Toda a minha vida estive ligado à área comercial,
Já em miúdo comprava e vendia alguns artigos na escola, essencialmente artigos informáticos, em que colocava alguma margem e conseguia algum lucro... Nessa altura apesar de pouco ou nada saber sobre actividade comercial já tinha claro alguns elementos que eu considerava importantes para o meu negócio!
Preço, tinha que ser competitivo, ou seja, o meu produto tinha que estar alinhado ou apenas ligeiramente acima do mercado.
Produto, o produto tinha que estar alinhado com o que o meu target procurava, eu na altura estudava informática e dava apoio aos alunos que utilizavam a sala de informática da escola, estamos a falar do ano de 1987/1988...mais ou menos... logo todas as minha relações estavam muito ao nível de "nerds" informáticos, como eu... logo o produto a vender tinha que estar relacionado com essa área.
Qualidade, o produto tinha que ser/servir o propósito com uma qualidade aceitável de forma que o "boca a boca" pudesse funcionar e ao mesmo tempo ter o cliente contente.
Frontalidade/Claridade e Honestidade, tal como os brasileiros dizem, "enrolar" o cliente só funciona uma vez... para que um cliente seja fiel a uma marca, a um comercial... é fundamental que o comercial entenda o que o cliente quer/necessita e que ofereça o melhor para esse mesmo cliente, atenção!!, o melhor não é forçosamente o mais barato!
Hoje vivemos um momento em que o consumo está bastante mais retraído... seria de esperar que hoje mais que em qualquer outro momento, comerciais, empresas, estivessem mais centrados no cliente, focados em dar serviço/produto de qualidade....
Infelizmente os casos onde isso acontece são muito poucos... a maior parte das empresas continuam a fazer o que sempre fizeram, limitam-se a responder, a servir o cliente de uma forma básica sem o mínimo interesse em superar expectativas, muito pobre, essencialmente na parte relacional entre comercial e cliente!
Está claro que as empresas e o cliente final vão querer preço, e vão pressionar por ter preço, é a realidade de mercado... mas essencialmente as empresas querem alguém que seja mais que um comercial.. querem um assessor, que entenda as suas necessidade e que de uma forma clara e consistente ajude a resolver situações, que esteja presente!
Sei que sou um pouco repetitivo... mas a qualidade que continuo a ver/assistir/sentir é ainda muito baixa... e temo que o mercado tal como está não vai perdoar esta falta de profissionalismo...
A quem trabalha, a quem se esforça, a quem pensa fora da caixa, a quem tem o focos do mercado e do cliente e está a conseguir superar as dificuldades... os meus parabéns...
A quem faz o que sempre fez... lamento ser eu a dar a noticia... mas "Já foste!!"
Obrigado e bom trabalho,