Affordable luxury
Hoje atravessamos um momento de desafio, onde as marcas têm forçosamente que lutar para conquistar o seu lugar junto ao cliente...
O consumo está baixo mas o consumidor continua a gastar, continua a consumir...
A vantagem competitiva de alguns negócios que continuam a crescer apesar das dificuldades é a capacidade de saber gerir um negócio, de saber diferenciar-se, quando falo de diferenciar-se não me refiro a ser diferente....refiro-me à capacidade de entender as necessidades do cliente e trabalhar para suprimir essa necessidade com estilo, com serviço excepcional, muita qualidade a um preço justo.
A esse posicionamente chama-se "Afordable Luxury", é a capacidade de desenvolver um formato onde o cliente é tratado com luxo mas paga um preço justo.
Efectivamente, é um desafio.... os impostos são um obstaculo importante... mas quanto a isso não podes fazer nada pelo que o importante é saber gerir bem todos os demais custos sejam eles fixos ou variaveis.
Para além de gerir bem a compra de forma a teres uma margem controlada, é importante que essa margem seja bem gerida...
As duas linhas que mais comem dessa margem são o staff e a renda.
Relativamente ao staff é importante que tenhas os horários bem geridos de forma a teres o staff necessário, não mais do que isso.
É preferivel investires numa equipa pequena, em que pagas variavel, em que fazes pequenos eventos, que formas e que desta forma está motivada, que teres uma equipa grande em que pagas o minimo, dás um serviço mediocre e estão desmotivados.
Não te esqueças que num centro comercial o valor a investir em equipa será sempre superior já que os horários são bastante mais amplos, normalmente conta das 9h/10h às 24h, 7 dias por semana, 363 dias por ano.
Rendas bem negociadas... é fundamental que neste ponto sejas um leão...estamos num momento de desafio onde os senhorios têm que compreender que o preço que têm que pagar para não ter um espaço vazio é o de se adaptarem à realidade de mercado.
Seja uma loja na rua, seja num centro comercial...eu diria que ainda mais num centro comercial, onde fora uma série de centros preveligiados que se contam em duas mãos, estão a ter uma dificuldade enorme em colocar novas marcas para preencher os espaços que as grandes marcas estão a deixar... a renda tem que ser controlada.
O que é uma renda controlada... é uma renda que à partida sabes quanto vai pesar na tua demonstração de resultados, é uma renda variavel, ou seja, pagas uma percentagem das tuas vendas. Normalmente esta politica é acompanhada por um processo de consolidação de renda variavel em renda minima...no ano seguinte mas é algo que se pode negociar...
Não te esqueças que num centro comercial à renda fixa tens sempre que adicionar os gastos comuns, é um valor que o centro cobra para manter a limpeza, segurança etc.. do centro comercial em geral.
Obviamente deves controlar todas as outras variaveis mas estas três são de longe as mais importantes, Margem, Staff e Renda.
Por isso começa hoje...olha para o teu negócio...és um "Afordable Luxury?"
Se necessitares de ajuda podes contar comigo...envia-me as tuas dúvidas...
Obrigado e bom trabalho,