segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O Valor do M2!
 
Em primeiro lugar pedir desculpa aos meus seguidores pela minha ausência, durante o mês de Agosto e Setembro, para além das férias estive também a trabalhar numa nova etapa que veio exigir o meu foco total. Esta nova etapa ainda está a decorrer mas senti que devia retomar o blog, que devia retomar os meus posts...
 
O tema de hoje tem a ver com a valor do metro quadrado...
 
Como todos sabemos hoje vivemos uma incerteza politica e económica que leva a que o mercado esteja contraído, existem medidas de austeridade que levam a que o consumidor em geral seja bastante mais conservador na hora de gastar...
 
A meu ver toda esta situação é um reposicionamento, o inicio de um novo ciclo ao qual nos temos que adaptar, viver bem, mas de uma forma mais conservadora, mais responsável, é então fundamental que políticos, empresários e cidadãos mudem o paradigma:
 
Hoje vivemos uma nova realidade nas empresas de retalho, entre o aumento de impostos, uma violenta redução no consumo temos a missão de gerir a margem de forma a que a empresa possa ser rentável/viável e que o preço esteja alinhado com as expectativa do consumidor...
 
Isto leva-me ao tópico... uma das principais linhas de custo num negócio de retalho são as rendas... e essas mesmas rendas, nas mão de centros comerciais e proprietarios teimam em querer aguentar o valor metro quadrado, enfiam a cabeça na areia, dizem que o negócio até não vai mal  e continuam a pedir valores que se pediam à 3 anos atrás....
 
Conclusão...existem lojas fechadas à anos...apesar disso... e de forma a tentar manter o valor dos seus activos não alinham os valores à realidade actual... desde lojas que na mesma rua, em localizações igualmente boas, umas têm um valor m2 três vezes superior à outra, ou seja um proprietario já se alinhou à realidade e pede 30€/m2  (e já alugou a loja), outro pede 90€/m2 (escusado será dizer que vai ser difícil alugar a loja), a centros comerciais que continuam a pedir rendas de à 3 anos atrás...
 
Acredito que é falta de objectividade...
 
Os proprietarios não entendem que a única forma que têm de manter os seus espaços ocupados é serem parte da solução... qualquer empresa de retalho que faça as suas contas não vai entrar hoje em loucuras de trespasses, rendas fora de mercado e contratos com prazos de obrigado cumprimento de 5 anos... vai querer ter condições que lhe permitam desde o primeiro dia "e com vendas realistas" fazer face aos seu custos, pagar impostos e retirar algum lucro...
 
Todas a crises, todos os momentos de dificuldades económicas são também momentos de criar oportunidades,  para isso é necessário capacidade de adaptação, visão e trabalho!
 
Obrigado e bom trabalho
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário