terça-feira, 9 de outubro de 2012

Retalho..."does size matters?"


No passado Domingo, uma visita a duas importantes marcas nacionais fez-me ficar a pensar...
 
Cada vez estou mais seguro que o tempo em que no retalho o tamanho era um factor determinante para o sucesso está a terminar.
 
Vejamos o gigante Português, Sonae!
 
A Sonae durante muito tempo foi considerada uma empresa de sucesso no canal retalho, ainda que a execução sempre tenha deixado muito, mas muito, a desejar!
 
Hoje devido a um amadurecimento do mercado, a um consumo mais moderado vê-se quem tem unhas para tocar guitarra... e a Sonae está a ficar pelo caminho...
 
Pelo caminho vão ficando marcas... conceitos mal conseguidos, que durante muitos anos foram mantidos à custa de muito marketing e de muitos euros...
 
A Vobis já terminou... a Modalfa pouco falta... a Sportzone sempre funcionou mal... a Worten vai funcionando e a Zippy essa sim um sucesso, entre outras mais pequenas com pouca relevância...
Mas o que me levou a escrever este post foi uma visita à Modalfa e posteriormente ao Continente...
 
Modalfa, produto fraco, com muito pouca qualidade e um design que mete medo... sinceramente não sei quem é responsável por esta marca, mas devia procurar outro emprego... acredito que a Modalfa neste momento tem um posicionamento para um target que cada vez é mais limitado e tende a desaparecer.
 
Depois vou ao Continente e vem a falta de consistência... como é que o mesmo grupo faz uma campanha e não mantém um alinhamento... ou seja... se o cliente for à Modalfa tem 25% de desconto e se for ao continente encontra exactamente o mesmo produto e não tem desconto?? a meu ver muito pouca honestidade para com o cliente, ou seja, tentam apanhar alguns clientes distraídos... pelo menos é a mensagem que passa!
 
Creio que a Sonae necessita urgentemente de ter uma "WAKE UP CALL" porque os gigantes que vão mantendo o cash flow do grupo também começam a tremer...ou seja, o Continente e a Sonar Sierra...
 
O Focos tem que mudar... o focos necessita ser muito mais o cliente e não tanto o próprio umbigo, e por favor, excelência na execução!!
 
Obrigado, e bom trabalho,
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário