segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vobis


Li este fim de semana uma noticia no jornal, que na verdade não me deixou nem um pouco surpreendido.

A Vobis está a fechar lojas... mas porquê?

Todos sabemos que a Sonae para além dos centros comerciais e do continente tem uma alargada rede de retalho, que vai desde cafés, lojas de desporto, livrarias etc..

O que nem todos têm a percepção é que nem todos os conceitos são bem sucedidos... e tem a ver essencialmente com um motivo, má execução do conceito, ou seja as marcas não têm lideres à altura do desafio.

Um claro exemplo de boa execução/má execução, são as lojas Zippy e Modalfa, enquanto que na Zippy existe uma execução consistente, desde produto, posicionamento/target, preço, visual merchandising etc.. Já a Modalfa é um reino perdido o produto fraco, a comunicação completamente desalinhada do target e o visual merchandising/serviço é melhor nem comentar.

Agora voltando à Vobis...

Neste conceito em particular acredito que existiram fundamentalmente dois pontos que levaram a esta decisão de fechar.

O primeiro "óbvio", é que as lojas não eram rentáveis e como qualquer bom retailer não rende=fecha, e a Vobis acredito que se tenha tornado um grande peso morto para toda uma organização que hoje luta contra uma redução considerável no consumo.

O segundo "não tão óbvio", sobreposição de conceitos e má execução, estava claro que a Worten e a Vobis tinham produto idêntico e que apontavam ao mesmo target...a Worten ganhou! Relativamente à má execução, lojas muito grandes, pouco diferenciadora, com um aspecto algo aborrecido, sem serviço e com produto que se encontrava em qualquer outra loja de artigo informático, ou seja um supermercado de material informático...não pegou!

Esta nova realidade está para ficar, espero que a Sonae esteja a aprender a lição e a fazer algo quanto aos seus formatos de retalho, por exemplo a Modalfa e a Sportzone claramente necessitam de mudar... de estar alinhados com o seu target e com as expectativas dos clientes.

Obrigado, e bom trabalho




Sem comentários:

Enviar um comentário