domingo, 14 de outubro de 2012

Ser Comercial...

Toda a minha vida estive ligado à área comercial,
 
Já em miúdo comprava e vendia alguns artigos na escola, essencialmente artigos informáticos, em que colocava alguma margem e conseguia algum lucro... Nessa altura apesar de pouco ou nada saber sobre actividade comercial já tinha claro alguns elementos que eu considerava importantes para o meu negócio!
 
Preço, tinha que ser competitivo, ou seja, o meu produto tinha que estar alinhado ou apenas ligeiramente acima do mercado.
 
Produto, o produto tinha que estar alinhado com o que o meu target procurava, eu na altura estudava informática e dava apoio aos alunos que utilizavam a sala de informática da escola, estamos a falar do ano de 1987/1988...mais ou menos... logo todas as minha relações estavam muito ao nível de "nerds" informáticos, como eu... logo o produto a vender tinha que estar relacionado com essa área.
 
Qualidade, o produto tinha que ser/servir o propósito com uma qualidade aceitável de forma que o "boca a boca" pudesse funcionar e ao mesmo tempo ter o cliente contente.
 
Frontalidade/Claridade e Honestidade, tal como os brasileiros dizem, "enrolar" o cliente só funciona uma vez... para que um cliente seja fiel a uma marca, a um comercial... é fundamental que o comercial entenda o que o cliente quer/necessita e que ofereça o melhor para esse mesmo cliente, atenção!!, o melhor não é forçosamente o mais barato!
 
Hoje vivemos um momento em que o consumo está bastante mais retraído... seria de esperar que hoje mais que em qualquer outro momento, comerciais, empresas, estivessem mais centrados no cliente, focados em dar serviço/produto de qualidade....
 
Infelizmente os casos onde isso acontece são muito poucos... a maior parte das empresas continuam a fazer o que sempre fizeram, limitam-se a responder, a servir o cliente de uma forma básica sem o mínimo interesse em superar expectativas, muito pobre, essencialmente na parte relacional entre comercial e cliente!
 
Está claro que as empresas e o cliente final vão querer preço, e vão pressionar por ter preço, é a realidade de mercado... mas essencialmente as empresas querem alguém que seja mais que um comercial.. querem um assessor, que entenda as suas necessidade e que de uma forma clara e consistente ajude a resolver situações, que esteja presente!
 
Sei que sou um pouco repetitivo... mas a qualidade que continuo a ver/assistir/sentir é ainda muito baixa... e temo que o mercado tal como está não vai perdoar esta falta de profissionalismo...
 
A quem trabalha, a quem se esforça, a quem pensa fora da caixa, a quem tem o focos do mercado e do cliente e está a conseguir superar as dificuldades... os meus parabéns...
 
A quem faz o que sempre fez... lamento ser eu a dar a noticia... mas "Já foste!!"
 
Obrigado e bom trabalho,
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Oportunidades ...


 


 
Procuramos  Jovens ( M/F), dinâmicos, com idade entre os 20 e os 40 anos para as posições de assistente de vendas e Gerente de loja, para loja a abrir em Lisboa.

Oferecemos um ambiente de trabalho numa empresa jovem, divertida, dinâmica onde vais poder crescer como profissional.

Se procuras uma nova oportunidade numa empresa com grandes perspectivas de futuro,  envia-nos o teu CV com foto actualizada para  recursoshumanos.tigerstores@gmail.com
 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Retalho..."does size matters?"


No passado Domingo, uma visita a duas importantes marcas nacionais fez-me ficar a pensar...
 
Cada vez estou mais seguro que o tempo em que no retalho o tamanho era um factor determinante para o sucesso está a terminar.
 
Vejamos o gigante Português, Sonae!
 
A Sonae durante muito tempo foi considerada uma empresa de sucesso no canal retalho, ainda que a execução sempre tenha deixado muito, mas muito, a desejar!
 
Hoje devido a um amadurecimento do mercado, a um consumo mais moderado vê-se quem tem unhas para tocar guitarra... e a Sonae está a ficar pelo caminho...
 
Pelo caminho vão ficando marcas... conceitos mal conseguidos, que durante muitos anos foram mantidos à custa de muito marketing e de muitos euros...
 
A Vobis já terminou... a Modalfa pouco falta... a Sportzone sempre funcionou mal... a Worten vai funcionando e a Zippy essa sim um sucesso, entre outras mais pequenas com pouca relevância...
Mas o que me levou a escrever este post foi uma visita à Modalfa e posteriormente ao Continente...
 
Modalfa, produto fraco, com muito pouca qualidade e um design que mete medo... sinceramente não sei quem é responsável por esta marca, mas devia procurar outro emprego... acredito que a Modalfa neste momento tem um posicionamento para um target que cada vez é mais limitado e tende a desaparecer.
 
Depois vou ao Continente e vem a falta de consistência... como é que o mesmo grupo faz uma campanha e não mantém um alinhamento... ou seja... se o cliente for à Modalfa tem 25% de desconto e se for ao continente encontra exactamente o mesmo produto e não tem desconto?? a meu ver muito pouca honestidade para com o cliente, ou seja, tentam apanhar alguns clientes distraídos... pelo menos é a mensagem que passa!
 
Creio que a Sonae necessita urgentemente de ter uma "WAKE UP CALL" porque os gigantes que vão mantendo o cash flow do grupo também começam a tremer...ou seja, o Continente e a Sonar Sierra...
 
O Focos tem que mudar... o focos necessita ser muito mais o cliente e não tanto o próprio umbigo, e por favor, excelência na execução!!
 
Obrigado, e bom trabalho,