Inovar, revolucionar, criar novos modelos de negócios, reinventar...

Na realidade o século XX terminou em 2008 e desde então começou algo completamente novo.
Nós que nascemos nos anos 80 e 70 lembramo-nos bem que crescemos num outro mundo já longe do século XIX. Agora, temos 30 e 40 e tem sido outro virar de século, talvez ainda mais pronunciado. Olhamos para trás para o século XX da mesma forma que vimos o século XIX, como algo distante que não tem nada a ver com a realidade.
Tudo antes de 2008 é passado que não vai voltar, e o passado nunca foi melhor, tanto que hoje ainda choramos por ele. Enquanto continuarmos a perpetuar modelos de negócios antigos, formas obsoletas de fazer as coisas, vamos continuar neste limbo ao qual se chama crise. Se ousarmos quebrar moldes, se admitirmos que o nosso negócio, já não funciona e não vai funcionar, começamos então a participar no futuro.
Eu vejo todos os dias como comerciantes, empresas, empregados, funcionários públicos e desempregados se queixam da crise, mas são incapazes de olhar mais além. Não quero soar insensível, mas gostaria de dizer a todos, "não encontras trabalho? Inventa-o!" e se não sai à primeira, puxa mais pela imaginação!! Na realidade é um poder que sempre tivemos, mas que foi preciso uma mudança radical para perceber. As oportunidades não estão onde estavam , mas existem! e são melhores, sempre melhores.
Olha para o teu antigo emprego, tua empresa, tua loja ou tua rede de lojas com novos olhos e se eles pertencem ao século passado, aceita que o tempo de mudar chegou, que não podem continuar a existir se não mudam radicalmente.
E quê, como?
Muito fácil, pergunta-te a ti mesmo como fizeste as coisas ao longo da vida e faz exatamente o oposto. O teu corpo e a tua mente vão resistir, mas tens muito mais probabiliadades de acertar. Atreve-te a fazer coisas malucas para implementar esta idea, abrir o que sempre esteve fechado para fechar o que sempre esteve aberto, para dizer Não onde antes era evidente dizer Sim, ou seja muda, e vais ver que o teu negócio também vai mudar, e para melhor, sim porque as mudanças são sempre para melhor.
Obrigado, e bom trabalho
Sem comentários:
Enviar um comentário