KPI's (médias)...
Moneyball, o filme com Brad Pitt mostrou como uma equipa de baseball começou a ganhar ao escolher jogadores com base nas suas médias ao invés de "Gut feeling".

Desses seis hoje vou falar de dois em particular, que te dão médias que qualquer retalhista deve analisar diariamente, nos dias seguintes vou falar dos outros quatro e por fim fazer um sumario, espero que te ajude:
Os relatórios de hoje são Units per transaction e Average Basket!
Units per transaction (Unidades compradas por transacção)
Este relatório mostra em média o numero de unidades que cada cliente comprou em cada transacção.
Este KPI (Key performer indicator), mostra a eficácia da tua equipa de vendas a adicionar produto.
Obviamente que um bom trabalho da equipa compras e visual merchandising ajuda, no sentido que se os looks, ou seja, a forma como os produtos se relacionam entre si e a forma como estão expostos são apelativos o trabalho da equipa de vendas vai ser mais fácil, ainda assim, a responsabilidade de adicionar e assegurar que o cliente sai da loja não com um artigo mas sim com dois ou três é do vendedor!!
Este KPI é excelente, como já disse não só para medir a eficácia da equipa de vendas em adicionar mas também como elemento de motivação, já que a média é independente das vendas diárias e mede unicamente quem adiciona bem, desta forma podes premiar quem trabalha bem e ter clara indicação de quem necessita de formação. Utiliza o teu sistema de POS, para fazer este tracking.
Average Basket (Valor médio por venda)
Este relatório mostra em média o valor que cada cliente comprou naquele dia.
Valor médio por venda, é um complemento do indicador anterior, já que mostra em valor a média de cada compra/venda. Mostra por exemplo a inclinação de determinados vendedores para venderem produto barato ou caro.
Tenho várias experiências nesse sentido e é espantoso como alguns vendedores chegam ao objectivo e outros não, simplesmente porque não pensam com o seu próprio bolso, e não tentam vender o produto mais barato.
Conseguir que este valor esteja acima ou alinhado com o plano financeiro inicialmente previsto é essencial para que não exista uma derrapagem nas vendas diárias/semanais etc.. e assim por em causa a rentabilidade do negócio.
Obrigado e bom trabalho,
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