sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


CONSISTÊNCIA..E NATAS DE SOJA


MINIPREÇO

Introduzo este tópico por uma situação que se passou esta semana,

Soube que perto de onde vivo tinha aberto um supermercado novo, este supermercado pertence a uma rede que tem a maior rede de distribuição de supermercados em Portugal, têm neste momento mais de 400 portas. Sim estou a falar do Minipreço.

Confesso que não sou cliente do Minipreço, não me perguntem porquê, mas nunca encontrei nada que me fizesse identificar com a marca. Compro no Continente, no Jumbo, Pingo Doce, no Lidl mas não compro no Minipreço.

Querendo entender o porquê já que sou um retalhista por natureza e gosto de entender o que se faz, como se faz e porque se faz fui ao Minipreço de forma a ter uma opinião formada do que "Gosto" ou "Não Gosto" no supermercado. Utilizei estes termos de propósito, efectivamente o consumidor actual tem um comportamento muito estilo Facebook, ou gosta ou não gosta e se não gosta como a oferta hoje é abundante simplesmente não Usa, ou não compra.

Vamos então ao que interessa. Qual a avaliação da minha visita?

A espectativa era alta!! Uma loja nova, numa zona de poder aquisitivo médio/alto, a loja deve estar espectacular, assim pensei eu como retalhista e como consumidor..

Infelizmente o resultado não esteve alinhado com a minha expectativa, que balde de agua fria!

E o mau é que nem tive que ser minucioso para descobrir o que não gostava..enumero alguns pontos:

Loja escura com aspecto usado (não podemos esquecer que é uma loja nova)
Corredores estreitos
Tecto falso "aos quadrados", com bastantes quadrados removidos do seu sitio como se a loja estivesse em manutenção
O staff estava ocupado a repor vinho, mais do que a servir os clientes
Comunicação de produto ou promoções inexistentes
e para cumulo quando cheguei à caixa para pagar tinha falta de trocos..

Conclusão!

Não é que não existam bons supermercados do Minipreço, já tive oportunidade de falar com diversas pessoas que compram no Minipreço e existem alguns que estão bastante bem, mais modernos, com melhor comunicação e melhor serviço.

E esse é o ponto onde quero chegar,

O problema do Minipreço não é o preço e não é o produto, é a falta de consistência na embalagem e na comunicação,

Quando falo de embalagem, falo de lojas, o cliente tem que respirar o mesmo ambiente quer vá a um Minipreço na Guarda quer vá a este que eu fui em Vale de Milhaços. O cliente tem que sentir, e quando falo em sentir, falo de ambiente (luz, som, cheiro), falo de comunicação (cartazes com preços e promoções, statemente de missão, statement de valores da marca), falo de serviço (desde como o staff está fardado até à forma como serve o cliente, à forma como foi formado), falo da forma como está exposto o produto esteja este na padaria, nos frescos, no frio ou simplesmente num linear ou numa ilha.

Ou seja,

Falo de consistência no detalhe e no serviço! & gentlemen's, hoje e de cara ao futuro mais que preço e produto, it's all about "Experience", ninguém tem necessidade de ir a um supermercado, podem perfeitamente comprar online.

Não sei se esta loja em Vale Milhaços em particular é uma loja própria, ou se é uma franchisado, se o mobiliário é novo ou se foi utilizado de outra loja..e como cliente "NÃO SEI, E NÃO QUERO SABER", o Minipreço tem que ter controlo de qualidade de forma a garantir que cada loja que abre, abra com o padrão estabelecido em Produto, Imagem e Serviço! Para que eu ou qualquer cliente do Minipreço quando pensemos em ir a uma loja Minipreço, tenhamos uma experiência igual ou superior à expectativa que o Minipreço nos cria.

And that is what Retail is all About!!

Simples, não é?

Agora a respeito das "Natas de Soja", que comprei na minha visita ao Minipreço, recomendo! aparte de que são mais saudaveis que as natas normais e sabem exactamente ao mesmo, não só são de óptima qualidade como o preço foi imbatível.Fizeram um molho para os cogumelos com....mas isso já é outra história...

Obrigado, e Bom Trabalho!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário