Store Key Performance Indicators
No último dia abordamos a taxa de conversão. Hoje vamos falar das unidades por transacção e do valor de compra média.
Unidades por transacção, o que é?
Unidades por transacção e tal como o nome diz, é a média do número de artigos comprados por ticket. Deve ser medido diariamente.
Como se calcula?
Upt = Número total de unidades (dia) / Número tickets (dia)
Exemplo:
Realizou 10 tickets (vendas) durante o dia de ontem!
Nesses 10 tickets vendeu o total de 20 unidades.
Qual o Upt?
Upt = 20 / 10 = 2, ou seja o teu Upt de ontem foi 2
É bom? Ou é mau? Para que serve?
A avaliação depende do tipo de negócio, o importante é colocares objectivos à tua equipa e ir melhorando o rácio pouco a pouco. Mas para que serve?
Tal como vimos no último dia é importante trabalhar o atendimento ao cliente de forma a maximizar a conversão de clientes, mas é igualmente importante trabalhares com a tua equipa o adicionar! E é exactamente o adicionar que aqui se mede, mede-se a forma como tu maximizas a compra de cada cliente, se tens uma média superior a 2 estás no bom caminho, se ainda estás abaixo de 2, tens que começar a trabalhar a tua equipa.
Ligado a este rácio está o valor de compra média!
Valor de compra média não é mais que a transformação do Upt, em valor, e deve ser igualmente medido diariamente!
Vcm = Valor total de venda (dia) / Número tickets (dia)
Exemplo:
Tal como demos o exemplo atrás, ontem realizaste 10 tickets (vendas)
No total, com esses 10 tickets vendeste, 1000€
Qual o Vcm?
Vcm = 1000 / 10 = 100€
Podes ainda chegar à conclusão que o teu valor médio por artigo, foi de 50€.
Estes valores isoladamente não são muito relevantes mas acompanhados por objectivos e histórico são fundamentais para que diariamente possas avaliar o teu negócio e avaliar a performance da tua equipa.
Obrigado, e Bom Trabalho
Sem comentários:
Enviar um comentário