quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012


EMPREENDEDORES & NEW CONCEPTS

TENIS MARCA "NÃO" & SALSA FITS MY LIFE


Hoje tive oportunidade de visitar uma loja nova que acabou de aterrar em Portugal no passado mês de Janeiro, a loja em questão é a loja "Não", a loja tem aproximadamente 50m2 e está localizada na praça central do piso 0, no Amoreiras shopping center em Lisboa.

A loja vende calçado casual com look desportivo e destina-se a Homens, Mulheres e Crianças, relativamente ao produto, este está dividido em dois modelos os Capri e os Noite e cada um deles é feito em inúmeras cores e materiais e são vendidos de 49€ a 69€.

Existe uma história que está por detrás do conceito,  segundo a mesma, Adilson, um menino brasileiro cuja família tinha poucas possibilidades económicas, sempre que pedia uns ténis à sua mãe, a resposta era: "NÃO". Para evitar andar descalço, Adilson recolhia diferentes materiais e tecidos que encontrava na favela e fazia os seus próprios ténis... Consta que se tornou num homem de sucesso e, quando lhe perguntam qual o nome dos seus ténis, a resposta era: NÃO. Realidade ou ficção, uma coisa é certa, os ténis aí estão.

Como não podia deixar de ser ao ter conhecimento desta nova marca tive que ir ver para poder ter uma opinião. Aqui segue!

O produto esteticamente é bonito, facilmente pode tornar-se um objecto de moda, ainda que tenha algumas reticências relativamente ao conforto já que a sola me parece demasiado fina, mas isso não quer dizer nada, já que os famosos Louboutin também não são o maior conforto do mundo e vendem como "churros" com dizem nuestros hermanos.

Relativamente à loja, creio que esta bem conseguida, um aspecto geral escuro mas com atenção na iluminação de forma a destacar a cor do produto, aspectos a melhorar, os assentos poderiam ser mais confortáveis (existe espaço para isso) e o ecrã da caixa não deveria estar tão explicito para a montra.

Como ponto fundamental de melhora deixo esta dica ao João Amorim e à Inês Correia, que são os dois jovens empreendedores que acabam de trazer esta marca para Portugal, invistam em formação de atenção ao cliente de qualidade. O atendimento que tive na loja foi medíocre! Deixo apenas dois ou três pontos, não houve nenhuma tentativa de venda por parte da assistente de vendas, a abordagem foi deficiente, fechada, (ver os meus posts sobre atendimento), a assistente de vendas deveria estar formada para interagir com o cliente de uma forma mais eficiente, não me foi perguntado se eu já conhecia a marca (excelente forma para quebrar o gelo ao mesmo tempo contar-me a história e apresentar-me o produto), como não houve interacção, não houve venda, não houve tentativa de tornar-me seguidor da marca etc... Por favor apostem na formação! Se necessitarem de ajuda nesse sentido podem escrever-me.

Depois de ver esta loja, aproveitei para dar uma volta pelo shopping de forma a ver as novidades, e encontrei um novo conceito.

A DENIM INNOVATION STORE

Este novo conceito pertence à marca líder em denim em Portugal ou seja a Salsa Jeans, a meu ver a Salsa está de parabéns por este novo passo.

Com este conceito a marca vem enfocar-se no seu "Core Business", ou seja no denim, deixando a moda ainda que representada pelo que suponho sejam "Key Styles",  mais para segundo plano.

Este é um passo que merece atenção por um ponto de vista estratégico, onde as marcas trabalham para assegurar uma maior eficácia em vendas por metro quadrado, conseguindo assim melhores e mais fáceis níveis de rentabilidade. Este ponto é fundamental não só para enfrentar o mercado Português que vive alguns desafios, mas também por um ponto de vista internacional, tanto para lojas seja em regime directo ou franchising, seja para shop in shop's em "department stores".

Salsa, os meus parabéns! depois de algumas decisões algo questionáveis a nível estratégico este parece-me um passo firme para um crescimento sustentável.

Obrigado, e bom trabalho!











2 comentários:

  1. Quanto à loja NAO, devem ter feito alguma coisa quanto ao atendimento, pois quando passei por lá um dia destes, já na hora de fecho, o colaborador presente mostrou toda a disponibilidade para nos mostrar a coleção, tinha entusiasmo pela marca, contou-nos a história da mesma, etc... Não teve oportunidade para vender, porque não estávamos mesmo compradores.
    Quanto à Salsa, sou grande fã da marca e tive excelentes experiencias de compra tanto no Forum Algarve, como nas Amoreiras. Esta última é claramente uma loja de back to the basics e, eu que sou cliente dos basicos Salsa adorei! Provavelmente, terá um VN/ m2 muito superior à média das lojas do grupo. PS: Este tb é um KPI interessante, não achas?

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    1. Obrigado pelo teu comentário!

      Fico contente por saber que a loja Não foi proactiva e melhorou alguns dos pontos que eu referi, no meu post.
      Relativamente à Salsa, fico contente em saber que és fã, eu como marca gosto mais da Pepe Jeans mas como serviço estou de acordo de que a Salsa tem vindo progressivamente a melhorar a atenção ao cliente.
      A estratégia Back to Basics e tal como referes tem a pretenção de ser mais eficiente no que diz respeito a vendas por m2. A melhoria deste rácio (KPI) ajuda a marca não só a ser mais eficiente neste momento mais complicado em que o consumo está mais retraido em Portugal mas também para que se possa posicionar mais fácilmente e de forma mais competitiva no extrangeiro.

      Obrigado, e Bom Trabalho!

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