quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Store Key Performance Indicators

O que são store key performance indicators?

Tal como o nome diz são indicadores para medir a eficácia do teu ponto de venda,

Quais os mais comuns e o que medem?

O indicadores mais comuns são a taxa de Conversão, o número de unidades por transacção e o valor médio por compra entre outros...

Hoje vamos falar da Taxa de Conversão:


Para calcular a taxa de conversão deves ter instalado na tua loja um contador de pessoas, existem vários tipos de contadores, na minha opinião os mais fiáveis são as camaras (foto ao lado), podes encontrar nos mais diversos fornecedores o mais normal é que o teu fornecedor de antenas antifurto ou CCTV te possa fornecer este material.

A taxa de conversão não é mais que um indicador para medir a eficácia da tua equipa a converter visitas em clientes. Este indicador deve ser verificado diariamente.

Para fazer o simples calculo matemático que te vai dar o indicador, necessitas ainda do número de tickets (ou transacções, ou seja o numero de vendas que fizeste no dia)

Esta é a fórmula:

Taxa Conversão = Nº de tickets / Nº total de clientes que entram na loja
(depois converte o resultado em percentagem, ou seja, multiplica por 100)

Exemplo:

Pelo contador na tua loja durante o dia de ontem entraram 100 pessoas.
Durante o dia de ontem fizeste 12 tickets (vendas).

Qual a taxa de conversão?

Taxa conversão = 12/100 = 0,12 * 100 = 12%

A tua taxa de conversão está em 12%, ou seja, tu ou a tua equipa conseguiram vender a 12% dos clientes que entraram na loja.

Relativamente ao que se considera uma boa taxa de conversão, depende do tipo de negócio e da localização do mesmo. O importante é que tenhas este indicador diariamente e trabalhes com a tua equipa para ir melhorando diáriamente.

Obrigado, e Bom Trabalho



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