segunda-feira, 11 de junho de 2012

Comunicar no ponto-de-venda!

Comunicar de forma eficaz, faz com que as marcas estejam presentes na mente das pessoas.

Comunicar de forma eficaz no ponto-de-venda, aumenta a conversão, aumenta o número de unidades consumidas por transação e por conseguinte o valor médio por transação.

O tópico de hoje tem a ver com uma experiência que tive este fim-de-semana numa conceituada cadeia de cafés...

Esta marca, que na minha opinião tem sido relativamente bem sucedida, tem no seu modelo de negócio elementos diferenciadores que fazem com que o conceito funcione e tem bom produto, mas ainda existem dois elementos fundamentais que falham "e muito!"

O primeiro é o elemento humano, não se sente que a equipa esteja envolvida com o negócio e com o cliente, estão meramente para servir o que o cliente possa pedir, sem emoção..

O segundo é o elemento comunicação no ponto-de-venda, o produto é bom a oferta diversificada mas não existe forma de o cliente de uma forma simples ter acesso a uma lista de produtos, que lhe permita rápidamente decidir o que vai consumir e a que preço.

Infelizmente estes dois elementos são uma falha comum a muitas outras marcas que no dia-a-dia se queixam de maus resultados...

Tal como já abordei em posts passados, definição de perfil, recrutamento e formação é essencial nos dias de hoje, não chega criar um espaço simpático e vender bom produto...qualquer loja online pode fazer o mesmo, hoje em dia valoriza-se experiência e serviço!

Comunicar de forma eficaz... seja através de material impresso no ponto-de-venda ou verbalmente através do staff. O importante é entender que os dois são importantes e que um não substitui o outro...

A titulo de exemplos:

No outro dia num quiosque de café, fui tomar um café e existiam uma série de cartazes na zona da caixa a anúnciar promoções, café + bolo = x, café + gelado=y etc..

1º Erro, os cartazes estavam literalmente em cima uns dos outros, e era preciso muito boa vontade do cliente para tentar entender as promoções...

2º Erro, o caixeiro/que neste caso era o vendedor, não ofereceu o menu ou promoção, como lhe queiram chamar...a probabilidade de eu poder aceitar podia ser alta ou baixa mas não oferecendo converteu essa probabilidade num valor ainda mais baixo...limitou-se a registar o que eu pedi...sem qualquer emoção, simpatia ou coisa que o valha...

Outro dia a passear no Colombo, vi que tinham um conceito novo (pelo menos para mim, que já à algum tempo que não ía ao Colombo), é uma loja de Iogurte Gelado, é uma nova marca Portuguesa que está a abrir corners em varias localizações...adiante...

Ponto positivo, um empregado que prontamente me ofereceu varias amostras de gelado para provar...são muito bons...

Pontos a melhorar...o empregado tinha alguma dificuldade em expressar-se em Português...a outra tem a ver com a comunicação na oferta de produtos..

Existia um panfleto que comunicava os diferentes produtos que a loja vende...

1º Erro, eu fui à procura do panfleto porque tinha interesse em saber mais sobre a marca etc.. um outro cliente não se dava a esse trabalho a não ser que estivesse mesmo com vontade de comer um gelado... a informação tem que estar debaixo dos olhos do cliente...

2º Erro, apenas existia preço para os gelados, não exitia nenhum preçario claro para o resto dos produtos...pelo menos à vista... nem no panfleto...nem afixado na vitrine, nada! Tive que perguntar um preço ao rapaz que estava ao balcão...uma vez mais porque queria saber, de outra forma tinha seguido caminho!

Conclusão....

Comunicar não é complicado... nestes casos em particular comunicar era simplesmente passar ao cliente o que vendes e a que preço vendes... seja essa comunicação escrita ou verbal.

É  importante entender que cada vez mais para obter resultados, ou seja, vender e conquistar clientes, é preciso ser eficaz, comunicar bem...aqui dou ênfase à comunicação escrita mas a verbal é tão ou mais importante daí que é fundamental que invistas em formação, formação e + formação.

Obrigado e bom trabalho,



Sem comentários:

Enviar um comentário