terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Inovar para Sobreviver...
A competitividade que vivemos nos dias de hoje impõe agilidade aos gestores de que tem que procurar cada vez mais criatividade de conceitos, para novos produtos, processos e formatos de lojas.


A cada dia surgem novas tecnologias e inovações na forma de ser e de operar os negócios, este desenvolvimento implica uma ampliação de benefícios aos clientes assegurando assim a competitividade das empresas.


Por mais que essas novas tecnologias agreguem valor, o elemento humano ainda é o fundamental para o bom desempenho de serviço prestado e das vendas. Os clientes procuram lojas onde se sintam bem, onde o serviço seja "premium", estas lojas são as que têm vendedores motivados & qualificados.


Ainda que a realidade do comércio online esteja aí, que saibamos que é uma tendência crescente um "player" de referência no futuro onde a disponibilidade de procurar informações, produtos & preços é ilimitada, a realidade é que as pessoas gostam de ser servidas.."mimadas"..ter alguém que as ajude a escolher a tomar a decisão final.

Por isso é fundamental que as empresas sejam constantemente uma "startup", que não parem de inovar e que cuidem o seu cliente. Existem três tendências que o cliente cada vez valoriza mais e que o fazem ir à tua loja, estas são:


Comodidade 

As pessoas valorizam cada vez mais a oferta de comodidade. Comprar tem de ser sinónimo de prazer e não de sacrifício. Os clientes ditam o mix dos produtos, como querem as embalagens, as entregas e o pagamento. Retalhistas que não tenham este focos, o de satisfazer o cliente, impondo apenas a sua vontade própria seja ela qual for têm os dias contados.


Customização

Reconhecer a necessidade dos clientes de serem tratados e atendidos como únicos, faz parte do modo de ser e proceder do retalho do futuro.


Uma vez mais, retalhistas que concebem os seus negócios apenas como transacções comerciais, simples trocas de produtos e serviços por dinheiro, vão conseguir no máximo ser sobreviventes. 


Para cresceres ou até mesmo para te manteres vivo, clonar ou apenas neutralizar as acções da concorrência não é suficiente.


As necessidades dos consumidores são mais sofisticadas e o alto desempenho no retalho está reservado aos que entenderem que estão diante de um novo mercado, formado por novos consumidores, que nas suas compras procuram algo mais que um bem comum, procuram produtos, serviços e atendimento personalizados, feitos à medida para eles.


Emocional

Na sociedade actual os produtos são cada vez mais comprados como forma de recompensa emocional e não unicamente pela necessidade do produto em si.


Uma posição sólida no mercado e na mente dos clientes está reservada para os que conhecem os clientes em profundidade e buscarem inovação e a diferenciação com persistência, de forma a tornar a experiência de compra um momento inesquecível.
 
 
 
Vale a pena pensar nisto!
Obrigado, e Bom Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário