David Camelô...dos 12 a 120 mil reais por mês
História fascinante, de um empresário brasileiro que conseguiu transformar 12 reais num salário de 120 mil reais por mês.

No fim do anos 80, este futuro empreendedor estava desempregado e vivia na rua, juntamente com a sua mulher, que estava grávida de oito meses. Nessa altura, David Portes pediu 12 reais a um amigo para conseguir comprar um remédio para a sua esposa. No caminho para a farmácia, David decidiu comprar doces para depois revender, de forma a conseguir mais dinheiro. A ideia deu certo, David conseguiu transformar os 12 reais em 24, comprou o remédio e a partir daí criou o seu próprio negócio.
Hoje dá mais de 15 palestras por mês e tem várias franquicias. Mesmo assim, continua a trabalhar naquela barraca de Camelô, onde tudo começou.
A história de David Portes
Enquanto morava na rua, David Portes era transportador de cana, em Campos. Contudo, David sabia que para sair daquele estilo de vida ele precisava de alterar alguma coisa.
“Eu tinha que sonhar, eu tinha que ter um objetivo. Já casado fui em busca desse sonho”
O futuro empresário. Para isso, mudou-se para o Rio de Janeiro. Lá, ainda conseguiu alguns trabalhos como motorista na empresa Puligram e esse dinheiro serviu para alugar um barraco na favela da Rocinha. Contudo, passado alguns meses essa mesma empresa acabaria por despedir David Portes.
“É o que eu falo sempre: empresa que não sabe orientar talentos, está condenada ao fracasso”
Afirmou em tom de brincadeira o empreendedor brasileiro.
Com a mulher grávida, David Portes começou a ficar sem dinheiro. Mas nem as dificuldades fizeram-no pensar em retornar para Campos. “Eu tinha vindo em busca de um sonho. Eu precisava de ser persistente, de ter atitude. Passei frio, passei fome, mas nunca desisti do meu sonho.
“Sonhar só mesmo durante a noite. Durante o dia, nós temos de traçar as nossas metas e ir atrás dos nossos objetivos. Ter atitude, porque a vida só é dura para quem é mole”.
Técnicas utilizadas por este empresário
David Portes tem uma história de vida bastante interessante e que ele é realmente um caso de sucesso, de uma pessoa que saiu do zero e conseguiu triunfar no mundo dos negócios, vendendo algo tão simples como doces. Mas afinal, o que diferencia o “Camelô do David” das outras milhares de barracas que estão no Brasil?
Na verdade, David Portes é o que está por trás de todo este sucesso. Ele soube, desde o início, antecipar as tendências do mercado.
Desde muito cedo, fez ofertas aos clientes com o objetivo de criar uma base de dados, algo que ele considerou imprescindível.
“Só assim poderia saber o que ele quer e o que ele não quer. Enfim, dá para trabalhar muito bem a pós-venda. Isso é investimento. Muitas pessoas diziam que eu não iria aguentar financeiramente. Eu sabia que hoje estaria dando um passo para trás, mas que amanhã estaria dando milhões de passos para a frente. O marketing de boca a boca começou a funcionar muito bem”.
Outra das formas que David Portes teve para inovar o seu negócio foi entregar os doces no carro do cliente. Ele apenas precisava de parar a viatura, fazer o pedido e o colaborador entregava o doce sem o cliente precisar de sair do carro.
“O cliente é o nosso rei. Nós temos que dar a ele o menor trabalho possível”. Esta campanha teve o seu primeiro grande resultado quando um jornalista utilizou o serviço. “Ele pediu oito reais. Aí eu acabei oferecendo dois cupões. O jornalista ficou surpreendido porque pela primeira vez estava vendo um camelô fazendo marketing. No entanto, eu nem sequer sabia que ele era jornalista. Ele perguntou o meu nome e eu fiquei sem perceber porquê. No dia seguinte, vários clientes chegaram com um jornal na mão mostrando a reportagem. Naquela coluna só saia gente da alta sociedade e de repente saiu um camelô. Aí começou a chegar a Globo, a Bandeirante e outras televisões. Estava dando a minha primeira coletiva!”.
David Portes baseia-se em alguns princípios para conseguir fazer do seu negócio um negócio de sucesso, o principal é ser verdadeiro. Sei que este conselho pode parecer cliché, mas a verdade é que muitos vendedores concentram-se apenas em vender. Como podes ver no vídeo que mostramos mais acima, David Portes está sempre com um sorriso no rosto.
Obrigado e bom trabalho,