abrir um negócio, tenhas sucesso e vendas?

Nada te pode assegurar, mas a soma de três conceitos importantes podem dar mais garantias na hora de pensares numa aventura em Retail.

Esses três conceitos são:

Ideia | Design | People

Aqui neste caso e como já abordei o tema localização várias vezes vou deixar  esse ponto de fora mas por favor se ainda não leste, lê! porque é um ponto fundamental!

retail-design

Ideia, 

Ao pensar numa loja, numa ideia de negócio é fundamental pensar,

- A quem nos dirigimos,
- Que solução vamos apresentar a estas pessoas que são os nossos potênciais clientes,
- Que elementos diferenciadores vamos ter para merecer a sua preferência,
- Como vamos agregar valor ao que já existe,

Ou seja,

- Como vais ser melhor que a tua concorrência?

Design,

Sou um grande defensor que hoje em dia mais que uma ideia, mais que um produto, as pessoas compram atenção, compram uma experiência. Para isso é fundamental que o conceito que vais criar tenha essa missão, a de proporcionar uma experiência que de preferencia seja "diferente" e com muita atenção ao detalhe!

Ainda assim é importante ter em atenção que,

- O projecto seja comercial,
- Que responde às necessidades do negócio,
- Que te diferencia da concorrência,

People,

Foi um visionário que um dia disse,

 "Podes ter o melhor produto do mundo mas se não tiveres uma equipa motivada, com capacidade de passar essa ideia ao cliente de forma apaixonada, estás condenado",

Esse visionário que hoje já não se encontra entre nós, criou um conceito em retalho verdadeiramente inovador e apesar de ser um maniaco por produto sabia a verdadeira importancia de ter as pessoas certas, o seu nome Steve Jobs.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Belight & Vitaminas

Hoje e em linha com o que tenho vindo a escrever trago um artigo de opinião.

Tem a ver com uma experiência recente que tive com estas duas operadoras, que são idênticas, ou seja ,têm um produto muito parecido e em teoria têm o mesmo target.

E porque digo em teoria?

A grande diferença está em realidade na forma como cada uma agrega valor ao conceito, na forma como cada uma conhece o cliente, se posiciona perante o cliente, garante qualidade e cria experiência.

Neste caso e pelo que vou explicar este é um exempo perfeito de como conceitos tão parecidos podem  ser tão diferentes!

Bom aqui vai...

Experimentei os dois conceito em dias diferentes, um o "Belight" no Almada Fórum e o "Vitaminas" no Saldanha Residence.

Belight:

Imagem Loja_Com uma comunicação de produto clara, muito convidativa, com uma imagem moderna e com tudo impecavelmente limpo.
Staff_Com uma responsável de serviço, muito simpáticos, disponiveis, sempre com um sorriso nos labios...e quando houve um pequeno problema com a máquina de multibanco prontamente mandaram-me sentar e almoçar para não arrefecer e pagava no final.
Produto_Comi uma salada com massa integral com cinco ingredientes a adicionar, um sumo e um café. A massa feita no momento envolvida com o resto dos ingredientes, além de muito saborosa é um link importante com o cliente que tem oportunidade de ver o seu almoço a ser elaborado, o sumo pequeno e pouco impressionante já que parece mais semi-natural que natural.
Preço_Paguei um valor perfeitamente aceitavel para a qualidade que tive, não só pela qualidade do produto mas pelo total package, ou seja a apresentação do prato a loja e simpatia do staff.Paguei 6,90€ pelo menu.


Vitaminas:

Imagem loja_Comunicação produto/preço não tão clara como o "Belight", mas igualmente convidativa e tudo impecavelmente limpo.
Staff_Nada simpatico, a operadora de caixa quando perguntei como funcionava o sistema explicou mas muito rápidamente e sem detalhe e a pessoa que me preparou a salada sempre com má cara e com modos pouco simpaticos.
Produto_Comi uma salada com massa integral com cinco ingredientes a adicionar e um sumo. A massa que já estava feita foi aquecida no microondas com o resto dos ingredientes, saborosa mas faltou o link, o cliente ver o seu almoço a ser aquecido no microondas é a acção menos sexy que se pode assistir, o sumo com tamanho mais significativo que o "Belight" mas igualmente pouco impressionante quanto a sabor, parecendo mais semi-natural que natural.
Preço_ Elevado para a qualidade, paguei 7,90€ não tomei café porque não estava incluido.

