EMPREENDEDORES & NEW CONCEPTS
TENIS MARCA "NÃO" & SALSA FITS MY LIFE

A loja vende calçado casual com look desportivo e destina-se a Homens, Mulheres e Crianças, relativamente ao produto, este está dividido em dois modelos os Capri e os Noite e cada um deles é feito em inúmeras cores e materiais e são vendidos de 49€ a 69€.
Existe uma história que está por detrás do conceito, segundo a mesma, Adilson, um menino brasileiro cuja família tinha poucas possibilidades económicas, sempre que pedia uns ténis à sua mãe, a resposta era: "NÃO". Para evitar andar descalço, Adilson recolhia diferentes materiais e tecidos que encontrava na favela e fazia os seus próprios ténis... Consta que se tornou num homem de sucesso e, quando lhe perguntam qual o nome dos seus ténis, a resposta era: NÃO. Realidade ou ficção, uma coisa é certa, os ténis aí estão.
Como não podia deixar de ser ao ter conhecimento desta nova marca tive que ir ver para poder ter uma opinião. Aqui segue!
O produto esteticamente é bonito, facilmente pode tornar-se um objecto de moda, ainda que tenha algumas reticências relativamente ao conforto já que a sola me parece demasiado fina, mas isso não quer dizer nada, já que os famosos Louboutin também não são o maior conforto do mundo e vendem como "churros" com dizem nuestros hermanos.
Relativamente à loja, creio que esta bem conseguida, um aspecto geral escuro mas com atenção na iluminação de forma a destacar a cor do produto, aspectos a melhorar, os assentos poderiam ser mais confortáveis (existe espaço para isso) e o ecrã da caixa não deveria estar tão explicito para a montra.
Como ponto fundamental de melhora deixo esta dica ao João Amorim e à Inês Correia, que são os dois jovens empreendedores que acabam de trazer esta marca para Portugal, invistam em formação de atenção ao cliente de qualidade. O atendimento que tive na loja foi medíocre! Deixo apenas dois ou três pontos, não houve nenhuma tentativa de venda por parte da assistente de vendas, a abordagem foi deficiente, fechada, (ver os meus posts sobre atendimento), a assistente de vendas deveria estar formada para interagir com o cliente de uma forma mais eficiente, não me foi perguntado se eu já conhecia a marca (excelente forma para quebrar o gelo ao mesmo tempo contar-me a história e apresentar-me o produto), como não houve interacção, não houve venda, não houve tentativa de tornar-me seguidor da marca etc... Por favor apostem na formação! Se necessitarem de ajuda nesse sentido podem escrever-me.
Depois de ver esta loja, aproveitei para dar uma volta pelo shopping de forma a ver as novidades, e encontrei um novo conceito.
A DENIM INNOVATION STORE

Com este conceito a marca vem enfocar-se no seu "Core Business", ou seja no denim, deixando a moda ainda que representada pelo que suponho sejam "Key Styles", mais para segundo plano.

Salsa, os meus parabéns! depois de algumas decisões algo questionáveis a nível estratégico este parece-me um passo firme para um crescimento sustentável.
Obrigado, e bom trabalho!
Quanto à loja NAO, devem ter feito alguma coisa quanto ao atendimento, pois quando passei por lá um dia destes, já na hora de fecho, o colaborador presente mostrou toda a disponibilidade para nos mostrar a coleção, tinha entusiasmo pela marca, contou-nos a história da mesma, etc... Não teve oportunidade para vender, porque não estávamos mesmo compradores.
ResponderEliminarQuanto à Salsa, sou grande fã da marca e tive excelentes experiencias de compra tanto no Forum Algarve, como nas Amoreiras. Esta última é claramente uma loja de back to the basics e, eu que sou cliente dos basicos Salsa adorei! Provavelmente, terá um VN/ m2 muito superior à média das lojas do grupo. PS: Este tb é um KPI interessante, não achas?
Obrigado pelo teu comentário!
EliminarFico contente por saber que a loja Não foi proactiva e melhorou alguns dos pontos que eu referi, no meu post.
Relativamente à Salsa, fico contente em saber que és fã, eu como marca gosto mais da Pepe Jeans mas como serviço estou de acordo de que a Salsa tem vindo progressivamente a melhorar a atenção ao cliente.
A estratégia Back to Basics e tal como referes tem a pretenção de ser mais eficiente no que diz respeito a vendas por m2. A melhoria deste rácio (KPI) ajuda a marca não só a ser mais eficiente neste momento mais complicado em que o consumo está mais retraido em Portugal mas também para que se possa posicionar mais fácilmente e de forma mais competitiva no extrangeiro.
Obrigado, e Bom Trabalho!