
Vivemos numa realidade ultrapassada!
Por um lado as empresas recusam-se a contratar profissionais com mais de 45 anos, ou são cargos de direcção ou com 45 anos, o profissional já é velho!?
Por outro lado temos a realidade, o aumento da esperança média de vida e constrangimentos económicos que nos fazem trabalhar mais anos e reformar mais tarde.
Em terceiro lugar temos jovens estudantes cada vez mais qualificados, a terminarem a licenciatura, mestrado e doutoramento aos 30 anos. Jovens estes que são convidados a sair do País à procura de melhor sorte!
Por favor, vamos mudar de uma vez por todas o paradigma!
Pelas minhas contas um jovem que termine os estudos aos 30, vai ter de trabalhar no mínimo até aos 67 / 70 anos, por dois motivos, por um lado porque a idade da reforma tem tendência a deslizar para estas idades, por outro lado, porque segundo diversas teorias tudo aponta para que nessa altura a reforma que o estado vai poder dar vai ser simbólica o que vai obrigar as pessoas a trabalhar até o mais tarde possível...
Se não me engano isso significa que vão ter que trabalhar entre 37 a 40 anos..
Vão trabalhar numa realidade não linear, ou seja, cada vez mais vão procurar dar profissionalismo em troca de satisfação pelo que fazem... vão mudar varias vezes de trabalho e de carreira, numa realidade onde competências vão ser tão ou mais valorizadas que experiência...
Onde ficam, se aos 45 anos já forem considerados velhos? O que vão fazer aos 25 anos que lhes faltam trabalhar?
Podem dizer.. Como se faz hoje?!
Como dizem "nuestros hermanos", borron y cuenta nueva...podem esquecer o que foi até hoje porque não vai voltar, temos que começar a trabalhar no que queremos que venha a ser o nosso amanhã!
Por favor, vamos criar empresas dinâmicas, competitivas, onde se motivem profissionais a darem o seu melhor e onde se criem lideres capazes de fazer crescer a nossa economia e reter o nosso capital humano!
Esqueçam empregos para toda a vida...não é competitivo! Mudar é aprender e aprender é crescer!
Vale a pena pensar nisto!
Obrigado, e Bom Trabalho!
Sem comentários:
Enviar um comentário