Como podem ver por uma questão de qualidade, de "package", os conceitos são meramente identicos a forma como cada um agrega valor é o que faz verdadeiramente a diferença.

Vale a pena pensar nisto,

Obrigado e bom trabalho





segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dicas, onde os Retalhistas ainda precisam de Melhorar?

Artigo adaptado do site IBM.com.

















Aproximação e experiência pessoal
Os consumidores pretendem descontos personalizados e participar com os retalhistas no desenvolvimento de produtos adaptados às suas preferências e necessidades. De facto, 78% dos consumidores referem que são susceptíveis à co-criação, ajudando os retalhistas a desenvolver novos produtos e serviços de acordo com as suas preferências.

A geração Y vai mudar o mundo do comércio a retalho
A geração Y tem vontade de avançar com novos canais e utiliza, com grande probabilidade, duas ou mais tecnologias para efectuar compras. Os elementos desta geração pensam que os retalhistas podem melhorar principalmente através da criação de tecnologias para implementação na experiência global de compra. Por exemplo, esta geração de consumidores interessa-se pela utilização do controlo remoto para comprar artigos publicitados na televisão.

A questão não é só o preço
É a oferta certa na altura certa. E para isso é preciso inteligência. A utilização da analítica, para detectar antecipadamente as tendências e estruturar de forma proactiva o planeamento e o inventário, permitirá aos retalhistas moldar a procura, em vez de reagir a esta. Os retalhistas têm de limitar a selecção de modo a que esta corresponda rigorosamente às preferências dos consumidores e certificar-se de que o produto está disponível.

Obrigado e bom trabalho.



sábado, 5 de maio de 2012

O Poder de uma boa comunicação!

Comunicar ou passar uma mensagem é mais eficiente quando se consegue despertar alguma emoção por parte do receptor. Este video exemplifica isso mesmo.

Vê e partilha está muito bom!


sexta-feira, 4 de maio de 2012


Ter os funcionários certos são o teu maior activo - Como contratar bem?

A maioria das pessoas não sabe que os pulmões são constituidos por varias bolsas de ar cada uma das quais participa no processo da respiração. Quando algumas não funcionam correctamente, o resto tem que trabalhar mais e isso é quando tu te encontras com falta de ar.
A mesma coisa acontece com uma má contratação.
Por experiência própria sei que é difícil encontrar bons funcionários. Mas no negócio do retalho não te podes dar ao luxo de te contentares com alguém que apenas preenche uma vaga.
Vamos entrar mais ao detalhe do que podes fazer para assegurar uma maior probabilidade de sucesso, e que este novo funcionário possa contribuir para a tua boa saúde em vez de te fazer ofegar com falta de ar!
Vamos então considerar uma série de elementos que estão envolvidos em assegurar que contratas a pessoa certa para a tua equipa,  juntamente com algumas perguntas.

Aqui vai...


Antes de contratares alguém, deves:
1) Saber para que queres o funcionário, certifica-te que tens um "Job Profile" detalhado com as tarefas e responsabilidades desta nova pessoas bem definidas.
2) Ter em mente o tipo de funcionários que queres antes de começar a entrevistar, não só na prespectiva experiência/competência  mas fundamentalmente na parte de atitude e fit cultural com a empresa.
3) Verifica a informação dada pelo candidato, experiência anterior, lacunas etc..

No momento do recrutamento, deves:
1) Definir cinco fontes para encontrar bons candidatos.
2) Encontrar pessoas interessadas em conhecer outras pessoas, pessoas que sejam amigáveis e que tenham uma atitude acolhedora.
3) Assegurar que a forma como comunicas está em linha com o tipo de pessoas que queres contratar, se queres pessoas divertidas tens que pensar em formas de recrutamento divertidas, nem que seja o próprio anúncio.

Durante o processo, deves:

1) Saber como conduzir uma entrevista, antes da entrevista tens que preparar as perguntas que possam conduzir às respostas que queres ouvir, ou seja, à informação que queres obter.
2) Pede para exemplificar alguns comportamentos do passado de forma a poderes projectar o comportamento futuro.
3) Evita perguntas hipotéticas que começam com, "O que farias se..." ou "Onde achas que vais...."

Ao decidires quem queres contratar, deves:

1) Pedir e conferir as referências.
2) Saber quais são as motivações e expectativas do candidato.
3) Contratar alguém que esteja motivado pelo projecto.

O processo de contratar alguém é visto por muitos gestores como um mal necessário, algo que é preciso fazer e terminar rápidamente.

Esquecem-se que esse alguém é frequentemente a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

Vale a pena pensar nisto.

Obrigado e bom trabalho.

quinta-feira, 3 de maio de 2012


Dicas para um bom relacionamento com o teu cliente 

Pensei em escrever sobre o Pingo Doce...mas sinceramente já correu tanta tinta sobre o assunto que tendo em conta o comportamento do Pingo Doce nesta situação em particular prefiro não dar-lhes mais tempo de antena.
Já falámos sobre técnica de atendimento, hoje o que te queria deixar são algumas dicas de bom senso de como manter um bom relacionamento com o cliente.

O cliente NUNCA pode sair da tua loja/empresa com a impressão de que foi mal atendido.

Pelo contrário, todo cliente deve sair com sentimento de tratamento diferenciado, pois cada um tem necessidades diferentes. O importante é fazê-lo sentir-se especial.
 
Sem mais demora aqui vão as dicas...


1º Ser consciente e simpatico - Atende bem a qualquer pessoa que se dirigir à tua loja/empresa, independentemente do aspecto ou idade que possa ter.

2º Dá as boas-vindas - Cumprimenta todos com um sorriso. Este é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contacto com o cliente. Sempre que possível tenta saber o nome do cliente e trata-o pelo nome.

3º Atende de imediato - Nunca deixes um cliente à espera demasiado tempo, principalmente se o que estiveres a fazer não estiver relacionado com o seu assunto. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam dois minutos, e têm a percepção que aguardaram dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguarda com mais calma.

4º Demonstra boa vontade - Mesmo que estejas fora da tua área, cumprimenta todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A simpatia não precisa de ser restringida à tua área, mas pode (e deve) ser estendida a toda a empresa.

5º Dá muita atenção ao cliente - Faz com que o cliente se sinta bem-vindo. Trata-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fales mais que o necessário, dá tempo para que o cliente explique o que deseja.

6º Age com rapidez - O tempo é um factor importante na hora do atendimento. Geralmente, o cliente quer que a sua necessidade seja satisfeita o mais rápidamente possível. Porém, cuidado para não passares a impressão de que o queres despachar.

7º Evita termos técnicos - Se conheces a terminologia técnica dos produtos que vendes, deves evitar usa-la quando te dirigires aos clientes, sob o pretexto de poder confundi-los. Podes causar incompreensão e constrangimento ao cliente. Abreviações e siglas também devem ser evitadas. O ideal é usar expressões simples, pronunciadas em voz moderada e clara.

8º Ordens a um cliente, Nunca! - Nunca mas nunca mesmo. Ninguém gosta de ouvir algo como “O senhor tem que assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “Por favor, o senhor pode assinar nesta linha?”.

9º Evita atitudes negativas - Expressões negativas criam um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.

10º Diz a verdade - Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha do que dar a impressão ao cliente de que escondes informação ou omites um problema.

11º Dá atenção às reclamações - fica atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda de um cliente e encaminha-as ao teu superior hierárquico.

12º Demonstra simpatia, é como um bom cartão de visitas - lembra-te de que a tua imagem corresponde à imagem da empresa. Cuida a tua aparência e vestuário, para que estejas sempre apresentável. Usa palavras cordiais e dá informações correctas.

São dicas simple, de puro bom senso

Obrigado, e bom trabalho

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Incredible Printed Ads from Nike

I have found this print ads in "The Incredible Print ads of Nike | 10Steps.SG", and I have picked 9. Enjoy!