
A montra tem a missão de:
1. Fazer o cliente parar e olhar!
2. Comunicar uma história!
3. Vender produto!
4. Fazer o cliente entrar na loja!
Este elemento de comunicação é normalmente mal explorado, os erros mais comuns, são:
1. Não comunicar nenhuma história, o que não estimula o interesse de quem passa... Infelizmente em grande maioria dos casos as montras são para os retalhistas mais um problema que uma excelente ferramenta de comunicação.
2. No caso das lojas de moda, é frequente ver manequins mal vestidos, com "outfits" mal criados e sem uma história/relação entre eles.
3. Rotação do produto em montra, como já referi, a montra é uma excelente forma de venda, o artigo na montra deve estar alinhado com o visual merchandising da loja, estrategicamente colocado de forma a potenciar as vendas de determinado produto. Normalmente a rotação é feita pouco frequentemente e sem critério.
4. Interacção com o cliente, hoje e cada vez mais é fundamental o estímulo de o cliente interagir com a loja. Muito poucas marcas/lojas têm essa visão, mais abaixo tens um exemplo prático da "Diesel" que tem vindo a desenvolver algumas acções simples mas eficazes para conectar com o cliente.
Recomendações?
Qualquer retalhista deve ter a preocupação de comunicar com as suas montras o melhor possível, tenha ele uma loja de moda, sapataria, pastelaria, florista etc...
Keep it simple! Não faz falta complicar, por vezes uma ideia simples bem implementada, acaba por ser a melhor montra.
Cria varias histórias e desenvolve a montra à volta desse conceito, devias alterar algo na decoração da montra no mínimo cada 2 meses, e não me estou a referir ao produto.
Selecciona o produto de forma a estar alinhado com o VM da loja, o produto exposto e onde está exposto é muito importante, é frequente que o que motiva o cliente a entrar na loja (produto da montra), seja exactamente o que ele vai à procura em primeiro lugar dentro da loja. Não lhe dificultes muito a vida já que o pode desmotivar e fazer com que desista e saia sem encontrar o que queria.
Roda a produto de forma regular, nenhum produto deve estar na montra mais de 15 dias seguidos.
Cria forma de interagir com o cliente mesmo antes de ele entrar na loja, utiliza a tua montra...vê esta ideia da "Diesel"
Eleva as tuas montras ao patamar seguinte.
Obrigado e Bom Trabalho
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