domingo, 26 de fevereiro de 2012

veeco carro desportivo electrico VEECO o primeiro automóvel desportivo eléctrico made in PortugalVEECO o primeiro automóvel desportivo eléctrico made in Portugal


O protótipo elétrico VEECO foi apresentado no passado dia 3 de Fevereiro em Lisboa, é um reverse trike totalmente elétrico, com autonomia até 400 km e desenho em forma de gota, concebido para atingir uma eficiência aerodinâmica elevada.

O VEECO RT é uma verdadeira revolução no tradicional conceito automóvel!
Este protótipo resulta de um projeto de investigação e desenvolvimento da VE – Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, Lda., com o selo EUREKA e cofinanciado pelo QREN, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

O VEECO promete gastar apenas um euro (1.00 €) aos 100 km. Para isso, o utilizador precisa apenas de carregar a bateria durante a noite, utilizando a tarifa bi-horária e uma bateria de 16 quilowatts/hora. O Veeco pode ser carregado numa tomada de electricidade normal ou num dos postos de carregamento que já existem em Portugal.
.

FATORES DISTINTIVOS


O protótipo foi estudado e concebido de raiz, com o objetivo de criar um veículo de excelência, que se destaca pela eficiência, engenharia, design e caráter desportivo.

    • Atratividade: design desportivo, atraente e personalizável;
    • Diferenciação: é um reverse trike (veículo com três rodas);
    • Inovação e desenvolvimento: puramente elétrico, com elevada eficiência aerodinâmica e energética;
    • Tecnologia incorporada: interface homem-máquina, baterias de iões de lítio (LiFePo4) e motor de indução;
    • Autonomia: entre 200 e 400 km, dependendo da capacidade do banco de baterias;
    • Performance: aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos e velocidade máxima superior a 160 km/h;
    • Economia: 1€ permite percorrer 100 quilómetros;
    • Preservação do meio ambiente: zero emissões de CO2..

veeco carro desportivo electrico portas VEECO o primeiro automóvel desportivo eléctrico made in Portugal

.

PRODUÇÃO LOW VOLUME

Cada VEECO RT é único!

Com uma produção low volume e veículos feitos por encomenda, o fabrico do VEECO RT é sempre acompanhado por cada cliente, que tem à sua disposição uma ampla oferta de elementos de personalização (exteriores e interiores) e pode criar o seu VEECO RT, à sua imagem.
.
PODE CIRCULAR EM AUTOESTRADAS

Com apenas três rodas (duas à frente e uma traseira), o VEECO RT pode circular em autoestradas, vias rápidas e pontes.
.
ALTA TECNOLOGIA
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

Este interface, com design simples e intuitivo, fornece ao condutor informações relativas a velocidade, estado de carga das baterias, temperaturas de motor e inverter e níveis de consumo instantâneo ou regeneração. Para além destas informações, contém os habituais alertas e avisos: cinto de segurança, piscas, faróis, manutenção, etc.

Agregado ao painel informativo, existe um painel de aplicativos, que integra um módulo multimédia para reprodução de música e vídeo (com rádio, leitor de MP3 e MP4), um módulo de navegação na Internet e um módulo de estatísticas.

O interface do VEECO RT inclui um módulo de navegação GPS integrado com o software do veículo, que permite calcular as rotas e fazer o mapeamento dos postos de carregamento em função da autonomia.

Está em fase final de desenvolvimento um módulo para fazer a assistência remota ao veículo e solucionar problemas de software em tempo real, através de rede móvel.

veeco carro desportivo electrico stand VEECO o primeiro automóvel desportivo eléctrico made in Portugal
.
BATERIAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO

O VEECO RT vem equipado com baterias de lítio do tipo LiFePO4, com capacidades entre 16 e 48 kWh.

Esta tecnologia é a mais recente no mercado e assegura maior segurança, comparativamente às baterias de iões de lítio tradicionais.
.

SISTEMA DE TRAÇÃO


O sistema de tração, com motor de indução e variador eletrónico de velocidade de 30 kW (nominal) a 80 kW (pico), permite superar os 160 km/h de velocidade máxima e cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos.

A transmissão é feita através de correia dentada em carbono. O binário do motor é transmitido à roda de tração com um rendimento superior a 98%.
.

DESIGN


O design do VEECO RT foi concebido com o objetivo de criar um desportivo elegante e atrativo, com uma elevada eficiência aerodinâmica.

A configuração de reverse trike advém dessa premissa. A forma de gota é o resultado da otimização do conceito, que alia o design à engenharia.

O VEECO RT possui uma via frontal larga, com proporções marcadamente desportivas, e uma traseira inspirada nos traços característicos do motociclismo.

O caráter desportivo é, sobretudo, definido pela relação entre a altura e largura e pelo grafismo conseguido com o contraste entre a parte superior e inferior da carroçaria, com destaque para a roda traseira, visível de todos os ângulos.

À frente, a personalidade do VEECO RT é acentuada com uma grelha baixa, entradas de ar horizontais e faróis de desenho rasgado.

De perfil, o tejadilho, em linha descendente, culmina nas double bubbles que formam o óculo traseiro.

A linha de cintura é subida e articula de forma dinâmica o grupo ótico dianteiro com todo o conjunto da traseira, rasgando as portas de abertura vertical.


POSICIONAMENTO


Cada VEECO é verdadeiramente único e diferenciado, direcionado para consumidores que valorizam produtos Premium, não massificados e que projetem a sua individualidade.

Com o foco na qualidade e no detalhe, a aposta é feita na personalização do produto, ao nível do interior e dos equipamentos.

Cada unidade é produzida mediante encomenda, de acordo com as preferências do cliente.

O VEECO RT vai ser comercializado exclusivamente pela marca, com o objetivo de desenvolver uma relação próxima com o cliente, desde o primeiro momento até à entrega e acompanhamento pós-venda, permitindo-lhe seguir o processo de desenvolvimento e produção do seu VEECO.

Este protótipo está bastante desenvolvido e corresponde a 90% da versão final. A versão comercial definitiva vai incorporar, essencialmente, melhorias nos acabamentos dos interiores.

.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário